Lisboa antecedeu Zurique

Segunda, 28 Julho 2014
Lisboa antecedeu Zurique

Campeonato de Portugal decorreu este fim-de-semana.

A pista do Estádio Universitário de Lisboa recebeu este fim-de-semana o Campeonato de Portugal, com a queda de dois recordes. 

A cerca de uma semana do fim do prazo de obtenção de marca de qualificação para o Europeu deste ano, o Campeonato de Portugal disputou-se na pista principal do Estádio Universitário de Lisboa. Valeu o facto da prova ter contado com a maioria dos melhores atletas nacionais da atualidade, mesmo aqueles que residem fora de Portugal, como Ricardo Soares, David Lima, Lecabela Quaresma, Leonor Tavares ou Carla Ratão. Uns a pensar nos Europeus, outros nos Iberoamercianos, os resultados finais em muito beneficiaram das excelentes condições climatérias e da pista, como muitos referenciaram no final.

OS DOIS RECORDES...QUE PODIAM SER TRÊS OU QUATRO

O Campeonato de Portugal contou este ano com o alcance de recordes de campeonato, um objetivo sempre em mente dos atletas, principalmente se considerado que esta prova se encontra inscrita nas estatísticas desde o início do século passado. Os dois recordes vieram do setor masculino e ambos de atletas atletas benfiquistas. No salto com vara esse destaque foi dado por Diogo Ferreira, atleta que chegou ao recorde pessoal com 5.67 metros, batendo Edi Maia, que também marcará presença em Zurique. O anterior máximo de campeonatos pertencia a João André, desde 2000, com menos sete centímetros. Desta forma Diogo Ferreira passa a ser o segundo melhor português de sempre. Marco Fortes foi um dos principais destaques, com 20.62 metros, a sua 13ª vitória consecutiva no Campeonato de Portugal, batendo o seu anterior máximo, que era de 20.57 metros, marca obtida em 2010. ” O objetivo não era fazer uma grande marca. Tentei mostrar que estava bem”, disse Fortes aos microfones locais, ele que finalmente chegou à marca de referência pedida pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Mas afinal os recordes dos campeonatos até podiam ser mais. ” Penso que o primeiro lançamento foi mais longe do que o segundo”, indicou Irina Rodrigues (Sporting) no final da prova de lançamento do disco, onde chegou aos 60.53 metros. A atleta reinvindica que a primeira vez que chegou a esta marca teria sido mal medida, o que poderia ter permitido ultrapassar os 61.71 metros da histórica Teresa Machado.

O outro recorde dos campeonatos que ainda se manteve intacto foi o dos 400 metros masculinos, onde Ricardo dos Santos (Benfica) continua em busca dos máximos nacionais. No fim-de-semana correu a prova em 46,86 segundos, marca que ainda assim foi a melhor que se fez em Campeonato de Portugal desde 1989 e ficou só a 10 centésimos do recorde dos campeonatos. ”Este ano vim aqui para ganhar”, indicou o atleta, que prevê ainda o recorde de Portugal nesta temporada.

AS PROVAS QUE ESTIVERAM DENTRO DAS MARCAS DE REFERÊNCIA

Foram nove as provas que decorreram dentro das marcas de referência impostas pela Federação Portuguesa de Atletismo aos atletas que já tinham obtido marca de qualificação para o Europeu. Nos 100 metros Yazaldes Nascimento (Benfica)conseguiu-o com os 10,39 segundos, corridos contra o vento, numa dobradinha que acumulou com a vitória no segundo dia, nos 200 metros (21,20 segundos). Nelson Évora (Benfica) faria a mesma marca de 2013, com 16.41 metros e volta a garantir Zurique, numa época que é de consolidação das marcas: ” Espero continuar a dar o meu melhor com as lesões bem longe de mim”. Vera Barbosa (Sporting) acabaria por correr duas provas com marca de referência. Aos 400 metros planos correu em 53,72 segundos, na ausência de Cátia Azevedo, enquanto que com barreiras percorreu a volta à pista em 57,01 segundos, a sua quarta vitória consecutiva em Campeonatos de Portugal. No triplo salto, Patrícia Mamona (Sporting) tinha, não só, o contraditório de Susana Costa (14.02 metros ventosos), como da atleta extra, a israelita Hanna Minenko (14.29 metros). A tentar recorde de Portugal, Mamona acabaria por não ir além de 14.05 metros, algo que pretende melhorar em Zurique.” O objetivo é fazer igual ou melhor”, indicou no final relativamente ao Europeu, onde há dois anos foi medalha de prata.

