Ercília Machado alcança mínimos

Domingo, 17 Fevereiro 2013
Ercília Machado alcança mínimos

Birmingham e Aubiérre com participações nacionais.

Ontem, além do Campeonato de Portugal, duas atletas estiveram em destaque na Europa : Ercília com mínimos, Leonor Tavares perto deles. 

Ontem o Mundo acolheu mais de 50 eventos com carácter de grandes eventos nacionais ou internacionais, uma variedade que proporcionou bons resultados individuais, no caso da Europa um bom teste para o Europeu de pista coberta, que se disputa dentro de duas semanas. Entre as participações estiveram duas portuguesas, com maior destaque para Ercília Machado (no Meeting de Birmingham), em relação a Leonor Tavares (no Campeonato de França).

O Meeting de Birmingham foi um dos pontos altos desta época de pista coberta, prova onde se alcançaram cinco máximos mundiais do ano, em pista coberta. Numa das provas mais emocionantes do meeting, os 800 metros masculinos tiveram três atletas no pódio separados por três centésimos, com a vitória a tender para Michael Rimmer (Grã-Bretanha), com 1.46,55 minutos, um dos máximos. Na velocidade Michael Rodgers (EUA) foi o vencedor, com 6,53 segundos nos 60 metros, prova onde Dwain Chambers não passou das eliminatórias, reforçando o seu estatuto de ausente para Gotemburgo. No lado feminino a velocidade foi bem mais emocionante, com Murielle Ahoure a baixar pela primeira vez no ano dos 7 segundos (6,99). Nas distâncias acima também caíram máximos do ano, por intermédio de Natasha Ahoure (EUA), que correu os 400 metros em 50,88 segundos e por intermédio de Genzebe Dibaba (Etiópia), na prova de 1500 metros (4.00,83 minutos). No triplo salto destacou-se de todas as restantes, para máximo mundial do ano, Olha Saladukha (Ucrânia), que chegou aos 14.61 metros.

Sem máximos mundiais em Birmingham, destaque ainda para a primeira prova do ano de Mo Farah (Grã-Bretanha) nos 3000 metros, vencedor com 7.42,00 minutos. Na mesma prova, mas do lado feminino, a veterana Helen Clitheroe (Grã-Bretanha) foi vencedora com o tempo de 8.50,16 minutos, prova onde a portuguesa Ercília Machado se saiu bem, ao correr a distância em 9.05,87 minutos, um novo recorde pessoal e mínimos para o Europeu de pista coberta, apesar do 10º lugar no meeting.

Em Aubiére (França) decorreu a 1ª jornada do campeonato francês, um dos mais disputados na Europa. Na distância dos 60 metros (com e sem barreiras) foi o setor masculino o que mais se destacou. No caso dos 60 metros planos Jimmy Vicaut acabaria por ser o vencedor, com uma marca muito promissora, de 7,53 segundos, prova onde Christophe Lemaitre acabaria por ser apenas terceiro classificado. Com barreiras foi Pascal Lagarde a destacar-se, correndo em 7,53 segundos, também novo recorde pessoal. A única portuguesa presente foi Leonor Tavares, atleta residente em França, na prova de salto com vara. Os 4.30 metros alcançados ficariam a 5 centímetros dos mínimos para os Europeus de pista coberta, falhando de seguida o salto de 4.35 metros. Nos 200 metros a mais rápida, com uma marca de destaque, foi Johanna Danois (22,81 segndos).

Outra das provas com destaque internacional, realizada também ontem, foi o meeting norte-americano em Nova Iorque, “Millrose Games”. Aqui caíram quatro máximos mundiais do ano, dois em cada género. Nos 60 metros planos Darvis Patton (EUA) correu rápido, em 6,50 segundos, numa prova muito disputada este ano. A prova das 2 milhas também acabaria com máximo mundial, através do medalhado Bernard Lagat (EUA), que chegando ao seu recorde pessoal (8.09,49), chegou também ao melhor registo do ano. Do lado feminino os máximos do ano foram obtidos em provas menos habituais : 600 metros e milha. As vitórias pertenceram a Alysia Montano (1.23,59 minutos) e a Sheial Rein (4.27,02 minutos), respectivamente.

Na Alemanha os últimos dois dias foram de meeting no centro geométrico europeu, em Potsdam, com provas de salto com vara para ambos os géneros. No lado feminino a vitória foi menos proeminente na marca, por intermédio de Kristina Gadschiew (4.51 metros), mas acabaria por ser novamente Bjorn Otto (no setor masculino) a ameaçar os bons registos, com o alcance de 5.83 metros.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2