A corrida a Zurique aumenta seleção

Segunda, 21 Julho 2014
A corrida a Zurique aumenta seleção

Portugal pode chegar às quarenta presenças.

Esta última semana foi muito interessante e a duas semanas do fim do período de qualificação para o Europeu, Portugal já pode pensar numa das maiores participações de sempre. 

O Atleta-Digital analisa hoje a última semana de participações portuguesas em provas internacionais, mas também nacionais, de onde sairam novos recordes, marcas de qualificação e marcas de referência, já a pensar no Europeu de Ar Livre, deste ano.

E começando por Portugal a referência vai para o Torneio de Verão da Associação de Atletismo de Lisboa e para o Meeting Vitor Tavares. Em Lisboa e em boa forma, Sandy Martins (Sporting) correu os 800 metros em 1.47,74 minuto, numa disputa próxima com Miguel Moreira (Benfica), este último próximo, com 1.47,96 minuto. Sandy Martins chegou, desta forma, à marca de qualificação “B” para Zurique, enquanto Miguel Moreira ficou a 16 centésimos de segundo, na prova que se disputou no Estádio 1º de Maio. Foi nesta prova que caiu novamente o recorde nacional sub-23 de salto em altura, com Paulo Conceição a chegar aos 2.20 metros, seguido de perto pelo seu colega de treino Tiago Pereira, que ficou nos 2.17 metros. E ainda nos saltos, Cátia Pereira (JOMA) aproximou-se em Lisboa dos Europeus, com 4.25 metros no salto com vara. Foi contudo neste sábado que a atleta conseguiu mesmo a marca de qualificação para Zurique, ao atingir os 4.35 metros, em Faro, no Meeting Vítor Tavares.

E o salto com vara viu há cerca de uma semana Marta Onofre chegar também aos 4.35 metros, o que fará com que Portugal muito provavelmente se apresente em Zurique com três atletas femininas no salto com vara. O setor masculino também verá Diogo Ferreira a um nível muito semelhante de Edi Maia, que tal como Onofre, também no Meeting de Ávila (Espanha), chegou aos 5.65 metros, já como terceiro melhor português de sempre. Quem também confirmaria a marca de qualificação para o Europeu foi Nelson Évora, com 16.91 metros no triplo salto, o que viria também acontecer com a sua colega de treino, Susana Costa, que na prova de triplo salto feminina chegou aos 13.77 metros. Confirmados também em Ávila para a competição de Zurique estiveram os velocistas Yazaldes Nascimento (10,30 segundos) e Carla Tavares (11,48 segundos), ambos nos 100 metros, embora Carla Tavares também tivesse confirmado a marca aos 200 metros (23,48 segundos).

Sem ser nestas duas provas, Irina Rodrigues lançou em Leiria, para chegar aos 58.20 metros, marca que acompanhou os 58.81 metros que lançou na estreia na Liga Diamante, na etapa de Glasgow, que se realizou um dia antes do início da data em que contavam as marcas de referência para Zurique.

Depois de muita insistência, David Lima chegou no passado sábado à marca de qualificação para os 200 metros, acertando no limite mínimo do que era exigido, com 20,95 segundos. O atleta conseguiu a marca em mais um dos meetings EAP, que se realizou em Loughborough (Grã-Bretanha). Antes disso o atleta havia tentado em Dublin, no passado dia 11, com 21,12 segundos e em Cardiff, no passado dia 15, com 21,55 segundos. Desta vez ganhou a prova a um atleta que já possui marca de qualificação, Vitor dos Santos (21,03 segundos), mas que em Zurique se deve dedicar aos 400 metros. E acabaria mesmo por chegar ao recorde pessoal nessa prova, com 46,27 segundos, cada vez mais próximo do recorde de Portugal, que já “só” está a 16 centésimos de segundo. Nesta prova estiveram ainda, nos 400 metros barreiras, Leslie Delgado (61,33 segundos) e Ricardo Lima (56,84 segundos), muito longe de confirmar a marca de qualificação para Zurique.

Uma das atletas que facilmente poderia confirmar Zurique, depois dos 56,26 segundos que efetuou no Meeting de Glasgow, etapa da Liga Diamante, era Vera Barbosa. A barreirista foi ainda mais rápida no Meeting de Luzern, na Suiça, com 56,24 segundos, no passado dia 15, marca que não melhorou mais recentemente no Meeting de Madrid. Em Luzern esteve também Dulce Félix, que em preparação para Zurique correu os 5000 metros em 15.27,13 minutos, conquistando o 4º lugar.