Além destas, as vitórias já referenciadas de Ricardo dos Santos (400 metros), Diogo Ferreira (salto com vara), Marco Fortes (lançamento do peso) e Irina Rodrigues (lançamento do disco) estiveram dentro das marcas de referência. Próximo da marca de referência (e de qualificação) ficou João Almeida, que na prova de 110 metros barreiras ficou a um centésimo desse objetivo, com 13,91 segundos, na ausência de Rasul Dabó. Destaque ainda para João Ferreira (Sporting), que nos 400 metros barreiras triunfou, ainda sonhando com Zurique. ” Custa-me não ter feito os mínimos”, indicou no final, o atleta que venceu Ricardo Lima, com 51,32 segundos.

ALGUMAS MELHORIAS DE MARCAS RELATIVAMENTE A 2013

Atrás referenciados, alguns dos nomes trouxeram também melhores marcas à edição deste ano, relativamente a anteriores. Só comparado com a edição de 2013, Sandy Martins (Sporting) foi o melhor nos 800 metros, sobre Miguel Moreira (Benfica), numa época em que o despique tem sido interessante, entre estes dois jovens atletas. O primeiro correu a distância em 1.48,74 minutos, ele que agora pensa em 1.46 minuto em Zurique. Nos 5000 metros o vencedor, pela primeira vez, foi Rui Pinto (14.22,71 minutos) a cruzar a linha de meta na frente. O mesmo aconteceu com Sara Moreira (Maratona), que percorreu os 5000 metros em 15.31,11 minutos, vencendo sobre Dulce Félix (Benfica), ambas a preparar o pico de forma para dentro de duas semanas. ”Senti-me muito bem. Lutarei por uma medalha em Zurique, é esse o principal objetivo”, disse Sara Moreira.Nos 3000 metros obstáculos, depois de Alberto Paulo ter garantido presença em Zurique há uma semana atrás, foi agora vez de vencer em Lisboa com 8.50,58 minutos. No lançamento do martelo Dário Manso mostrou que está numa boa temporada e chegou mesmo aos 70.25 metros, ele que admite chegar mais longe quando competir nos Iberoamericanos.

No setor feminino Carla Tavares (Sporting) voltou a repetir a vitória nos 100 metros, melhorando para 11,71 segundos, o que já a coloca como a terceira mais vitoriosa de sempre em Campeonatos de Portugal nesta prova. Nos 1500 metros foi a vez de Marta Pen vencer, com 4.16,68 minutos, uma boa estreia de vitórias em Campeonato de Portugal, ela que no final foi crítica com a Federação Portuguesa de Atletismo, alegadamente pela pouca aposta que o orgão federativo tem feito em si nesta temporada. Nos lançamentos as leoninas Sílvia Cruz (55.19 metros no lançamento do dardo) e Vânia Silva (60.44 metros) arrecadaram os seus 13º títulos nas suas especialidades. Nos saltos verticais destaque na concorrência a Leonor Tavares , apesar de esta ter vencido com 4.23 metros, contra aquelas que devem ser suas colegas de provas em Zurique: Cátia Pereira e Marta Onofre. No salto em altura Anabela Neto saltou para chegar ao máximo pessoal, com 1.82 metros, sendo já uma das melhores portuguesas de sempre.

