Jamaica voltou ao topo em Lausanne

Sexta, 24 Agosto 2012
Jamaica voltou ao topo em Lausanne

Usain Bolt e Yohan Blake continuam demolidores.

O meeting de Lausanne (Suiça), já numa fase adiantada da época, proporcionou bons momentos, entre eles uma liderança mundial do ano. 

Ontem a Suiça voltou a ter um dos grandes meetings do ano, com a presença de muitos dos melhores atletas mundiais e entre eles estiveram dois dos atletas que ainda recentemente foram destaque nos Jogos Olímpicos, ambos jamaicanos : Usain Bolt e Yoahn Blake. Apesar de partilharem especialidades (100 e 200 metros), os dois não se encontraram, como não deverá voltar a ocorrer esta época, participando Bolt na prova a contar para a Liga Diamante (200 metros), enquanto Blake competiu na prova de 100 metros.

Entre os dois, poder-se-ia dizer que o mais destacado foi mesmo Blake, nos 100 metros, chegando ao seu melhor registo de sempre, além de recorde de meeting, depois de correr a distância em 9,69 segundos, o segundo melhor atleta mundial de toda a história do atletismo, a par de Tyson Gay. E foi este atleta que Blake curiosamente bateu neste meeting, com Gay a percorrer a distância em 9,83 segundos, ele que tem tido dificuldade em impor-se nos últimos anos perante a qualidade da velocidade jamaicana. Nos 200 metros participava Usain Bolt que teve de empenhar-se para chegar em 19,58 segundos, à frente do holandês Churandy Martina (19,85), este com recorde do seu mais recente país (depois de ter representado anteriormente as Antilhas Holandesas). Esta final quase jamaicana teve no holandês e no norte-americano Wallace Spearmon (20,10) os únicos “estrangeiros”. Os 200 metros acabariam por ser tão fortes que atiraram o norte-americano Darvis Patton para a prova de 200 metros, mas de carácter nacional. Para Bolt foi o bater do recorde de meeting, que já era seu desde 2009, por um centésimo e a continuação na luta pelos diamantes...

Quem também surpreendeu foi Moutaz Ashmed (Qatar), na prova de salto em altura, chegando a 2.39 metros, uma marca que também iguala o recorde asiático, do chinês Jianhua Zhu, que agora partilha o recorde com Ashmed. Esta marca teve ainda a capacidade de bater o recorde de meeting do cubano Javier Sottomayor, o atual recordista mundial que em 1994 estabeleceria o anterior recorde de meeting. O campeão olímpico Ivan Ukhov (Rússia) teria de se contentar, assim, com o segundo lugar, que teve os 2.37 metros também igualados ao britânico Robbie Grabarz. Sem a bielorussa Nadezhda Ostapchuck, punida por doping, Valerie Adams (Nova Zelândia) continua a espalhar valia competitiva através de vitórias fortes, como a que conseguiu aqui com 20.95 metros, que derrubou um dos mais antigos recordes deste meeting, que estava na mão de Mandy Krieger desde 1989.

A CORRIDA AOS DIAMANTES COMEÇA A CHEGAR AO SEU LIMITE

Há disciplinas que levam já uma forte vantagem dos atletas participantes, no que toca à luta pelo primeiro lugar em cada disciplina, que permitirá a cada vencedor arrecadar um importante prémio para a sua carreira. Depois desta prova um dos que leva a sua vitória adiantada é o queniano Paul Koech, nos 3000 metros obstáculos, que somou a quarta vitória, nos cinco meetings que acolheram o evento. A um meeting do fim, no salto com vara, é o francês Renaud Lavillenie a imperar, depois de em Lausanne fazer a sua quarta vitória na Liga Dimante. Do lado feminino, das disciplinas que se realizaram em Lausanne, o salto em comprimento é a prova que leva uma candidata mais adiantada, a russa Yelena Solova, que tornou a ganhar. A mesma tendência vai ocorrendo no triplo salto, para Olha Rypakova (Cazaquistão), mas neste caso ainda com duas provas por se disputarem. No lançamento do peso já são 11 os pontos que Valerie Adams leva sobre Ostapchuck, que não competirá mais até ao fim da época.

O próximo meeting será já no domingo, em Birmingham (Inglaterra), antes das finalíssimas em todas as disciplinas, separadas por Zurique (30 de agosto) e Bruxelas (7 de setembro).

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2