O uso do azbuca pelas marcas (dia 9)

Segunda, 19 Agosto 2013
Acompanhe os diários da equipa do Atleta-Digital



Ao longo destes dias de Mundial, fomos aproveitando para conhecer a cidade e os seus costumes, sempre em dose moderada, que o acompanhamento das competições no Estádio e o descanso fazem parte daquilo que é uma cobertura jornalística com a tentativa de carimbar um selo de qualidade.

E ao longo dos dias encontrámos muitas marcas de empresas que operam em Portugal e no Mundo, não fossem multinacionais ou de franchising, logo elegíveis para marcarem presença na Rússia. Acontece que identificámos dois tipos de abordagem diferentes por parte das marcas: as marcas que mantêm o nome internacional e as marcas que alteram os nomes para o alfabeto cirílico, usado na Rússia, também nomeado como azbuca.

Julgamos que a segunda estratégia é mais proveitosa localmente, ainda que distorça ligeiramente a força de uma marca. Para mim, enquanto visitante, acho imensa piada ver as marcas traduzidas para russo, assim como achei engraçadíssimo ver o meu nome traduzido para cirílico, mas não sei que dizer acerca do real sucesso de tal medida…só experimentando.

Атлета-Дигитал, é Atleta-Digital em cirílico, transformação esta obtida num conversor online. A veracidade de tal conversão valerá o que vale, mas pelo menos fica com aspeto de marca que está na Rússia. Nas fotografias que deixamos abaixo, vejam vários exemplos de como as marcas alteram os seus nomes.



Ao contrário da boa maneira portuguesa, as duas marcas nacionais que encontrámos na Rússia não fazem qualquer tradução. É o caso da Moviflor, que tem carrinhas de transporte pela Rússia, sem mudar a imagem ou até o website, apenas fazendo uso de uma matrícula russa. Ou o caso da empresa de panelas e frigideiras, a Bioflon, que encontrámos num mini-mercado moscovita.

Este é um país de muita importação e diria que é um mercado a explorar por qualquer empresa nacional, principalmente no domínio da moda, da decoração, das artes florais, ou do vinho, entre outras.



Ainda sobre moda, para terminar este diário (amanhã publicaremos o último), as russas são usualmente identificadas como mulheres encantadoras e agora descubro que muito desse encanto é não só na fisionomia do corpo (tem diferenças claras em relação a outros povos europeus), mas muito baseado nas escolhas retiradas e obtidas na Moda. Elas vestem-se bem, usam maquilhagem em abundância, consomem produtos de moda como se não houvesse amanhã. Curiosamente no género masculino os fatores de moda são praticamente inexistentes e chegam a ser de mau gosto profundo. Não deixa de ser interessante ver um casal jovem a passear por estas bandas, com uma russa esbelta e produzida, ao lado de um russo mal amanhado e desarranjado. Parece ser uma ligação que funciona muito bem, a avaliar pelo número de casamentos que apanhámos em Moscovo.









| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2