A azarada do fim-de-semana foi, mais uma vez, Eva Vital, na prova de 100 metros barreiras. Numa prova que já não lhe vinha correndo particularmente bem, onde Lecabela Quaresma se destacava na frente. Acabou por ser a fatídica última barreira de Lecabela Quaresma a ressaltar e a embater em Eva Vital, que já esta época tinha tido outros azares. Lecabela Quaresma somava à vitória no salto em comprimento (5.82 metros) a vitória nos 100 metros barreiras, com 14,30 segundos. ” A prova poderia ter corrido melhor, bati na última barreira e acabei por prejudicar a Eva Vital”, lamentou a atleta que em breve viaja para representar novamente Portugal, nos Iberoamericanos.

PROVAS COMBINADAS COM UMA REPETIÇÃO E UMA ESTREIA

As Provas Combinadas ganharam definitivamente espaço no atletismo português e a integração no Campeonato de Portugal acabou por ser um fator positivo para os atletas que competem exclusivamente nestas provas, onde por exemplo Ana Oliveira acabou por fazer melhor marca no salto em comprimento (6.09 metros) do que a prova dos campeonatos, vencida por Lecabela Quaresma, curiosamente também atleta de provas combinadas, mas que abdicou de estar no Heptatlo. A vencedora do Heptatlo foi a mesma dos últimos três anos, Cláudia Rodrigues (ACR Senhora do Desterro), com 5127 pontos, numa disputa renhida contra Ana Oliveira (GA Fátima), que terminou com 5102 pontos.

Se a prova do Heptatlo teve 10 atletas, a do Decatlo registou 12 participantes, com a vitória a sorrir à jovem esperança Ivan Santos (ADL Apelaçonenses), que somou 6330 pontos, relativamente distanciado do segundo classificado, Gonçalo Lopes (CA Seia), com 6250 pontos. Pedro Santos (CP Alcanena) fechou também o pódio acima dos 6000 pontos, com 6123 pontos.

Campeões Nacionais:

MASCULINOS:

100 m – Yazaldes Nascimento (SL Benfica) - 10,39
200 m – Yazaldes Nascimento (SL Benfica) – 21,20
400 m – Ricardo dos Santos (SL Benfica) – 46,68
800 m – Sandy Martins (Sporting CP) – 1.48,74
1500 m – Miguel Moreira (SL Benfica) – 3.52,46
5000 m – Rui Pinto (SL Benfica) – 14.22,71
110 m Barreiras – João Almeida (Sporting CP) – 13,91
400 m Barreiras – João Ferreira (Sporting CP) – 51,32
3000 m Obstáculos – Alberto Paulo (SL Benfica) – 8.50,58
Altura – Paulo Conceição (SL Benfica) – 2.11
Vara – Diogo Ferreira (SL Benfica) – 5.67
Comprimento – Marcos Chuva (SL Benfica) – 7.66 (v. + 2.5 m/s)
Triplo – Nelson Évora (SL Benfica) – 16.41
Peso – Marco Fortes (SL Benfica) – 20.62
Disco - Filipe Vital e Silva (Real Sociedad – Espanha) – 56.65
Martelo – Dário Manso (Sporting CP) – 70.25
Dardo – Tiago Aperta (SL Benfica) – 69.36
10000 m Marcha – Sérgio Vieira (SL Benfica) – 41.09,75
4x100 – Sporting CP (Nuno Batista, Xavier Mendes, Tomás Borges, Diogo Maçarico) – 41,93
4x400 – GRECAS (Rui Matos, Tiago Cipriano, Rui Almeida, Sérgio Silva) – 3.20,35
Decatlo – Ivan Santos (ADL Apelaçonenses) - 6330

