[MOS13] João Vieira o rei das remontadas

Domingo, 11 Agosto 2013
[MOS13] João Vieira o rei das remontadas

4º lugar de João Vieira em Moscovo.

A marcha portuguesa esteve novamente em evidência nas grandes competições, com a prova dos 20 quilómetros marcha. O capitão de equipa deu o exemplo… 

Por definição a prova de 20 quilómetros marcha transmite dureza e tal como a Maratona de ontem, o calor que se fez foi forte demais para os marchadores presentes. Desde início a postura dos dois portugueses, Sérgio Vieira e João Vieira, foi conservadora, onde os 37 anos de idade de ambos lhes permitiram analisar a dureza do evento. ”A experiência hoje valeu mais que a juventude”, dizia no final João Vieira.

E isto explica-se facilmente com a progressão do marchador português ao longo dos 20 quilómetros. A meio da prova João Vieira apenas ia no 18º lugar, progredindo lugares com a desclassificação de alguns (o chinês Zhen Wang e ainda Erick Barrondo foram os nomes mais sonantes) e a desistência de outros. Depois de passar aos 15 quilómetros no décimo lugar ouviu da comitiva portuguesa a possibilidade de chegar ao top-8, mas longe de ficar convencido de outros voos: ” Não acreditei e à entrada da última volta cheguei a um ponto que não consegui acreditar na medalha”. A medalha de bronze acabaria por ficar a pouco mais de 40 segundos, ele que na entrada do Estádio Olímpico teve de se bater com o russo Denis Strelkov, acabando um segundo melhor, suficiente para o 4º lugar. Ao finalizar João Vieira abraçou o seu amigo, Miguel López, que hoje chegou ao bronze e que há algum tempo lhe havia confessado o que sentia em relação ao português: “tu és o rei das remontadas”. A marca foi a melhor de sempre de Portugal em Mundiais, terminando João Vieira em 1:22.05 hora, ele que sentia o recorde nacional nas pernas: ” Estava numa boa condição física. Sentia que estava a valer o recorde nacional, mas com estas condições…É melhor ter um bom lugar no Mundial que numa marca”.

Ainda sobre a possibilidade de medalha, João Vieira identificou o ensinamento que transmitiu ao português Marco Fortes há alguns dias atrás, exercendo o seu papel positivo enquanto capitão de equipa. ” Todas as competições que vou meto o fato de treino na mochila, a pensar em ir ao pódio. A cerimónia hoje vai ser Às 7:22 horas, já tinha essa hora na cabeça. É tudo possível na marcha e eu sou uma caixinha de surpresas”. Como capitão de equipa e, ao contrário do que fez na edição passada, João Vieira mostrou-se com vontade de marcar presença no Estádio nos próximos dias de competição, para sentir melhor o desempenho da equipa e para ver atletismo, algo que assume ser um prazer.

Sérgio Vieira

Já o seu irmão, Sérgio Vieira, cedo ficou fora de qualquer disputa, depois de torcer o pé logo desde início, obrigando-se a ” aguentar com as dores até ao fim”. Ao longo da prova o português ia sendo incentivado para tentar um lugar no top-30, depois de aos 15 quilómetros passar no 38º lugar, posição que acabaria por piorar na chegada à meta, onde foi 40º classificado. ” Sem apoios não dá para treinar. Trabalhei até ao último dia antes de vir e o resultado está aqui”, lamentou o profissional na área dos vinhos que se encontra numa situação oposta à do seu irmão, sem a possibilidade de programar a sua época da melhor maneira, enquanto que João Vieira é atualmente marchador a tempo inteiro. O tempo de 1:28.34 hora acaba por ser um resultado menos positivo para o marchador que continua a lutar pela sua carreira desportiva, mas cada vez mais a pensar na vida profissional.

No topo do Mundo chegou o russo Aleksandr Ivanov, um jovem de 20 anos, que este ano tinha sido medalhado de prata no Europeu de Sub-23. No segundo lugar chegaria o chinês Ding Chen (1:21.09).

O resultado de hoje de João Vieira pode mesmo ter sido o principal resultado português nestes Mundiais, um papel que já não é incomum para o marchador português que teve no seu oitavo Mundial a melhor prestação de sempre. E agora o pensamento é aguentar uma longa carreira até aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, estando em perspetiva a opção pela distância dos 20 ou 50 quilómetros.

RESULTADOS (20 Km Marcha Masc – Final):
1. Aleksandr Ivanov (Rússia) – 1:20.58
2. Ding Chen (China) – 1:21.09
3. Miguel Ángel López (Espanha) – 1:21.21
4. João Vieira (Portugal) – 1:22.05
(…)
40. Sérgio Vieira (Portugal) – 1:28.34





Gémeos Vieira

Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2