[EURO12] 16 portugueses e duas finais

Sexta, 29 Junho 2012
[EURO12] 16 portugueses e duas finais

Estafetas portuguesas entrarão em ação no penúltimo dia.

O penúltimo dia de competições trará novos portugueses em ação, com duas finais onde estarão portugueses. 

Novamente a seleção nacional terá um dia bastante preenchido, eventualmente o mais atarefado destes Europeus, depois de dois dias seguidos com ganho de medalhas e com participações, no geral, positivas. A sessão matinal começará mais tarde do que é costume, com Irina Rodrigues a entrar na pista às 09:00 (hora portuguesa), logo seguida da estafeta de 4x100 metros masculinos.

FINAL DOS 10000 METROS É INCÓGNITA, ESTAFETA UMA PREOCUPAÇÃO

Portugal apresentará nos 10000 metros três atletas, cujo momento de forma e possibilidade de bom resultado nesta final direta se desconhecem. A prova tem tudo para estar em aberto, com muitos atletas na casa dos 28 minutos e poucos naturais favoritos. Dos portugueses é Rui Pedro Silva que tem melhor registo de época e que deverá aqui tentar mínimos olímpicos na distância, depois de assumir que preferirá presença em Londres com 10000 metros, apesar de ser na Maratona a prova que atualmente o qualifica para Londres.

A estafeta de 4x100 metros também terá uma dura tarefa pela frente, apesar de estar a competir no corredor número 7, que Arnaldo Abrantes hoje considerou ser mais vantajoso para as aspirações nacionais, embora Ricardo Monteiro tenha ficado impossibilitado de testar as famosas curvas que muito têm dado que falar. Portugal competirá na primeira série e para se qualificar terá de ser uma das três seleções mais fortes ou esperar por um dos dois lugares de repescagem. Na série de Portugal competirão as seleções da Rússia, Letónia, Polónia, Suécia, Grã-Bretanha, Finlândia e Holanda.

Edi Maia também estará na sessão matinal, no salto com vara, sendo o primeiro a saltar no grupo B. O português não terá uma tarefa simples, primeiro porque a marca de qualificação direta está colocada a 5.60 metros, segundo porque terá de ser um dos doze primeiros classificados na qualificação se quiser aspirar à presença na Final. Dependerá do dia que o português tiver, porque num dia normal a qualificação é possível…

Encerram a sessão matinal os barreiristas João Almeida (segunda série) e Rasul Dabó (quinta série), na prova de 110 metros barreiras. Ambos os portugueses parecem ter a possibilidade de chegar à meia-final, dado que passarão diretamente quatro atletas por série e ainda quatro tempos repescados. No entanto a qualificação até parece mais propícia a Dabó que a Almeida, embora o sportinguista possa estar num momento de subida de forma para este Europeu.

CLARISSE CRUZ TENTARÁ DE NOVO O MÍNIMO ‘A’ PARA LONDRES

A única final onde Portugal terá atletas no setor feminino é nos 3000 metros obstáculos, prova onde Clarisse Cruz deverá tentar perseguir o objetivo do alcance do mínimo “A” para os Jogos Olímpicos deste ano, objetivo falhado na qualificação por 30 centésimos. A portuguesa não deve, assim, estar muito próximo de uma classificação individual de destaque, embora a presença na final e um eventual mínimo até possam transformar a sua presença numa surpresa agradável, até pela longa carreira da fundista portuguesa.

Contudo quem iniciará o dia da prestação nacional é Irina Rodrigues, a atleta que este ano se projetou para cima dos 60 metros no lançamento do disco e que até tem toda a possibilidade de tentar uma final europeia, dado que a marca de qualificação direta é de 61 metros (abaixo do seu recorde pessoal) e tendo registos superiores a muitas das suas adversárias diretas. Participará no Grupo A, sendo a oitava a lançar.

Para finalizar o dia, a equipa de 4x400 metros tentará em Helsínquia um bom resultado, tanto que será na pista 8 que disputarão a segunda meia-final, contras as seleções da Polónia, Itália, França, Finlândia, Rússia, Grã-Bretanha e República Checa. Desta equipa destaca-se a presença de Vera Barbosa, que fez nestes Europeus um bom desempenho nos 400 metros barreiras e que poderá ser a peça chave para a passagem de fase nos 4x400 metros. Esta passagem equivale a um dos três primeiros lugares de série ou dois dos melhores tempos.

DIA DOS PORTUGUESES (HORA PORTUGUESA) - DIA 4:

09:00 – Lanç. Do Disco Feminino (Qualificação – A) – Irina Rodrigues
09:20 – 4x100 metros Masculino (Meia-final – 1) – Portugal
11:15 – Salto com Vara Masculino (Qualificação – B) – Edi Maia
12:53 – 110 m Barreiras Masculino (Ronda 1 – 2) – João Almeida
13:17 – 110 m Barreiras Masculino (Ronda 1 – 5) – Rasul Dabó
17:55 – 3000 m Obstáculos Feminino (Final) – Clarisse Cruz
19:00 – 10000 m Masculino (Final) – Youssef el Kalai, Rui Pedro Silva e José Rocha
20:02 – 4x400 metros Feminino (Meia-Final – 1) - Portugal

Enviado Especial : Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (1)add feed
Hélio Gomes : João Soua
Hélio Gomes também estará presente nos 1500m.
Junho 30, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2