Melhores de 2011 não desiludiram

Sexta, 08 Junho 2012
Melhores de 2011 não desiludiram

Usain Bolt e Sally Pearson venceram ontem em Oslo.

A Liga Diamante esteve ontem em Oslo (Noruega), onde além dos astros Usain Bolt e Sally Pearson, Milcah Chemos bateu recorde africano. 

As marcas ontem obtidas em Oslo estiveram ao nível do que costumam ser os Bisllet Games. Cinco melhores marcas mundiais do ano foram alcançadas, com “apenas” três recordes de meeting e, pela primeira vez este ano, a presença de um atleta português. Marco Fortes esteve na prova de lançamento do peso, onde terá acusado alguma carga de treino, tal como em Bilbau já acusara, ficando nos 19.56 metros, o que lhe permitiu o 5º lugar na competição. Venceu aqui o polaco Tomasz Majewski, com 21.36 metros, numa prova sem presença dos habituais “pesos pesados” norte-americanos.

No setor masculino o grande incentivo estava marcado para o fim do meeting, com a prova de 100 metros planos, onde o jamaicano Usain Bolt acabaria por ter de dar bastante de si para que o seu compatriota Asafa Powell não cruzasse a meta primeiro. Bolt correu a prova em 9,79 segundos, um novo recorde de meeting, mas somente com seis centésimos de vantagem sobre Powell. Não se conseguindo melhor marca mundial do ano nos 100 metros, outras provas tomaram essa dianteira. Na prova de milha Asbel Kiprop (Quénia) venceu em 3.49,22 minutos, ganhando mais pontos para a sua contabilidade, no que à Liga Diamante diz respeito. Nos 400 metros barreiras o peruano Javier Culson venceu confortavelmente em 47,92 segundos e ultrapassou o seu próprio máximo mundial do ano. Uma das novidades da época, Vitezslav Veselý (Rep. Checa) foi o grande vencedor no lançamento do dardo, com 88.11 metros, um novo recorde pessoal, longe ainda do astro checo que possui o recorde do mundo da especialidade, Jan Zelezny (98.48 metros). Para já o norueguês Andreas Thorkildsen parece ver o seu favoritismo mundial em causa, depois de ontem se quedar por um terceiro lugar (82.30 metros).

Regressada aos 100 metros barreiras, depois de ter sido uma agradável surpresa nos 60 metros barreiras, em pista coberta, a australiana Sally Pearson foi um dos grandes destaques femininos ao conseguir correr a distância em 12,49 segundos e batendo o recorde de meeting da mítica Gail Devers por quatro centésimos. Contudo uma das provas mais emocionantes ocorreu nos 3000 metros obstáculos, onde a queniana Milcah Chemos e as etíopes Sofia Assefa e Hiwot Ayalew protagonizaram uma autêntica corrida aos recordes. No final a vitória de Milcah Chemos permitiu o recorde africano, e de meeting, com o registo de 9.07,14 minutos, um recorde olímpico que estava na posse da compatriota Eunice Jepkorir. No segundo lugar chegaria Assefa, que chegou ao recorde nacional etíope em 9.09,00 minutos, não ficando longe Ayalew (9.09,61 minutos). Nota ainda para o recorde nacional de Murielle Ahoure (Ilhas Virgem) na prova dos 200 metros, onde correu em 22,42 segundos, a vinte centésimos da liderança mundial do ano.

Amanhã realiza-se mais um meeting para a Liga Diamante, em Nova Iorque (EUA), onde se esperam também resultados interessantes, principalmente com os principais atletas norte-americanos da atualidade.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
História - Gail Devers

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2