[MOS13] Dulce Félix cumpre objetivo mínimo

Domingo, 11 Agosto 2013
[MOS13] Dulce Félix cumpre objetivo mínimo

13º lugar nos 10 mil metros.

Dulce Félix terminou há momentos a prova dos 10 mil metros no Estádio Olímpico de Moscovo, numa participação onde o lugar de semi-finalista lhe restou enquanto objetivo mínimo. 

Seria difícil a Dulce Félix impor-se a um conjunto poderoso de atletas africanas. A prova foi desde início animada pela norte-americana Shalane Flanagan, seguindo na frente no primeiro terço de provas. Depois coube à japonesa Hitomi Niiya trazer o entusiasmo para a frente de corrida. As duas acabariam por cair na classificação, mas não tanto quanto poderia ser esperado, já que Niiya finalizou no 5º lugar e Flanagan no 8º lugar. Era o grito das atletas não africanas, com as africanas a brilharem nos últimos metros, com destaque para a vencedora, Tirunesh Dibaba. Este foi o terceiro Ouro da atleta etíope, que tinha ganho esta mesma prova em 2005 e 2007. A atleta igualou os ouros já conseguidos nesta distância, em Mundiais, da sua antecessora, Berhane Adere. Ao tempo de 30.43,35 minutos, seguiram-se perto as atletas Gladys Cherono (30.45,17) e Belaynesh Oljira (30.46,98).

Quanto à prestação da portuguesa Dulce Félix, cedo ficou fora da disputa da corrida, não aguentando os ritmos fortes impostos na frente e não chegando a ter possibilidade de lutar pela sua melhor prestação de sempre em Mundiais, o top-8. Dulce Félix chegou até a ser dobrada na luta das atletas da frente e acabou por se segurar dentro do objetivo mínimo, estar em Moscovo para recuperar o apoio para o restante ciclo olímpico. A portuguesa acabaria em 13º lugar, com o tempo de 32.36,73 minutos. A portuguesa também não conseguiu ser a melhor europeia em pista, já que a francesa Christelle Daunay chegou hoje ao 10º lugar. ” Tentei chegar lá à frente, mas acabei por não conseguir”, indicou Dulce Félix na zona de entrevistas, focando o facto de este lugar ser importante para que o apoio seja continuado ao longo deste ciclo olímpico, que culmina em 2016, onde pretende apostar na Maratona. A Maratona, aliás, que vai disputar já no próximo mês de novembro, o motivo que a fez escolher os 10 mil metros neste campeonato.

A prestação de Dulce Félix foi a última deste dia, que antecipa um dia sem portugueses. O terceiro dia deste Mundial não terá qualquer participação nacional, uma retoma que só ocorrerá na terça-feira, com a participação das marchadoras portuguesas nos 20 quilómetros marcha.

RESULTADOS (10000 m – Final):
1. Tirunesh Dibaba (Etiópia) – 30.43,35
2. Gladys Cherono (Quénia) – 30.45,17
3. Belaynesh Oljira (Etiópia) – 30.46,98
(…)
13. Dulce Félix (Portugal) – 32.36,73



Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2