[VALENCIA08] Meeting de Valência animado

Sábado, 09 Fevereiro 2008
[VALENCIA08] Meeting de Valência animado

Disputou-se hoje a Reunião Internacional de Atletismo "Cidade de Valência" com 3 tops mundiais.

 Afinal não caiu qualquer recorde do Mundo, onde Dibaba não compareceu e Kenenisa Bekele nem melhor marca do ano conseguiu.

Contudo existiram alguns resultados interessantes. Comecemos pelo Salto em Comprimento Feminino onde a portuguesa Naide Gomes venceu e convenceu com um grande salto a 6.90 metros, novo recorde nacional de Pista Coberta, passando agora a ser a 2ª melhor atleta do ano, atrás de Irina Simagina que tem neste momento 6.94 metros, embora atingidos muito cedo na época, o que pode perspectivar uma boa classificação de Naide Gomes nos Mundiais.

Outra bom resultado saiu de Mekonen Gebremedhn (Etiópia) que arrebatou a liderança mundial com uma marca de classe (3.36,63) na prova de 1500 metros.

Embora não tenha surgido recorde mundial de nenhuma das provas de 3000 metros, as provas tiveram um grande nível de marcas. Nos 3000 metros femininos foi Meselech Melkamu (Etiópia) quem venceu, e logo com a 2ª melhor marca mundial do ano (8.29,48). Em masculinos, Kenenisa Bekele venceu com a marca de 7.36,08, o que constitui a 3ª melhor marca mundial, marca inferior à do seu irmão Tariku Bekele que nesta competição classificou-se em 3º lugar. Nesta prova Rui Silva conseguiu mínimos para os Mundiais de Valência, embora o atleta deva optar pelos 1500 metros. O português conseguiu 7.45,61 minutos, sendo o melhor europeu na 9ª classficação.

Outra prova de grande qualidade foi a de 60 metros planos, no sector masculino, onde Olusaji Fasuba (Nigéria) venceu em 6.51 segundos, e estabeleceu a melhor marca do mundo, no ano de 2008. Atrás de si terminou o italiano Simone Collio com 6.55. Nas classificações Francis Obikwelu e Arnaldo Abrantes aparecem com Falsas Partidas, na mesma eliminatória.

Por último, outro dos grandes destaque vai para o panamiano Irving Saladino (na foto), que após ter sido campeão do Mundo de 2007, aparece em grande forma para uma excelente participação no Mundial de Pista Coberta. O atleta venceu com 8.20 metros, que é agora a melhor marca mundial do ano.

PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA:
Já aqui foi falado a grande vitória de Naide Gomes, com novo recorde nacional.

Outro grande destaque foi o 2º lugar de Marco Fortes no Lançamento do Peso, conseguindo 20.08 metros, marca que lhe dá mínimos para os Mundiais de Pista Coberta e para os Jogos Olímpicos de Pequim. A marca, que é novo recorde nacional, já era esperada desde a semana passada, e em Valência Marco Fortes concretizou.

Na final dos 1500 metros esteve Hélio Gomes que terminou a sua prova em 3.45,70 minutos, que deixa o atleta a menos de 3 segundos dos Mundiais.

Na mesma prova, mas no sector feminino, esteve Sandra Teixeira, que não foi além de 4.18,47 minutos, marca em que a atleta parece estagnar nas últimas competições, ficando novamente a mais de 2 segundos dos mínimos para Valência.

Na prova de 3000 metros já foi falado o bom desempenho de Rui Silva, que conseguiu acompanhar os ritmos elevados que foram impostos, na tentativa de obter recorde do Mundo. Em femininos Jéssica Augusto (3ª) conseguiu uma boa marca (8.55,18) que é recorde pessoal da atleta em Pista Coberta, e mínimos para os Mundiais de Valência, embora a atleta já possuí-se os mínimos com a prova de 5000 metros realizada na época passada. Também em prova este Sara Moreira que ficou a quase 5 segundos dos mínimos, terminando 3 lugares atrás de Jéssica Augusto. A jovem atleta especialista em Obstáculos terminou a prova em 9.09,88, ainda assim recorde pessoal indoor.

Nos 800 metros esteve Tiago Rodrigues que teve uma prestação muitos furos abaixo do que o atleta já fez no passado. O atleta nortenho competiu na final "B" e terminou com 1.50,63 minuto, classificando-se em 7º lugar.

Em femininos, os 800 metros de Valência quase davam mínimos a Maria do Carmo Tavares, que com a marca de 2.04,24 minutos, ficou a 24 centésimos dos Mundiais. A atleta classificou-se na 2ª posição desta prova.

Nos 60 metros Barreiras Luís Sá estabeleceu a melhor marca do ano em Portugal, com a marca de 8.03 segundos.

Foi por isso uma participação portuguesa de extrema qualidade, e onde os atletas dão mostras de que podem ter uma palavra a dizer nos Mundiais de Pista Coberta.
Foto : IAAF

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2