Lusofonia não visita Goa em novembro

Segunda, 16 Setembro 2013
Lusofonia não visita Goa em novembro

Decisão final será tomada no próximo fim-de-semana.

A terceira edição dos Jogos da Lusofonia não se vai realizar, afinal nas datas previstas, fruto de imprevistos que colocam mesmo em causa a sua realização. 

Depois de Macau 2006 e de Lisboa 2009, parece difícil a concretização de Goa 2013, na Índia. Com dificuldades económicas e com condições atmosférias adversas, há muito que se desconfiava das dificuldades em erguer um evento, que depois da atmosfera especial da sua inauguração, em Macau, não conseguiu em Portugal prosseguir a dignidade nem o mérito de surpreender pela positiva, com os casos de gripe A e mais tarde a confirmação de casos de doping.

O ano de 2013 parecia ser importante para consolidar o movimento dos Jogos da Lusofonia, mas com a cidade de Goa a não ter as infra-estruturas prontas a tempo, a decisão foi para já adiar a realização do evento, com os responsáveis dos 12 países a marcarem uma reunião de emergência entre os dias 20 e 23 deste mês, em Macau.

Este adiamento ocorre poucos dias depois de 11 países darem como certa a sua presença em Goa, apesar de em Portugal esse não ter sido um assunto propriamente discutido. Sabe-se que o plano B do Brasil acolher o evento, conforme chegou a estar previsto para esta edição, esteve em cima da mesa, naquilo que poderia ser um evento-teste para a olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Curiosamente o Brasil não confirmou a presença no evento, segundo fonte noticiosa da India.

A sugestão de adiar o evento por 45 dias, tempo suficiente para finalizar as infra-estruturas, é outra das propostas, que levaria a que os Jogos da Lusofonia se realizassem antes do Natal, numa altura em que ainda não começou a época de pista coberta em Portugal.

Absurda parece a indicação de uma fonte noticiosa da Índia, que indicou a possibilidade de Portugal levar a Goa um total de 200 participantes, no global de todas as modalidades. Nas provas de atletismo estavam previstas presenças de todos os países, com a presença aguardada de 315 atletas no total.

JOGOS FRANCÓFONOS REALIZARAM-SE EM NICE

Na sua sétima edição, os Jogos Francófonos terminaram há dias na cidade de Nice (França), onde novamente se juntou desporto e cultura. Foi a segunda vez que a França acolheu na sua casa o desporto falado em francês, que abarca a presença de muitos mais países, relativamente aos Jogos da Lusofonia, depois de em 1994 a capital francesa ter acolhido a segunda edição. Nesta prova também participam países que competem nos Jogos da Lusofonia, como a Guiné-Bissau, a Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.

A edição de 2017 dos Jogos Francófonos realizam-se na Costa do Marfim, em território africano, tal como a edição desse ano dos Jogos da Lusofonia, que prometem visitar Moçambique, ainda que esteja para já tudo em equação , após o adiamento da prova neste ano.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2