1º Leilão Nelson Évora

Sexta, 25 Janeiro 2008
O 1º Leilão Nelson Évora decorreu no dia 24 de Janeiro na Quinta do Bretão, em Caneças. Este evento foi inserido num jantar promovido pelo próprio atleta e muitas figuras conhecidas em Portugal responderam ao “convite”, contribuindo para a causa “Djunta Mom” da qual Nelson é padrinho.

Marcado para as 20h, o jantar atrasou mais de uma hora porque a estrela da noite, Nelson Évora, chegou atrasado tal como mandam os livros. Entretanto, Nelson, o lateral-direito do Benfica, já tinha chegado e posava para as câmaras. Isabel Figueira e Diana Chaves, um pouco depois, faziam o mesmo, numa altura em que já tinha chegado o Prof. João Ganço, o Prof. José Barros e o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota. Marcaram também presença neste evento, atletas das mais variadas modalidades. Do atletismo, destaque para a presença do velocista Arnaldo Abrantes, do lançador Marco Fortes e do meio-fundista Hélio Fumo. Da natação, destaque para Tiago Venâncio e do basquetebol, destaque para os benfiquistas António Tavares e Miguel Minhava. A representar a Gold Nutrition, que patrocina Nelson Évora, esteve o ex-ciclista Vitor Gamito.

Com a chegada de Nelson Évora, repleta de “flashs” já que todos tentavam a melhor fotografia, passou-se para o jantar, sem que antes Évora dissesse os motivos do evento: "Achei que devia dar o meu contributo. São as minhas raízes. Espero que atinja o maior valor possível para haver mais condições para as crianças de Cabo Verde”.

Findo o jantar, o qual foi composto pelos três pratos habituais (salada, peixe e carne) neste tipo de eventos, passou-se para a cerimónia mais importante: o leilão. Para além do anunciado téni (o esquerdo) com que o atleta se sagrou campeão do mundo em Osaka, foram também leiloados um fato de competição de Portugal usado pelo próprio e um kit de fotografias.

Antes de começar a licitação, a apresentador Rita Ferro Rodrigues ainda brincou com o Nelson Évora, pedindo-lhe para explicar o “jogo da Mosca” e porque é que ele queria sempre ser a mosca, e para dar uma ideia do que são 17,74m, a marca com que se sagrou campeão do mundo. Maior parte das pessoas nem queria acreditar no que estava a ver porque os 17,74m eram quase o comprimento do salão, considerado grande. Depois disso a apresentador realçou os feitos desportivos do nosso campeão do mundo e ficou espantada por Nelson abraçar estas acções de ajuda humanitária. Mas essa admiração só é fruto, infelizmente, da pouca adesão dos nossos desportistas a estas causas nobres… Por isso, Nelson Évora ouviu: “Obrigada! És um grande desportista e um grande homem..."

Para as licitações, Rita Ferro Rodrigues convidou as meninas mais famosas presentes no evento, Diana Chaves e Isabel Figueira, para a ajudarem e, segundo as palavras da própria em tom de brincadeira, “ajudarem a valorizar os objectos leiloados”.

Com as três em palco, o leilão começou pelo kit de fotografias pessoais de Nelson Évora, cuja base de licitação começou aos 200. Este kit composto por três fotos do nosso campeão mundial chegou aos 300 euros e foi, curiosamente, vencido pela sua namorada. De seguida, passou-se para o fato de competição de Portugal, alvo de uma disputa épica entre o vice-presidente das modalidades do Sport Lisboa Benfica, Fernando Tavares, e o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota. Com efeitos, estes dois homens entraram em acção numa altura em que o preço estava nos 600 euros e foram subindo-o gradual e demoradamente até aos 2500 euros, altura em que Fernando Mota se deu por vencido. Ao preço que Fernando Tavares venceu o fato, consegue-se comprar 17 fatos iguais àquele… mas a noite era de solidariedade e toda a inflação que o fato registou foi bem recebida.

Após aquele saudável confronto entre os “príncipes Fernados”, como os designou Rita Ferro Rodrigues, passou-se para o leilão do téni (o esquerdo) com que Nelson se sagrou campeão mundial. Tendo por base de licitação 400 euros, o téni subiu rapidamente até aos 3000 euros e foi o professor João Ganço a ficar com ele. Isto tudo porque Nuno Santana, apelidado pelo “Sr. do Porsche”, promotor de marcas e eventos, após vencer o “pedaço de história”, ofereceu-o ao treinador de Nelson.

Num balanço final, foram obtidos só no leilão 5800 euros e cerca de 2000 euros no jantar, o que provou que os maiores desportistas, gozando da sua posição, podem ajudar quem mais precisa. Basta que, para isso, se mobilizem. Nelson mobilizou-se e, como foi um sucesso, ficou no ar a ideia de que irá ocorrer mais eventos com o rosto de Nelson Évora. Esperamos por eles…

RAFAEL LOPES

| Mais
Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2