[MOS13] De Bolt ao salto único de Isinbayeva

Domingo, 11 Agosto 2013
[MOS13] De Bolt ao salto único de Isinbayeva

Segundo dia do Mundial reservou 6 campeões.

O Estádio Olímpico já esteve hoje mais próximo de encher, com a final dos 100 metros reservada para o fim da jornada, onde Usain Bolt acabaria por recuperar o título. 

O dia foi composto por qualificações matinais e por qualificações e finais na sessão da tarde. E a sessão da tarde acabou por ser inaugurada pelos marchadores, na prova de 20 quilómetros marcha. Seria a volta com a sombra mais desejada, não encontrada na maior parte do restante concurso, num dia de calor intenso. A prova compôs-se de duas fases distintas, a da pujança e a do sofrimento. E dos que apostaram em pujança, apenas Aleksandr Ivanov (Rússia), Ding Chen (China) e Miguel López (Espanha) conseguiram passar o sofrimento em bom nível, o suficiente para as medalhas. Com 1:20.58 minutos, IVanov deu a primeira medalha de Ouro à Rússia nestes campeonatos, enquanto o português João Vieira deu o melhor resultado à equipa portuguesa, com 1:22.05 hora.

Na pista tudo se passava como o normal, ainda que na cabeça do público estivesse a imagem do que seriam as finais dos 100 metros masculinos. Até porque a meio da tarde os protagonistas entrariam em pista para as meias-finais, onde as surpresas não foram de maior, exceção feita ao francês Jimmy Vicaut que como líder europeu ficou pelo caminho, tal como o chinês Peimeng Zhang, mas neste caso visto de forma mais positiva, já que obteve novo recorde do seu país, com 10,00 segundos. Na final os relâmpagos e a chuva apresentaram-se e coube a Usain Bolt e restantes adversários vencer a chuva forte que se abateu na final. E a saída cautelosa de Bolt, que viu Justin Gatlin (EUA) a sair muito forte, acabaria por ser recuperada a partir dos 50 metros de prova, para terminar em 9,77 segundos, oito centésimos de segundo mais forte que Gatlin, que se viu distanciado do Bronze de Nesta Carter. Desta prova a Jamaica saiu a ganhar perante os EUA, com metade da final a ser composta por atletas jamaicanos e somente dois dos EUA. A França seria representada por Christophe Lemaitre (10,06) que se bateu pelo lugar de melhor europeu com o britânico James Dasaolu (10,21).

Das restantes finais, Brittney Reese (EUA) revalidou o título de campeã do Mundo de salto em comrpimento, desta vez muito apertada pela nigeriana Blessing Okagbare que ao quinto ensaio chegou a assustar a norte-americana, que desde o segundo ensaio liderava. As atletas russas acabariam afastadas do pódio. Sandra Perkovic (Croácia) mostrou porque dominou durante toda a temporada, para vencer a prova de lançamento do disco em 67.99 metros. Por três ocasiões a atleta croata lançou na casa dos 67 metros. Este é o primeiro título de Perkovic, depois do seu melhor ter sido o 9º lugar na disciplina em Berlim 2009. Nos 10000 metros femininos, a luta deu-se entre atletas africanas, mas foi Tirunesh Dibaba a recuperar um título que havia perdido desde 2007, recuperando também a sua felicidade pelo feito. A atleta completou as 25 voltas à pista em 30.43,35 minutos, numa vitória apertada perante as corridas igualmente fortes da queniana Gladys Cherono (30.45,17) e da etíope Belaynesh Oljira (30.46,98). No Decatlo, Ashton Eaton (EUA) revalidou o título e chegou ao novo máximo mundial do ano, com 8809 pontos, a menos de uma centena de pontos do recorde dos campeonatos. Os resultados de Eaton ao longo dos últimos dois dias foram os seguintes: 10,35 (100 m); 7.73 (Comprimento) ; 14.39 (Peso) ; 1.93 (Altura) ; 46,02 (400 m) ; 13,72 (110 m Barr.) ; 45.00 (Disco) ; 5.20 (Vara) ; 64.83 (Dardo) ; 4.29,80 (1500 m).

Nos 800 metros Adams Kszczot (Polónia) ficou hoje pelo caminho, ele que está habituado a grandes finais internacionais. A surpresa deu-se também com uma polaca no salto com vara, num dia negro que levou a multi-medalhada Anna Rogowska a não qualificar-se, depois de falhar três tentativas a 4.45 metros. Dez centímetros acima, Elena Isinbayeva acabou por passar à primeira, depois de muito nervosismo até ao seu salto. Quem também não esteve bem foi a Etiópia nos 1500 metros femininos, onde só Genzebebe Dibaba passou à fase seguinte, com a marca mais rápida (4.06,78), mas onde estará sem a companhia de Gelete Burga e Senbere Teferi.

CAMPEÕES (dia 2):
100 m Masc – Usain Bolt (Jamaica) – 9,77
20 Km Marcha Masc – Aleksandr Ivanov (Rússia) – 1:20.58
Decatlo Masc – Ashton Eaton (EUA) – 8809
10000 m Fem. – Tirunesh Dibaba (Etiópia) – 30.43,35
Salto em Comprimento Fem. – Brittney Reese (EUA) – 7.01
Lançamento do Disco Fem. – Sandra Perkovic (Croácia) – 67.99

Ashton Eaton

Aleksandr Ivanov

Brittney Reese

Usain Bolt

Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2