FEMININOS:
100 m – Carla Tavares (Sporting CP) – 11,71
200 m – Filipa Martins (Sporting CP) – 24,80
400 m – Vera Barbosa (Sporting CP) – 53,72
800 m – Micaela Lopes (Juv. Vidigalense) – 2.11,09
1500 m – Marta Pen (SL Benfica) – 4.16,68
5000 m – Sara Moreira (Maratona CP) – 15.31,11
100 m Barreiras – Lecabela Quaresma (Individual) – 14,30
400 m Barreiras – Vera Barbosa (Sporting CP) – 57,01
3000 m Obstáculos – Catarina Carvalho (GCA Donas) – 10.22,74
Altura – Anabela Neto (Sporting CP) – 1.82
Vara – Leonor Tavares (Individual) – 4.23
Comprimento – Lecabela Quaresma (Individual) – 5.82 (extra:Hanna Minenko – 6.22)
Triplo – Patrícia Mamona (Sporting CP) – 14.05 (extra: Hanna Minenko – 14.29)
Peso – Sílvia Cruz (Sporting CP) – 14.09
Dardo – Sílvia Cruz (Sporting CP) – 55.19
Disco – Irina Rodrigues (Sporting CP) – 60.53
Martelo – Vânia Silva (Sporting CP) – 60.44
10000 m Marcha – Ana Cabecinha (CO Pechão) – 43.47,84
4x100 – Juv. Vidigalense (Joana Santos, Sara Martins, Jéssica Viegas, Larissa Vieira) – 50,99
4x400 – Juv. Vidigalense (Nídia Reis, Sara Martins, Jéssica Viegas, Micaela Lopes) – 4.03,32
Heptatlo – Cláudia Rodrigues (ACR Senhora Desterro) – 5127

| Mais


Comentarios (20)add feed
Comentários extraordinários! : Norberto
No seguimento do que se tem passado a nível do Atletismo Nacional tb o Atleta-Digital segue as mesmas peúgadas! Aplaudo sinceramente estes comentários tão pobres e tão desprovidos de conteúdo académico e nada clubístico, aplaudindo sinceramente os atletas mais novos que comiserávelmente têm um visto para o paraíso do esquecimento! Referências a atletas que comeram mal ao almoço porque são atletas de gabarito! e a outros que se fartam de trabalhar para chegar aqui e fazerem boa figura mas não (tomam!?) o conforto do talento que têm, mas que infelizmente não são reconhecidos! Assim vai a FPA e O atleta-digital com letras pequenas!.............. Para o ano há mais!!!!!!!!!!

Julho 29, 2014
A sustentável leveza das marcas. : Miguel F
É isto!
Marcas leves para fortes expectativas.
Há contudo diversos atletas a merecerem destaque. Ficam alguns:
smilies/grin.gifiogo Ferreira-não sei não. Se manda colocar logo a fasquia a 5,71 talvez tivesse festejado o máximo nacional.
Yazaldes Nascimento-simplesmente categórico. Se as indicações de vento contrário estiverem corretas vamos ter grande marca nos europeus.
Marco Fortes-a valer o máximo nacional pelo que se viu.
Sandy Martins-a revelação da época.
João Ferreira-enigmático. O atleta mais aquém do seu verdadeiro potencial.
Irina Rodrigues-um dia vai explodir. Quem diria que já deixou Sandra Perkovic em lágrimas.
Por ora fico-me por aqui nuns nacionais claramente abaixo das espectativas renovando as minhas felicitações a este fantástico espaço sobre Atletismo.
Acho que não entendi lá muito bem o comentário do caro Norberto.

Saudações atléticas
Julho 29, 2014
Acontecimento esquecido : Senhor Honesto
Como diz o Titulo deste post, aconteceu algo que para o Atleta Digital caiu no esquecimento. Então o suposto melhor Lançador de Portugal do Disco, também recordista Nacional e atleta que toda a gente acredita e levam as selecções nacionais, que ultimamente só tem falhado, voltou a perder nos Campeonatos de Portugal??? Sim estou a falar do Atleta Jorge Grave, que voltou a perder nos Campeonatos de Portugal.

Peço desculpa, o Jorge Grave não perdeu, mas o que aconteceu foi que o Atleta FILIPE VITAL E SILVA voltou a subir ao primeiro lugar do pódio pelo 2º ano consecutivo. Atleta que não tem o devido reconhecimento pela Federação de Atletismo, nem pelos próprios atletas que praticam a modalidade, claro que existem excepções.

