Liga Diamante molhada em Zurique

Quinta, 30 Agosto 2012
Liga Diamante molhada em Zurique

Entregues primeiros lugares a metade dos eventos.

Zurique (Suiça) acolheu a finalíssima para metade dos eventos desta Liga Diamante, mas com a chuva a não permitir resultados de ponta, antes sim algumas disputas interessantes. Marco Fortes esteve presente. 

A chuva não deu hoje tréguas a um meeting que teve o seu começo ainda durante o dia de ontem, com as provas de lançamento do peso a serem realizadas na estação central de Zurique, um hábito que tem cativado neste modelo de meeting, com a prova masculina a ter a presença do português Marco Fortes. O fim de época e a desinspiração não o levaram para lá dos 19.23 metros, marca que alcançou ao quarto ensaio, num evento onde David Storl (Alemanha) não fechou bem a época, com uma retirada após três nulos. Quem imperou foi Reese Hoffa (EUA) que teve uma aposta forte nesta Liga Diamante, voltando a vencer, agora com 21.64 metros, destacando-o ainda mais na vitória no circuito de meetings. Quem também confirmou o destaque ao longo da época foi Valerie Adams (Nova Zelândia), com a atleta a chegar aos 20.81 metros, uma marca que é agora o recorde de meeting. Adams volta, assim, a triunfar na Liga Diamante, depois da vitória em 2011.

Outros três recordes de meeting cairam durante o dia de hoje. Usain Bolt chegou a um deles, participando nos 200 metros, prova que contava para a Liga Diamante. O jamaicano nem foi tão rápido como noutros eventos, mas os 19,66 segundos foram suficientes para apagarem o nome do norte-americano Wallace Spearmon do mapa dos recordes de meeting. A velocidade jamaicana também acabaria por se fazer sentir numa prova extra-diamantes, os 100 metros, com Yohan Blake (Jamaica) a voltar a mostrar-se e correndo um centésimo mais rápido do que o seu compatriota Asafa Powell havia feito em 2006. Hoje Blake correu em 9,76 segundos, enquanto que no setor feminino Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica) confirmou a sua vitória na Liga Diamante, correndo em 10,83 segundos. Sem a presença de algumas das principais atletas do ano nos 3000 metros obstáculos, acabaria por ser a etíope Etenesh Diro a vencer, em relativamente lentos 9.24,97 minutos, não suficientes para derrubar Milcah Chemos (Quénia), que depois de uma época “vencedora” limitou-se a cumprir calendário em Zurique, finalizando em 9º lugar hoje. Conseguiu a queniana, desta forma, revalidar a vitória na Liga Diamante.

Acabariam por ocorrer alguns despiques interessantes e um deles foi mesmo entre David Rudisha (Quénia) e Aman Mohammed (Etiópia), nos 800 metros, onde a vitória determinaria a vitória na Liga Diamante para qualquer um dos dois. Acabaria por ser o etíope a surpreender o normalmente invencível David Rudisha, vencendo em 1.42,53 minuto, um novo recorde etíope, contra 1.42,81 minutos do queniano. Desta forma os diamantes cairam diretos na mão do jovem de 18 anos, que promete luta nos próximos anos perante Rudisha. Outro dos interessantes despiques ocorreria nos 100 metros barreiras, com as norte-americanas Dawn Harper e Kellie Wells a disputarem entre si a chegada aos diamantes, com a felicidade a acontecer para o lado de Harper que hoje venceu em 12,59 segundos, contra o terceiro lugar de Wells.

Quem hoje voltou a repetir a vitória da Liga Diamante foi Renaud Lavillenie (França) que ao saltar 5.70 metros fez os serviços mínimos para confirmar vitória final, num circuito de meetings onde nunca perdeu este ano. Hoje dos 12 participantes só cinco conseguiram ultrapassar com sucesso uma fasquia, o que dá bem conta das condições climatéricas em Zurique. Nos 400 metros femininos também Amantle Montsho (Botswana) concretizou a repetição do título na Liga Diamante em 2011, apesar de não brindar com uma vitória no meeting, cedida à norte-americana Sanya Richards-Ross.

Entre tantas confirmações de destaque, hoje ficou mais uma vez patente a vitória de Sandra Perkovic (Croácia) na prova de lançamento do dardo feminino, finalizando desta forma todos os eventos de dardo que ocorreram nesta Liga Diamante. Hoje lançou 63.97 metros, um registo tímido, mas suficiente, para ser considerado um dos destaques de toda a Liga Diamante, ainda para mais se considerados os seus jovens 22 anos de idade.

VENCEDORES DA LIGA DIAMANTE

Masculinos
200 m – Nickel Ashmeade (Jamaica)
800 m – Aman Mohammed (Etiópia)
5000 m – Isiah Koech (Quénia)
400 m Barr. – Javier Culson (Peru)
Altura – Robbie Grabarz (Grã-Bretanha)
Vara – Renaud Lavillenie (França)
Triplo – Christian Taylor (EUA)
Peso – Reese Hoffa (EUA)
Dardo – Vitezlav Veselý (Rep. Checa)

Femininos
100 m – Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica)
400 m – Amantle Montsho (Botswana)
1500 m – Abeba Aregawi (Etiópia)
100 m Barr – Dawn Harper (EUA)
3000 m Obst. – Milcah Chemos (Quénia)
Comprimento – Yelena Sokolova (Rússia)
Peso – Valerie Adams (Nova Zelândia)
Disco – Sandra Perkovic (Croácia)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2