Jéssica melhor europeia em Londres

Domingo, 13 Abril 2014
Jéssica melhor europeia em Londres

Recorde pessoal para atleta portuguesa, na Maratona de Londres.

Jéssica Augusto esteve ao seu melhor esta manhã, em Londres, com um novo recorde pessoal. Dulce Félix esteve também em bom nível. 

Foi uma manhã com algum sol na capital londrina que proporcionou corridas muito rápidas, com estreias fantásticas de alguns dos melhores atletas mundiais e muitos atletas em superação. E a prova masculina teve até uma boa surpresa, com Haile Gebrselassie, o antigo recordista mundial da distância, a fazer de lebre, levando o seu trabalho até aos 15 quilómetros. Entre a corrida feminina e a corrida masculina, difícil foi perceber qual delas a mais interessante, apesar de ter sido a prova feminina aquela que ficou mais longe do recorde do Mundo, enquanto na prova masculina se bateu o recorde da prova londrina.

Na corrida feminina e os olhos estavam postos nas duas portuguesas, Jéssica Augusto e Dulce Félix, ambas com fortes expectativas e que tinham dado indicações interessantes nas provas anteriores a esta Maratona de Londres. Já se sabia que o maior grau de inspiração estava em Jéssica Augusto, que tem na cidade de Londres quase como que um amuleto de inspiração que permite-lhe estar quase sempre bem. E hoje não foi diferente. A atleta saberia que o melhor estava na segunda metade do evento e correu a segunda meia-maratona em 1:11.52 hora, contra a 1:12.33 hora da primeira metade, um “negative split” que a levou a concluir a prova em 2:24.25 horas, um novo recorde pessoal, que reforça o estatuto de segundo mais rápida maratonista portuguesa de sempre e que a faz subir algumas posições no ranking mundial de sempre, a caminho do top-100. E foi mesmo hoje que Jéssica Augusto fez melhor que o sétimo lugar, que já tinha feito em 2012, face a uma enorme concorrência vinda do continente africano, que dominou a corrida. Com o sexto lugar foi também a melhor europeia da corrida, superando a ucraniana Tetyana Gamera-Shmyrko (2:25.30 horas). Seria esta atleta que ficaria imeditamente acima de Dulce Félix, que foi 8ª classificada, mas que não conseguiu apanhar a ucraniana que vinha em quebras nos últimos quilómetros. Sem chegar a recorde pessoal, Dulce Félix, que fez uma segunda metade de prova em quebra. A portuguesa cruzou a linha de meta com 2:26.46 horas, numa estreia positiva na cidade de Londres.

Quanto às provas internacionais, destaque para a queda do recorde da prova londrina, que estava na posse de Emanuel Mutai desde 2011, à altura com o tempo de 2:04.40 horas. Passaram-se duas edições sem recorde e depois de em 2012 Wilson Kipsang vencer a quatro segundos do recorde, hoje foi pela segunda vez vencedor em Londres, agora bem acima do recorde de Mutai, concluindo em 2:04.29 horas. Foi a quarto vitória queniana consecutiva em Londres, numa prova onde se estreou o britânico Mo Farah, ídolo nas distâncias de 5 e 10 mil metros em pista, hoje estreando-se com 2:08.26 horas. Ainda com resultado abaixo das 2:05 horas, outro queniano brilhou, com recorde pessoal: Stanley Biwot (2:04.55).

A prova feminina acabaria também dominada por duas atletas quenianas , ambas de apelido Kiplagat, que aos 30 quilómetros de prova descolaram da estreante na distância Tirunesh Dibaba. Daí até à reta final correram em par e só o sprint final decidiu a corrida, com Edna Kiplagat a ser melhor que Florence Kiplagat. Separadas por três segundos à chegada, Edna Kiplagat bateu a sua compatriota e finalizou com o tempo de 2:20.21 horas. Dibaba acabaria por ser uma estreante de luxo, posicionando-se já no top-20 das melhores atletas de sempre e mostrando que na Etiópia ainda existe capacidade de lutar na distância com as atletas do Quénia.

RESULTADOS:

Femininos:

1. Edna Kiplagat (Quénia) – 2:20.21
2. Florence Kiplagat (Quénia) – 2:20.40
3. Tirunseh Dibaba (Etiópia) – 2:20.35
4. Feyse Tadese (Etiópia) – 2:21.42
5. Aberu Kebede (Etiópia) – 2:23.21
(...)
6. Jéssica Augusto (Portugal) – 2:24.25
8. Dulce Félix (Portugal) – 2:26.46

Masculinos:
1. Wilson Kipsang (Quénia) – 2:04.29
2. Stanley Biwott (Quénia) – 2:04.55
3. Tsegaye Kebede (Etiópia) – 2:06.30
4. Ayele Abshero (Etiópia) – 2:06.31
5. Tsegaye Mekonnen (Etiópia) – 2:08.06



| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2