Só acho que para bom "jornalismo" se deve dar importância a pequeno pormenores como este e outros.
Julho 29, 2014
Um tanto estranho... : Miguel F
Um tanto ou quanto estranho de incomum é que praticamente não existam espaços com notícias e análises sobre Atletismo e ocorram algumas críticas.
Será que os meus amigos me podem aconselhar, dado que a minha única ligação à modalidade é ser adepto apaixonado, outros espaços.
O site da FPA já conheço e apenas lamento ser tão pobre e desatualizado em estatística. Sempre vou consultando o senhor Arons de Carvalho.
O Atletas Net felizmente melhorou muito porque faz pouco tempo apenas falava de corrida.
O Tiro de Partida perece-me interessante.
...e gosto de ver as revelações do mês na "Revista Atletismo".
Mas, reforço a questão.
Será que me podem sugerir outros espaços a debater a nossa querida modalidade com riqueza que sobreabunde?
Mantenho as minhas felicitações ao "Atleta Digital".

Saudações atléticas



Julho 29, 2014
Não percebo : Zé Nuno
Se estivessemos a falar de futebol, ainda se compreendia estar a criticar, não fosse o elevado numero de sites e outras coisas a palrar sobre o mesmo. Mas quando o número de sites é tao reduzido como no atletismo e para nao falar nas outras modalidades, não percebo como é que se pode criticar. é claro que o atleta-digital tem estado um bocado apagado e um bocado longe da atualidade do atletismo comparado com outros anos, mas é o unico que escreve melhor sobre atletismo. o atletas net copia as noticias do que sai do record e as noticias sao do mais curto e grosso possivel, ocas. O tiro de partida é raro publicar uma noticia. Conhecem mais algum? parabens atleta digital, apesar de ja terem estado melhores. Parabens tambem pela coragem, porque muitos percebem e conhecem atletismo, mas poucos tem a coragem e a capacidade de publicarem o que sabem.
Julho 29, 2014
A FPA deve tentar que as Transmissões Cabo : luis
Penso que um dos novos canais de clubes (Benfica ou Sporting) poderiam dar uma "ajudinha" ao Atletismo e nas principais competições de Atletismo em Portugal fazerem a cobertura "LIVE", mas para isso a FPA tinha que fazer a sua parte.
O sistema de medição não é dos melhores (A Irina queixa-se disso) e na pista não houve uma corrida com o tempo final correto.
Outra possibilidade é convidar alguns atlestas estrangeiros de qualidade para dar mais vigor e competitividade ao evento. (Basta ser inventivo e acredito que convidar uns 20 ou 30 atletas e oferecendo a estadia que muitos aceitariam o convite)

Assim está dificil!!

Só uma referencia à Ana Oliveira(GAF) que mereceria ir aos IberoAmericanos, pois está num pico de forma que se tem que aproveitar, mas infelizmente outros assim não pensam.

Tudo de bom
Julho 30, 2014
Caro Miguel F : Norberto
Com as minhas saúdações desportivas Caro Miguel F, um dia exclarece-lo-ei sobre todos os motivos que me fez nublar a minha escrita! Já cá ando há alguns anos e sempre acredito que tb as pessoas mudam! no entanto estranhamente à valores que se sobrepõem ao conteúdo que devia ser imparcial!!!!!!!! De todos os quadrantes deste Desporto tão Sublime!!!!!!!!!! ab

Julho 30, 2014
Grande Norberto : Miguel F
Caro Norberto

Agradeço a atenção.
Sabe?
Não tenho nenhuma ligação à modalidade rainha, adoro-a simplesmente.
Talvez seja uma vantagem porque estou distante dos "podres" que circundam os bastidores e sobretudo o "poder". Não há poder sem os seus podres.
Respeito sempre as opiniões contrárias e na minha modesta opinião o "Atleta Digital" é o melhor espaço a escrever sobre Atletismo. Opinião de simples adepto.

