Maratona de Lisboa para bater recorde de Lopes

Quarta, 11 Setembro 2013
Maratona de Lisboa para bater recorde de Lopes

A nova Maratona de Lisboa apresentou hoje mais detalhes.

Muitos são os candidatos a baixarem do recorde de Carlos Lopes, um objetivo que Móia coloca como possível e honroso... 

Hoje apresentaram-se mais detalhes da Maratona de Lisboa, prova que a 6 de outubro se disputará em conjunto com a habitual Meia-Maratona de Portugal e que promete trazer uma nova dimensão à cidade e suas vizinhas Cascais e Oeiras. Foi em discurso lido e a puxar pelo coração que Carlos Móia hoje se apresentou aos jornalistas, que marcaram presença numa unidade hoteleira de Lisboa. Da lembrança de exemplos de preserverança do passado, às desistências que não destacou como bons exemplos, o líder do Maratona Clube de Portugal preferiu referir-se à distância percorrida pelos atletas ”como uma soma de muitos momentos”. E este ano entre os momentos não consta que esteja presente um grande atleta nacional entre os maratonistas, até porque a opção da Organização é a não atribuição de verbas de contratação, antes sim a distribuição de prémios aliciantes por marcas obtidas. ” As pessoas que cá vêm correr vêm tentar alcançar grandes tempos”, disse Móia, convencido que poderá baixar-se do antigo recorde de Carlos Lopes, de 2:07.12 horas, marca obtida em 1985. Para este objetivo estão confirmados os seguintes nomes: Deribe Merga, Dadi Yam e Biru Gemechu (Etiópia), Sergey Lebid (Ucrânia), Elijah Keitany, John Kiprotich, Laban Mutai e James Mwangi (Quénia), Hais Welday (Eritreia), Abdellah Falil (Marrocos) e ainda o brasileiro Franck Caldeira.

No setor feminino as atletas confirmadas desde já são Helena Kiprop, Milka Cherotich e Agnes Kiprop (Quénia), Noriku Higuchi (Japão), Melkam Gizaw e Alem Fikre(Etiópia). Por mais do que uma vez Carlos Móia referiu-se à ausência de uma das melhores portuguesa da atualidade, Dulce Félix, que está confirmada na Maratona de Nova Iorque e que deixou de pertencer aos quadros do clubes, justificando o porquê da presumível ausência da elite nacional.

Carlos Móia

SERÁ A MARATONA MAIS PARTICIPADA DE SEMPRE EM PORTUGAL

Depois de alguns anos de luta pelos números entre a Maratona de Lisboa (a de dezembro) e a Maratona do Porto, a edição deste ano da Maratona de Lisboa vem para marcar a diferença e hoje foram anunciados mais de 2500 atletas inscritos nesta prova, 1100 deles com nacionalidade portuguesa. ” Eu só pude dizer a data em abril por causa das eleições”, lamentou Carlos Móia que utiliza este argumento como um possível fator inibidor de mais inscrições nesta altura, apesar de constituir um bom registo. ” No dia 5 de outubro do próximo ano há Maratona”, completou sobre o assunto, aguardando assim que em 2014 a prova da Maratona atinja números bastante mais expressivos.

No total, entre todos os eventos, Carlos Móia anunciou um orçamento acima do meio milhão de euros, fruto de fortes patrocinadores e também da colaboração do grupo Competitor, que aposta nesta como uma das principais provas que possui na Europa. ”Esperamos que venha a ser uma das grandes maratonas europeias”, considerou o responsável do grupo financeiro na Europa.

E este é também um evento de interesse para as autarquias de Cascais, Oeiras e Lisboa, ainda que hoje só Carlos Carreira, presidente da autarquia de Cascais tenha marcado presença. ”Estamos aqui por amor e por interesse”, confessou, destacando o impacto económico que o evento pode criar.

A música será uma parte muito importante do evento, que pertence à Rock 'n' Roll series. Por esse motivo hoje estiveram presentes os Corvos, grupo português que terá mais destaque no dia do evento, novamente com a presença de Xutos e Pontapés, sob a pala do Pavilhão de Portugal.

Corvos

Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Joana Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2