Entre os meetings espanhóis, onde os portugueses costumam marcar presença, Emanuel Rolim foi um dos destaques, nos 1500 metros, quando no passado dia 15 correu em Mataró para um novo recorde pessoal de 3.38,66 minutos, marca que é marca de qualfificação “A” para o Europeu. No mesmo meeting Pedro Bernardo venceu os 100 metros, com 10,55 segundos, Fernando Silva esteve nos 800 metros, com 1.50,87 minuto e Neide Dias esteve também nas duas voltas à pista, chegando a 2.07,45 minutos. No dia seguinte as réplicas vinham de Inglaterra, do Meeting de Watford, onde Hugo Coutinho (1.54,53 minuto) e Joceline Monteiro (2.07,23 minutos) participaram.

Ainda em Espanha, no dia 19, uma única participação em Vigo (Sérgio Silva fez 6.91 metros ventosos no salto em comprimento), foi o contraste na quantidade de portugueses que participaram no Meeting de Madrid. E de uma forma geral os portugueses não foram muito felizes em Madrid. Arnaldo Abrantes continua a perseguir os mínimos nos 200 metros e com o vento no limite do regulamentar (2.0 metros por segundo) acabou por ainda ficar longe, com 21,18 segundos. Rolim, que dias antes tinha corridos 1500 metros em ritmo de qualificação, ficou agora longe, com 3.44,75 minutos, na final “B” onde Hélio Gomes não terminou. E sem confirmar Zurique, nos 110 metros barreiras, João Almeida não foi além dos 14,12 segundos. Numa prova em que os ventos foram muito variáveis, Marcos Chuva não conseguiu melhor que 7.54 metros no salto em comprimento. Os 18.75 metros de Marco Fortes acabariam também por não ser positivos. Enquanto isso, a somar boas prestações, Cátia Azevedo foi sétima classificada numa das provas mais disputadas do meeting, com 53,42 segundos nos 400 metros. Sara Moreira, em ritmo de preparação, foi sexta classificada nos 3000 metros, com 9.04,10 minutos. Já qualificadas para Zurique, Marta Onofre (4.15 metros no salto com vara), Vera Barbosa (56,44 segundos nos 400 metros barreiras) e Irina Rodrigues (55.59 metros no lançamento do disco) fizeram as suas participações. De viagem até Londres, Marco Fortes competiu já no domingo, no aniversário dos Jogos Olímpicos, onde lançou o peso a 19.17 metros, somente a três centímetros da marca de referência exigida pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Por fim referência a duas participações no centro europeu, nos passados dias 18 e 19. No Mónaco, em etapa da Liga Diamante, Patrícia Mamona voltou a mostrar-se em evidência no triplo salto, com 14.34 metros, marca que além de a confirmar em Zurique, também a coloca como séria candidata a medalhas no próximo Europeu, numa prova onde a colombiana Caterine Ibarguen chegou ao recorde sul-americano, com 15.31 metros. No dia seguinte era Bruno Albuquerque que participava na Bélgica, em Heusden-Zolder, na prova de 5000 metros. A participar na final B, o atleta correu rápido e chegou em 13.47,02 minutos, a sete segundos de chegar à marca de qualificação para o próximo Europeu de Ar Livre.

PORTUGAL AINDA TEM ESPERANÇA EM TER DUAS ESTAFETAS EM ZURIQUE

Até ver as estafetas portuguesas encontram-se bem posicionadas para se apresentarem nos 4x100 metros masculinos (a equipa é até agora a 11ª melhor seleção europeia do ano, 13ª na média das duas melhores marcas) e nos 4x400 metros femininos (a equipa está no limite da qualificação, ao ser a 16ª melhor seleção europeia, mas Suiça tem preferência por ser país organizador). Por outro lado a equipa de 4x400 metros masculinos é, para já, a 20ª seleção europeia do ano e com a subida de forma de alguns atletas, fica a dúvida se uma tentativa poderá fazer engrossar o número de presenças portuguesas.

Recorde-se que as maiores presenças nacionais em Europeus aconteceram nos anos de 2002, em Munique (40 atletas) e 2010, em Barcelona (42 atletas).

O Atleta-Digital irá marcar presença em Zurique para acompanhar todos a prestação portuguesa e a prestação dos melhores atletas europeus. Fique atente ao acompanhamento especial que estamos a preparar para si.

| Mais


Comentarios (8)add feed
Surpresas e certezas : Miguel F
Parabéns mais uma vez por este excelente espaço dedicado a uma das minhas modalidades preferidas: o Atletismo.
Algumas surpresas e algumas certezas.
Gostaria sobretudo de destacar o fenómeno Sandy Martins. Este atleta parece capaz de surpreender tudo e todos, creio que ainda só mostrou parte do que está para vir, pelo que mostrou nos 400 metros a coisa vai mais alé.
Grande Emanuel Rolim, sendo pena a sua falta de consistência, mas pode chegar muito longe.
Também Diogo Ferreira merece uma palavra...
Vai acaber por conseguir o recorde nacional. Se não for este ano será no próximo.

