|
Alguns dos melhores atletas mundiais irão disputar a Reunião Internacional de Atletismo "Cidade de Valência", no próximo dia 9.
A cerca de um mês da disputa dos Mundiais de Pista Coberta, alguns dos melhores atletas do Mundo deslocam-se a Valência naquele que será o ensaio geral para os atletas, e para os Organizadores, dado que será o mesmo local que acolherá os Mundiais.
À cabeça a grande prova parece ser os 3000 metros masculinos, onde Kenenisa Bekele (na foto) tentará o recorde do Mundo e onde tem a seu lado atletas de excelência : Abraham Chebil (Quénia), Ali Maataoui (Marrocos), Tariku Bekele (Etiópia), e até o português Rui Silva.
Outra grande prova será a de 3000 metros femininos, onde a também etíope Tirunesh Dibaba tentará uma aproximação ao recorde do mundo, onde terá a companhia de boas atletas como Meselech Melkamu (Etiópia), Ancuta Bobocel (Roménia), entre outras, onde constam também Jéssica Augusto e Sara Moreira.
Para estas duas provas de 3000 metros existem atletas espanhóis, que a jogar em casa de tudo farão para fazer a melhor prestação possível.
A pedir recordes do Mundo estará um prémio extra cotado 20 000 euros, sendo que a Organização apela a melhores marcas do ano dado que oferece 1000 euros por cada melhor marca mundial do ano obtida.
A Organização dividiu as provas do seguinte modo:
NACIONAIS:
400 metros (F), Peso (F)
CLASSICAS:
60 metros (M), 400 metros (M), 800 metros (F), 3000 metros (F), Altura (M), Comprimento (M) e Peso (M)
PREMIUM:
800 metros (M), 3000 metros (M), 60 metros Barreiras (M), 60 metros Barreiras (F), Vara (F), Comprimento (F)
Para os vencedores das provas clássicas existe um prémio de 2000 euros, enquanto que os vencedores das provas premium terão direito a 3000 euros.
Com estes prémios todos existirão, portanto, outras provas de grande nível.
Nos 60 metros planos Ronald Pognon (FRA] é o grande destaque, numa prova onde constam os portugueses Francis Obikwelu e Arnaldo Abrantes. Nos 800 metros o nome com mais destaque é Wilfred Bungei que está em boa forma. Rashid Ramzi é outros dos nomes importantes desta competição, na prova de 1500 metros. Jackson Quiñonez é o mais cotado barreirista espanhol do momento, e é mesmo candidato a medalhas no Mundial, estando também presente neste meeting. Irving Saladino vem também a este meeting abrir a sua época de Inverno, depois de ter sido campeão do Mundo em Osaka. Prevê-se uma enorme disputa no Lançamento do Peso, com Joachim Olsen (Dinamarca) e Christian Cantwell (USA) a virem a Valência medir um dos mais interessantes duelos. Outro grande despique deverá ocorrer entre a portuguesa Naide Gomes e a brasileira Maurren Higa Maggi, num duelo lusófono como há muito tempo não se vê.
São estes os motivos de interesse desta Reunião Internacional, que terá lugar na tarde de Sábado.
Como era de esperar, alguns dos melhores portugueses marcarão presença neste que é um dos mais importantes meetings desta época de Inverno.
Os portugueses já confirmados são:
Francis Obikwelu (60 metros)
Arnaldo Abrantes (60 metros)
Tiago Rodrigues (800 metros)
Hélio Gomes (1500 metros)
Rui Silva (3000 metros)
Luís Sá (60 metros Barreiras)
Maria Carmo Tavares (800 metros)
Jéssica Augusto (3000 metros)
Sara Moreira (3000 metros)
Naide Gomes (Comprimento)
O Atleta-Digital.com sabe que existe ainda a possibilidade de estarem presentes Sandra Teixeira e Marco Fortes, embora estes ainda não estejam confirmados.
A maioria dos atletas presentes em Espanha procuram mínimos, à excepção de Jéssica Augusto e Naide Gomes, que já têm mínimos, e que assim procuram preparar a sua participação nos Mundiais. Rui Silva estará presentes na prova de 3000 metros, onde não tem mínimos, mas onde é iminente haver recorde do Mundo de 3000 metros por Kenenisa Bekele.
Foto: IAAF
|