Aceite um abraço
Julho 30, 2014
Nem sempre amigo Miguel F, nem sempre! : Norberto
Permita-me que o trate assim ( como amigo!) porque jamais eu aqui interfiro nos comentários que são feitos com rigor e isenção! Contudo se estiver bem atento verá que à uma ligação enorme deste site aos atletas que são ou foram da ADAL! mesmo que estejam doentes ou lhes caia uma unha dos pés, lá estão eles a darem a notícia em primeira mão! Como atento ao que se passa no mundo do Atletismo que tem sido o meu tb não só como adepto, magoa-me certas referências a alguns atletas que embora mereçam não sejam feitas da mesma maneira a outros que têm o mesmo valor!!!!!!! ab e Saúdações Desportivas.

Julho 31, 2014
Uma questão de longitude, porventura. : Miguel F
Amigo Norberto
Presumo que se refira a Lisboa com ADAL e não a Leiria.
Sinceramente, não me tenho apercebido de parcialidades, mas o meu amigo lá saberá do que fala.
Sou natural do Porto e vivo no Porto, embora não seja portista.
...
Uma curiosidade já agora: então não é que a nossa iniciada Marisa Vaz de Carvalho só fez 6,19 no comprimento e 25,23 nos 200 metros. Impressionante.
Ah,...e sem pre vamos ter a estafeta feminina nos europeus.

Abraço
Agosto 01, 2014
Marisa Vaz de Carvalho : luis
Realmente impressionamte caso a marca de 6.19 ser "verdadeira". Uma prova sem anemometro é que não lembra a ninguem.
Nem os "States" têm um recorde destes e conta-se pelos dedos de uma mão as miudas com 14 anos que fizeram marcas dessas.
Será que fita métrica em Angola é "diferente" smilies/grin.gif
Agosto 01, 2014
As nossas trocas de ideias por vezes dão resultado embora não tenha sido o caso! : Norberto
Amigo Miguel F quando me refiro a atletas que são aqui levados ao colo são realmente os que pertenceram à ADAL veja-se porventura que quando um atleta ou uma atleta fizeram algo que dê um pouco nas vistas os comentários do AD são muito mais favoráveis em relação a outros. Senão vejamos, quando atribuiam notas para juvenis e júniores quem estava sempre na frente eram os da ADAL. Não me esqueço de algumas injustiças que se passaram nesses confrontos. Tb ainda não se fizeram comentários acerca da equipa feminina que vai fazer parte da Selecção nacional dos 4x400, estou desejoso de saber o que pensa o comentarista! O que se tem passado tem sido um vergonha, veja-se só que ontem as atletas tiveram que ir competir ao INATEL para se perfilar quem iria a Zurique na referida equipa!!!???? Fizeram a estas miúdas uma disputa que não cabia na cabeça de ninguém, porque quem merece realmente ir a Zurique foi a equipa que competiu e fez uma marca excepcional para o Páis que não tem muitas alegrias nesta disciplina ultimamente!!! A Dorothé com todo o valor que possa ter não merece ir a Zurique, fez uma única prova durante o ano em condições e ontem para não fazer má figura nem sequer pôs lá os pés!!!!!!!Saiu-lhe bem o Campeonato de Portugal? pode ter sido. O ano passado tb uma vice-campeã nem sequer fez parte da equipa de 4x400m na Taça da Europa nem como suplente!!!!!!!! Portanto a Andreia Crespo tem mais competência quanto a mim, para figurar na equipa e a haver uma suplente seria a Miriam que faz todas as provas e o seu esforço merece ser compensado!!!!!! Quanto ao Sr. Arons de Carvalho deve sofrer de clubite aguda e puxa sempre pelo seu SLB, ora isso fica-lhe imensamente mal!!!!! E por aqui me fico por agora uma ab ao amigo Miguel F e fique com estas impressões para sufragar!.........
Agosto 03, 2014
Atleta Impressionante realmente! : Norberto
A ser verdade tudo o que já comentaram quanto à atleta de 14 anos; fazer 6.19 m no comprimento é obra e caso para acarinhar, quanto aos 200m embora seja uma boa marca para iniciada, já tenha havido atletas que com 15 anos aos duzentos, já fizeram 24.60s e menos! Mas é uma menina a seguir porventura! ab

