Michael Johnson aponta dedo a IAAF

Sábado, 14 Dezembro 2013
Michael Johnson aponta dedo a IAAF

O lendário atleta está ativo na busca de soluções para a modalidade.

O ex-atleta norte-americano, uma das lendas da modalidade e que tem desenvolvido trabalho na área da promoção do atletismo, foi crítico esta semana. 

Michael Johnson foi um dos atletas que mais notoriedade deu à modalidade, fruto de 4 ouros olímpicos e de 8 ouros em Mundiais, além de todo o prestígio que emanou das suas corridas fantásticas, principalmente aos 200 metros, onde fez aquele que chegou a ser considerado o mais difícil recorde do Mundo, nos anos recentes batido por Usain Bolt. Agora com 46 anos Johnson, dedica-se à atividade de motivar, que o faz percorrer o Mundo a ajudar crianças desfavorecidas e a promover a modalidade. A sua experiência é também usada no contexto empresarial, em sessões motivacionais e de criação de objetivos.

Mas a voz de Johnson tem também eco dentro dos corredores da modalidade e o ex-atleta norte-americano tem sido particularmente ativo. Apesar de não ser provável a sua candidatura à presidência da IAAF, cujas eleições se disputam em 2015, a verdade é que as declarações desta semana vêm agitar algumas águas. ”O atletismo estaria morto se não fossem os Jogos Olímpicos”, foi a frase mais forte proferida por Johnson esta semana, em Doha (Qatar). O atleta está convencido que, de facto, o jamaicano Usain Bolt é a imagem do atletismo no Mundo, mas não está convencido que esta boa imagem esteja de facto a ser aproveitada. ”Ele é do atletismo, mas a IAAF não trabalha com ele para promover a modalidade. Conhecendo-o como eu o conheço, se a IAAF se aproximasse dele e lhe pedissem para conjuntamente com ele promover a modalide, estou certo que ele o faria”, disse Johnson, considerando que atualmente Usain Bolt fundamentalmente se promove a si próprio.

Também os modelos competitivos foram postos em causa quando Johnson concretiza o seu discurso. ”Devemos acompanhar de perto do desporto e ver o que é que as pessoas gostam atualmente de ver. Nós precisamos da prova do lançamento de disco feminino? E das provas de 3 mil metros obstáculos e 5 mil metros no mesmo meeting? Nada tem acontecido desde o meu tempo para mudar a modalidade. Precisamos de ver um novo formato, para captarmos mais entusiastas. Outros desportos têm-no feito, porque é que o atletismo não o faz?” A outra das críticas de Johnson refere-se à ênfase dada nos recordes mundiais, em vez do apreciar das provas em si e pela essência do despique direto entre os atletas.

JOHNSON CONSIDERA ATLETISMO LIVRE DE DOPING UMA UTOPIA

O ex-velocista norte-americano tem ao seu lado a vantagem de nunca ter sido apanhado em qualquer controlo anti-doping, o que lhe permitiu sempre um capital de confiança depositado pelos adeptos da modalidade e pelos dirigentes da mesma. O único incidente de doping que afetou indiretamente a sua carreira foi na anulação de um recorde do Mundo de 4x400 metros, obtido em 1998. A anulação aconteceu por Antonio Pettigrew e Jerome Young, seus companheiros de estafeta, terem obtido este resultado por uso de substâncias. Este facto fez que Johnson tivesse retirado a medalha obtida na ocasião para um local diferente e não sinta orgulho na mesma.

”O Atletismo é o microcosmo da vida real”, aponta Johnson que não acredita que os batoteiros não existam na modalidade. ”Na vida real tu irás ter sempre pessoas que tentam cometer fraudes. Não é realístico esperar que o atletismo esteja liberto de drogas”.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2