O papel do atletismo nas autárquicas

Sexta, 27 Setembro 2013
O papel do atletismo nas autárquicas

Sameiro Araújo na defesa do atletismo em Braga.

Domingo decorrerão as votações para as autarquias e são vários os elementos do atletismo que se destacam também nesta corrida. Conheça aqui algumas ideias... 

Os cidadãos são no Domingo chamados às urnas, mas alguns vão também como candidatos, desde à assembleia da sua freguesia ou concelho, ou mesmo com candidaturas à Câmara Municipal. O caso de maior destaque é a candidatura de Sameiro Araújo a vereadora no município de Braga.

Com 55 anos de idade, a experiente treinadora do SC Braga, atual presidente da Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal e durante muitos anos Técnica Nacional, Sameiro Araújo volta-se para a política, em resposta aos desafios da sua cidade, Braga. Integra a coligação “Juntos por Braga” e em cima da mesa está já a primeira discussão prática no desenvolvimento do atletismo na região. Em reunião com a Associação de Atletismo de Braga e em declarações ao Correio do Minho, o candidato a presidente da autarquia, Ricardo Rio, prometeu olhar para a situação, ladeado de Sameiro Araújo: ” Somos um concelho com grande tradição nesta modalidade, e é preciso garantir que os nossos atletas disponham de infraestruturas capazes para dar resposta às suas necessidades de treino. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que o centro de lançamentos ‘Braga dos Anjos’ seja uma realidade”.

Ao nível da freguesia, é Luís Jesus que mais destaque ganha, ele que se candidata a presidente da freguesia Queluz e Belas, numa coligação PSD/CDS-PP /MPT. Para o atletismo, em específico, traz uma medida: criar uma delegação do Centro Nacional de Marcha e Corrida. O ex-atleta internacional leva também consigo a colaboração de um ex-atleta, Raffik Baldé, jovem que tem trabalhado também na área da modalidade, no agenciamento.

Com menos destaque, ainda que num dos lugares cimeiros à assembleia de freguesia, está Carlos Silva, treinador especializado em 400 metros, que tem sido apontado como o grande responsável pela evolução da disciplina em Portugal. A sua candidatura acontece também no concelho de Sintra, mas aqui candidato à freguesia Cacém e São Marcos, com o mesmo tipo de coligação PSD/ CDS-PP/MPT.

OUTRAS PROPOSTAS PARA O ATLETISMO

Com ou sem elementos da modalidade presentes, a política local tem também tratado de alguns assuntos que relevam o atletismo para um primeiro plano.

Em Évora o candidato do PSD/CDS-PP à Câmara Municipal, Paulo Jaleco, alertou para a fragilidade do atletismo local, numa reportagem feita pela Agência Lusa: ”É inconcebível que Évora, capital de distrito e que se quer afirmar como a principal cidade do sul do país, não tenha uma pista de atletismo”.

Para o município de Beja, o candidato independente, José Lopes Guerreiro, referenciou à Agência Lusa a necessidade de aumentar o número de desportistas e entre as medidas previstas está a requalificação da pista e balneários do Complexo Desportivo Fernando Mamede. Há mais propostas noutras regiões do país e uma delas é na Sertã, onde o “Movimento de Ideias”, liderado por Luís Rodrigues, pretende ”fundar o grande prémio de atletismo em paralelo com um passeio pedestre e construir um parque de campismo e caravanismo”, segundo esclareceu junto de uma rádio local. Apostas semelhantes são feitas noutras câmaras e freguesias. O candidato da coligação que dá como nome “Pelo Valor da Nossa Terra”, para o município de Seia, promete arrancar um circuito de provas de atletismo a partir da Páscoa, considerou Albano Figueiredo no seu programa de candidatura. Para a freguesia de Santo Antão e São Julião do Tojal, o candidato pelo PS, Fernando Martins, aposta na mudança de percurso da Corrida da Liberdade, aproveitando a união de duas freguesias, onde numa delas já presidia anteriormente.

| Mais


Comentarios (3)add feed
Informação - Esclarecimento : Carlos Silva
Bom dia Edgar Barreira. Sabes a minha opinião sobre a vossa forma de fazer informação. Reforço aqui, o Atletismo deveria ser tratado pela imprensa, escrita neste caso, de um forma mais nobre. Não tem aqui problema de concorrência, nem diretores de redação a condicionar o quer que seja. Não percebo nada de jornalismo, mas esta seria daquelas noticias tipo Correio da Manhã, sensação, e pouca informação. Para informares, deves estar no minimo, Informado. E se querias fazer uma abordagem ás autarquias, ou, ao desporto nas autarquias, deverias primeiro definir o paradigma da questão. Misturaste aqui questões profissionais, com intenções politicas,e talvez expectativas, ou seja, uma miscelânea que apenas baralha o cidadão comum. Se queres ser um meio de informação sério e credivel, conquista esse mérito pela forma como escrevem as noticias. Conseguiste saber a minha posição numa lista especifica, mas nem te apercebeste do trabalho lançado e realizado nestes últimos anos naquela localidade e região... Acredito que todos devemos dar o nosso contributo, porque a modalidade necessita de uma onda positiva que reforce o seu crédito/impacto junto do poder local/regional, empresas/comércio, população em geral, no sentido de quando apresentamos propostas venham com o "carimbo" Desporto Autarquia => Modalidade-Projeto. Desculpem o meu comentário desinibido e frontal sobre a noticia publicada.
Setembro 28, 2013
Continuem o bom trabalho : Samuel Lopes
O Atleta Digital é um dos poucos lugares na web onde podemos ler algo sempre interessante e atual sobre o atletismo.

Os meus sinceros parabéns pela qualidade da notícia, pelo esforço e profissionalismo que têm demonstrado, muito acima da média da concorrência, e pela resiliência e atitude positiva que têm demonstrado nos vossos textos e trabalhos.

Aproveito também para vos felicitar pela coragem, determinação e investimento que fizeram ao cobrir os Campeonatos do Mundo de Atletismo. Outros órgãos de comunicação social com mais condições financeiras que as vossas não estiveram presentes no evento.

Continuação de bom trabalho e sempre a considerar-vos.
Setembro 28, 2013
Camará Municipal de Almada , Alberto Chaiça : Filipe Jorge Silva
Também no Distrito de Setubal, nomeadamente para a Camará Municipal de Almada o Atleta Olimpico Alberto Chaiça participa nestas eleições pelo PS.
Setembro 28, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2