Agosto 03, 2014
Breves notas : Miguel F
Amigo Norberto
1-Se existem com efeito parcialidades (das quais não me apercebi)discriminando atletas; estou consigo.
2- Concordo que a Dorothé Évora deveria ter estado presente na prova de 400 metros, até porque penso que a ganharia, a menos que estivesse pré-selecionada, creio que não estava.
Apenas a Cátia Azavedo e a Vera Barbosa serão indiscutíveis.
3- Não sabia que o Senhor Arons de Carvalho era benfiquista. No futebol ser do Benfica, do Sporting ou do Porto é uma questão de mau gosto. No atletismo registo tudo o que fizeram de positivo pela modalidade.
4- Não menosprezaria a marca da Marisa Vaz de Carvalho nos 200 metros por dois motivos. Tem 14 anos e nunca tinha feito 200 metros. Em condições de progresso regular será uma juvenil na casa dos 23 segundos, algo de notável a ocorrer. A marca do comprimento é simplesmente impressionante.

Nota final- como já escrevi sou da cidade do Porto e adepto da Académica de Coimbra.
Posso, porventura, saber a que terra pentence o meu caro amigo...

Abraço
Agosto 04, 2014
Não ganhava não, e ela sabia precisamente isso!!!!!!!!!!! : Norberto
A Dorothé à cerca de uma semana atrás, no meeting Vitor Tavares perdeu com as mais directas competidoras com dois segundos de atrazo e acha que ela numa semana se preparou para fazer a prova que fez no campeonato de Portugal!!! não acha estranho????.......Não quero com isto arranjar mais polémicas do que aquela que os benfiquistas têm feito!!!!!!!! Nem sei de que clube o Sr. Miguel F é!? No entanto, digo-lhe que é muito estranho o que se passa no atletismo em Portugal. Atletas que num ano conseguem tirar dois e mais segundos numa prova de velocidade??? O normal é subir todos os anos com marcas que não deixem prova de suspeição!. Mais!... Este ano a Dorothé teve duas ou três atletas melhores que ela, por isso estranho o seu comentário!...Contudo continuamos amigos porque é assim mesmo, debatendo os nossos pontos de vista que enaltecemos o NOSSO QUERIDO ATLETISMO! UM GRANDE ABRAÇO.
Agosto 04, 2014
Académica! : Miguel F
Amigo Norberto

Sou da Académica! Apenas e só da Académica.
No Atletismo não tenho equipa. Sou por todos os atletas, pelo seu trabalho e pela sua superação. Creio, apesar de tudo, que também a Académica terá feito algo pelo Atletismo nacional. Ainda me lembro do Paulo Palma, que chegou aos 2,13 no salto em altura ou do discóbulo João Manta depois transferido para o Santa Clara ou A.C.M., nem sei bem.
...
A questão da Dorothé...
Acho que o meu amigo tem informações ou dados que eu não possuo de todo.
Que seja uma boa estafeta e que nos represente o melhor possível com ou sem Dorothé. Não me chocava a sua exclusão após a ausência da prova de observação.
...
Continuo é sem saber de onde é o amigo Norberto.

p.s.-por favor não se me refira por senhor que eu ainda sou muito rapaz.

