As Maratonas no limite da guerra

Quarta, 10 Abril 2013
As Maratonas no limite da guerra

Daegu receberá maratona no próximo dia 14.

A tensão entre as duas Coreias parece intensificar-se à medida que chega a hora de mais uma edição da Maratona de Daegu. 

Não é de amizade o clima vivido entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul e os tempos que se vivem atualmente são de pré-guerra, a avaliar pelas crescentes tensões regionais. Mas é de amizade o espírito que normalmente se vive na prática do desporto, principalmente em Maratonas. A cidade de Daegu está habituada aos grandes eventos, tendo em 2011 acolhido o Mundial de pista. Também todos os anos a cidade coreana acolhe uma grande maratona internacional, no mês de abril, como ocorrerá a 14 de abril deste ano. Mas a Maratona deste ano está longe de ser realizada em paz, quando ainda hoje a Coreia do Norte ameaçou os vizinhos com um teste balístico que pode ter um alcance de 3000 a 4000 quilómetros. Estando esta cidade separa por menos de 500 quilómetros da capital norte-coreana, os receios são naturais, apesar da organização da Maratona de Daegu estar a decorrer dentro da normalidade. Por exemplo, da Europa estará um dos melhores maratonistas da atualidade, o francês Patrick Tambwe. Além deste nome europeu, destaca-se a presença do etíope Yemane Tsegay, vencedor da Maratona de Roterdão em 2012. O atleta está já habituado a terras coreanas, depois de já ter vencido a Maratona de Gongju em 2009 e de ter sido terceiro classificado no ano seguinte na Maratona de Seoul. Mais perto de Pyongyang, capital norte-coreana, a Maratona de Gunsan estava prevista para 27 de abril, mas neste momento não existem informações disponíveis sobre a sua eventual realização.

As fortes expectativas de que a guerra armada poderá começar em breve na península coreana, não parecem demover os milhares de atletas já previstos para Daegu. Realizando-se a 14 de abril, um dia antes do aniversário dos 101 anos do nascimento do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, avô do atual líder, a Maratona tanto pode ser a última grande prova dos próximos tempos, como um alvo ou apenas uma ameaça. Especialistas internacionais garantem que a data 15 de abril será chave neste início de guerra.

Mas também o Japão parece estar na mira dos líderes norte-coreanos e também aqui se realiza uma Maratona internacional, em Nagano, no próximo dia 21 de abril. Resta saber os próximos desenvolvimentos desta tensão e compreender qual será de facto o papel das grandes maratonas internacionais para a pacificação da região. Para já não haverão cenários fechados, até que as fronteiras sejam fechadas para o exterior. A China já encerrou a sua fronteira com a Coreia do Norte e os conselhos dos países é o evitar das viagens internacionais por parte de turistas, o que pode afetar os números de participações das maratonas.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2