Boas notícias sem dúvida em vésperas duns "Nacionais" que prometem.

Saudações atléticas
Julho 21, 2014
Duelos de primeira : Miguel F
Duelos a 2, a 3 e inclusive mais atletas que poderão ocorrer nos "Nacionais" perante as marcas que começam a surgir em catadupa.
Os 100 metros nos homens e a Vara nas senhoras prometem mesmo.
Mas quero mesmo é saudar todos aqueles que lutam para dar o seu melhor independentemente de mínimos ou máximos.
Adoro atletas trabalhadores e exemplares na superação do que conquistam.
Poderia, felizmente, destacar muitos, mas fico-me por alguns, dado não poder citar a todos.
As "Martas" Pen e Onofre, as "Cátias" Azevedo e Pereira.
smilies/grin.gifos homens presto homenagem desta feita a velocistas e saltadores, muito provavelmente os maiores destaques dos "Nacionais".

Uma palavra de incentivo a todos e saudações atléticas.
Julho 21, 2014
4x400 Femininos/Zurique : Norberto
Com uma equipa muito jovem com tanto valor, necessitava de ter feito uma prova mais para poder aspirar a Zurique. Contudo, a FPA esteve anémica e nada fez para que esta promissora equipa estivesse presente numa prova de 4x400 fora de Portugal onde poderia melhorar a sua performance e conquistar um lugar, que neste momento se encontra fora! Se fosse uma equipa de 4x100 masculina, certamente a FPA teria feito um esforço!!!!!!!!
Assim?.............
Julho 23, 2014
Estafeta feminina : Miguel F
Totalmente de acordo caro Norberto
Cátia Azevedo, Vera Barbosa, Filipa Martins, Andreia Crespo, D. Évora...sim, mereciam mais outra oportunidade.

Saudações atléticas
Julho 23, 2014
Falta de Investimento da FPA em jovens promissores. : Norberto
Obrigado caro Miguel F pelo acordo, pela minha abordagem quanto à equipa de quatrocentos feminina! Já há algum tempo que não tinhamos uma equipa tão jovem e promissora e se nada se fizer para que elas tenham contactos internacionais, vão acabar por se desmotivar e não evoluirem!!!!!! Todas as disciplinas são motivo de orgulho, se o nosso Querido Atletismo evoluir. Saudações Desportivas!.............
Julho 24, 2014
Parabens aos atletas : Z]e Nuno
Equipa muito jovem esta, a que ainda pode-se juntar mais jovens atletas.
Realmente e pena e frustrante, a federacao nao promover a estafeta de 400 metros feminina. se esta em risco de nao se qualificar, como e possivel nao promover provas para as super jovens que temos neste momento nos 400m. atualmente e das provas mais competitivas do nosso atletismo, e bem representados pela catia e ninguem da fpa se mostra interessado com isso. Apenas se mostram interessados em bloquear as pessoas no facebook que os critiquem por comentarios.
Forca a todos. se nao for a maior comitiva, de certeza que e uma boa equipa que mistura a experiencia dos mais velhos com o talento dos mais jovens.
Julho 24, 2014
2.03,42 : Miguel F
...bem que se pode elogiar, grande marca pessoal para Marta Pen.
Esta "ragazza" ainda vai surpreender muito quer nos 800 metros, mas sobretudo nos 1.500 metros.
Grande atleta.

Saudações atléticas
Julho 25, 2014
... : RogPort
Pessoalmente não teria prazer nenhum em ver esta estafeta feminina de 4x400. Fazer uma eliminatória e terminarem em ultimas,em nada beneficia o Atletismo Português.Uma boa estafeta não se faz com dois bons elementos (Vera&Cátia),as outras duas são muito fracas para o nível de um Europeu.Quanto às varistas, já vimos este fds o que são capazes de fazer. Se fizerem uma altura cima dos 4m já será bom. Confio plenamente no Diogo Ferreira, esta muito consistente e é muito bom tecnicamente,isso da-lhe ma segurança enorme e capacidades de estar ao seu melhor nível numa competição desta importância.Quando ao Edi Maia,será mais do mesmo como sempre...já se encontra fora de forma e se passar a primeira altura já será melhor que o ultimo Europeu.Grande lição do aprendiz da vara ao grande "mestre" que toda a vida teve a protecção da FPA. Boa sorte para todos
Julho 28, 2014
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2