Grande Abraço
Agosto 04, 2014
Vou dando-lhe indicações nas entrelinhas! : Norberto
Sabe que o Atetismo, é um desporto muito complicado, porque é muito pequeno!Eu sei que o Miguel F só pode ser atleta ou treinador, porque pai de algum atleta não me parece!!!! No entanto, creia que eu amo o Atletismo na sua essência, no valor Desportivo sem artimanhas, sem recorrer a produtos que façam valer o seu conteúdo, por isso e como estou muito por dentro de tudo o que se passa neste Desporto, tb não posso, nem devo ultrapassar a minha linha verde! que tb a tenho, e, não quero pôr em causa pessoas ou atletas que sejam injustiçados ou penalizados por qualquer forma em que sejam implicadas nos meus comentários! que são apenas comentários,.... porque estou fora do poder decisivo da FPA! Sei todas as marcas que os atletas de valor podem estar em Zurique, e, por isso, faço os meus comentários baseados nas marcas que sei e muitas delas, nem estão obliteradas na zona de Estatística da FPA. Um dia destes vamo-nos conhecer, numa zona onde não impere as vozes, os ouvidos e as luzes da ribalta! Disso tenho a certeza, e ai, vc vai-me saber ouvir e eu ouvilo-ei da mesma forma como as pessoas de bem fazem, saber ouvir é uma grande virtude e nem sempre o poder da FPA e todas as pessoas que detêm o poder, sobre esta tão nobre Modalidade, conseguem obter benefícios! Por isso, deixo-lhe um grande abraço e muitas felicidades para si e família! ab......

Agosto 04, 2014
Simples adepto : Miguel F
Amigo Norberto

Vou lendo nas entrelinhas...
Mas,... acredite que há adeptos de Atletismo sem nenhum interesse senão o de assistir ao melhor desempenho possível, seja de atletas sobretudo, mas também de treinadores e dirigentes.
Não sou treinador nem atleta, apenas um adepto apaixonado que pensa entender algo sobre a modalidade.
smilies/grin.gifuvida?
Pois fica com o meu email e telemóvel porque decerto será um prazer enorme falar consigo. Basta que me dê um simples toque telefónico que lhe devolverei a chamada com todo o gosto o gosto.
E pode contar com total discrição.

telemóvel-961310307
email-mglsaraiva18@gmail.com

Grande abraço

Agosto 04, 2014
... : Norberto
Amigo Miguel F!
Por aqui ficamos, já retirei o seu email e nº telem para quando achar aconselhável podermos trocar mais umas ideias. Um enorme abraço, a nossa conversa foi sempre agradável e justa e por isso merece um elogio da minha parte como prova de que em todos os desportos Há gente que ainda acredita no valor Desportivo e na justa causa!...........

Agosto 05, 2014
Vale tudo," Norberto"? : Observador
Ao ver os comentários que aqui se colocam, não poderei deixar de ficar surpreendido com alguns deles e neste caso particular com os do Sr. Norberto. Não percebo quando diz a determinada altura e passo a transcrever ..."não quero pôr em causa pessoas ou atletas que sejam injustiçados ou penalizados por qualquer forma em que sejam implicadas nos meus comentários!", no entanto num outro comentário afirma "Atletas que num ano conseguem tirar dois e mais segundos numa prova de velocidade???" deixando-me completamente espantado e sem saber bem o que dizer...Como este comentário é introduzido numa análise às atletas de 400mts, e especialmente a uma atleta, de forma perfeitamente perseguidora, fui observar os rankings (FPA)de 400mts femininos de 2012 até à data e cheguei a uma conclusão. O sr, na verdade, não sabe do que fala e se queria colocar em cheque determinada ou determinadas atletas cometeu um grande erro pois poderá verificar pelos seus "olhos" a progressão das atletas. Comentários deste tipo em nada vêm favorecer o atletismo e se se sente feliz assim, devo-lhe dizer que é um tipo de felicidade muito estranho...Lamento sim, que em algum momento não se tenha referido ao ranking desta época na disciplina de 400m femininos de forma elogiosa e com argumentos verdadeiros- Sendo assim vou adiantar-lhe trabalho: Cátia Azevedo, 52,61; Vera Barbosa, 53,72; Dorothé Évora, 54,43; Filipa Martins, 54,62; Andreia Crespo, 54,70 e Miriam Tavares, 54,79. O atletismo é uma modalidade fantástica porque é objetiva e perfeitamente mensurável pelo que, e tal como também refere a determinada altura "nem devo ultrapassar a minha linha verde! que tb a tenho" penso que neste momento ultrapassou não só a SUA linha, mas também de outras pessoas. Obrigado
Agosto 07, 2014
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2