30 dias para Meia-Maratona de Portugal

Quinta, 25 Agosto 2011
30 dias para Meia-Maratona de Portugal

12ª edição com melhor lote de candidatos.

A Meia-Maratona de Portugal disputa-se no próximo dia 25 de Setembro e foi ontem apresentada. 

Com o título “Gold Label”, atribuído pela IAAF, a Meia-Maratona de Portugal é uma das sete provas de meia-maratona mundiais com a mais alta distinção do organismo máximo do atletismo mundial. Por mais do que uma vez este foi um facto referido, tanto por Mário Machado (director técnico da competição) como por Carlos Móia (presidente do Maratona Clube de Portugal).

Já com 8000 inscritos e com contadores nas ruas a Meia-Maratona de Portugal parece caminhar para a sua melhor edição de sempre, mesmo com a actual crise financeira, que por um lado permitiu que os principais atletas mundiais tenham baixado os cachets, mas que por outro fez chegar ao clube organizador muitas cartas de atletas a solicitarem um dorsal gratuíto por não terem condições financeiras para pagar a sua inscrição, segundo revelação de Carlos Móia.

A aposta foi feita tanto no sector masculino, como no feminino, além da corrida de cadeira de rodas. Em masculinos os destaques vão para as presenças do campeão europeu de Maratona, o suíço Viktor Rothlin (62.16) e o eritreu Teklemariam Medhin, que fará a sua estreia na distância após participar nos 10000 metros no próximo Mundial. Mas o lote de candidatos é mais do que estes dois atletas e a prova contará ainda com cinco atletas abaixo da hora : o eritreu Yonas Kifle (59.30), os quenianos Wilson Kiprop (59.39) e Silas Kipruto (59.39) e os etíopes Lelisa Desisa (59.37) e Deeje Hailegiorgis (60.00). De realçar ainda a presença do actual vice-campeão mundial de corta-mato, o queniano Paul Tanui, que também se estreia na distância. Nos femininos são duas quenianas a dominarem a lista de presenças : Mary Keitany (65.50) e Caroline Kilel (68.16). A primeira é a actual recordista mundial dos 25 quilómetros e foi a última vencedora da prestigiada Maratona de Londres, embora a sua participação não deva ser vista de forma isolada, porque segundo Carlos Móia “a Mary Keitany voltará em Março preparada para bater o recorde do Mundo em Lisboa”. A segunda venceu este ano a Maratona de Boston e pode ser uma forte dor de cabeça para Keitany. Estarão ainda outras oito atletas abaixo da 1:10 hora : as quenianas Salina Kosgei (67.52), Alice Timbilili (68.56), Rita Jeptoo (67.08), Helena Kirop (69.37), Irene Kipchumba (69.27), Hellen Kimutai (69.28), Magdalene Mukunzi (68.48) e a etíope Ababel Brihane (69.54).

Os portugueses já confirmados são praticamente os do costume : Dulce Felix (MCP), Sara Moreira (MCP), Anália Rosa (MCP), Ines Monteiro (MCP), Ana Dias (Casa Benfica de Faro), Mónica Silva (MCP), Leonor Carneiro (MCP), Elisabete Lopes (MCP), Daniela Cunha (MCP), Mónica Silva (MCP), em femininos e Rui Pedro Silva (MCP), Fernando Silva (MCP), José Rocha (MCP), Rui Teixeira (MCP), Ricardo Ribas (MCP), Manuel Damião (Conforlimpa), Youssef El Kalai (Conforlimpa), Luis Feiteira (Ind.), Sérgio Silva (Maia Atlético Clube). Quanto a isto Carlos Móia é muito esclarecedor : “Temos também de dar valor à corrida dos atletas portugueses”.

T-shirts


PERCURSO MANTÉM-SE, TAL COMO TUDO O RESTO

O sucesso da Meia-Maratona de Portugal permite-lhe chegar a uma fase de estabilização organizativa ainda que, segundo Mário Machado, “na Grande Lisboa a zona da Expo é uma das zonas mais difíceis de organizar uma prova, por causa do trânsito”. A partida da prova de elite será realizada junto à Torre GALP, dentro do Parque das Nações, enquanto que os restantes participantes terão a habitual partida em cima do tabuleiro da Ponte Vasco da Gama.

A Organização colocará cerca de 100 autocarros para transportar os atletas para cima da ponte, sendo “a única prova no Mundo em que os atletas são transportados para o tabuleiro da ponte”, considerou Mário Machado, que indica que este é um dos motivos de espanto por parte dos observadores internacionais.

PROVA MINI-CAMPEÕES A DISPUTAR NO SÁBADO

Esta é uma nova prova, destinada a crianças dos 6 aos 13 anos e que se disputa a partir das 16:00 junto à Doca dos Olivais. É uma prova que, segundo Carlos Móia, também servirá para colocar a correr algumas crianças desfavorecidas ou com difíceis condições sociais. O levantamento dos dorsais decorrerão entre 22 e 24 de Setembro e as inscrições terminam a 23 de Setembro, embora a Organização solicite a inscrição atempadas dos atletas, por questões logísticas, da mesma forma que apelam que no dia da competição não esperem pelo último autocarro para ir para cima da ponte, com o risco de não poderem competir.

Enviado Especial : Edgar Barreira (texto e fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2