Arnaldo foi o melhor na Europa Central

Domingo, 03 Junho 2012
Arnaldo foi o melhor na Europa Central

Estafetas femininas lutaram por Europeu.

Perto de duas dezenas de atletas portugueses competiram na Europa Central entre ontem e hoje. 

Arnaldo Abrantes (em Genebra), Edi Maia (em Innsbruck), Dulce Félix (em Viena) e mais de uma dezena de atletas (em Bydgoszcz), foram os atletas que se deslocaram na preparação da parte fundamental da época de ar livre, que no próximo fim-de-semana terá em disputa a final do Campeonato Nacional de Clubes.

EDI MAIA E ARNALDO ABRANTES TIVERAM SORTES DIFERENTES

Em Innsbruck (Áustria), Edi Maia poderia ter chegado a um telhado dourado (tradução do nome do meeting), mas ainda a adaptar-se às novas varas acabaria por ficar-se pelos 5.40 metros, numa prova de salto com vara vencida pelo polaco Przemyslaw Czerwinski (5.60 metros). Quem também participou, com 40 anos, foi Tim Lobinger, um dos destacados alemães que no início do milénio foi medalhado internacional em vários eventos.

Quem também hoje esteve na Áustria foi Dulce Félix, que venceu a Corrida da Mulher em Viena, na distância de cinco quilómetros. A fundista portuguesa concluiu com 15.30 minutos e foi superior às atletas Jelena Prokopcuka (Letónia) e Joyce Kiplimo (Quénia).

Já Arnaldo Abrantes esteve ontem em Genebra (Suiça), para fazer as provas de 100 e 200 metros. Menos feliz nos 100 metros, onde concluiu em 10,76 segundos, também com um forte vento contra na reta da meta, acabaria melhor nos 200 metros, onde chegou aos 20.88 segundos, confirmando o mínimo para o Europeu e aproximando-se novamente do mínimo olímpico.

BYDGOSZCZ CONTOU COM VELOCISTAS NACIONAIS

Hoje mais de uma dezena de atletas marcaram presença no European Athletics Festival, em Bydgoszcz (Polónia), uma das cidades europeias que mais acarinha o atletismo. Individualmente acabaria por não acontecer qualquer resultado de destaque, até porque o principal objetivo seria rotinar as estafetas nacionais, que este ano lutam por dois objetivos diferentes : Europeu de ar livre e Jogos Olímpicos. Em ambos os casos são precisas duas marcas internacionais, com presença de pelo menos três seleções estrangeiras, o que se verificou na Polónia.

No setor masculino a estafeta de 4x400 metros terminaria com uma marca muito abaixo do esperado, com 3.14,82 minutos, onde individualmente Ricardo Lima (com 51,61 segundos) até foi mais rápido que João Ferreira (com 52,91 segundos), na prova de 400 metros barreiras, aproximando-se o primeiro dos mínimos para o Europeu.

Em femininos Portugal apresentava equipas para os 4x100 metros e 4x400 metros. Nos 4x100 metros os 45,04 segundos constituem a quinta melhor marca nacional de sempre, mesmo com a ausência de Sónia Tavares, o que perspetiva eventualmente a queda do recorde nacional, em breve, com as melhores atletas em forma. Fizeram parte desta equipa as atletas Tânia Duarte, Andreia Felisberto, Carla Tavares e Eva Vital, ainda assim com a 19ª melhor marca europeia do ano, o que para já quase coloca as portuguesas entre as 16 melhores equipas que se podem qualificar para Helsínquia. Nos 4x400 metros a equipa composta por Vera Barbosa, Carolina Duarte, Dorothé Évora e Joceline Monteiro chegou à 11ª melhor marca europeia do ano, com 3.40,45 minutos, o que para já é animador para que Portugal tente estar presente em Helsínquia com uma estafeta. Individualmente a melhor classificada foi Vera Barbosa, nos 400 metros barreiras, mas com o registo de 57,48 segundos, longe do seu melhor.

RESULTADOS (European Athletics Festival) :

Masculinos :

400 – Victor Santos (28º) – 49,56
400 Barr. – Ricardo Lima (7º) – 51,61 | João Ferreira (8º) – 52,91
4x400 – Portugal [Victor Santos,João Ferreira,André Marques,Paulo Pinto] (9º) – 3.14,82

Femininos :
100 – Tânia Duarte – 12,16 | Andreia Felisberto (11º) – 11,93 | Carla Tavares (13º) – 11,95 | Eva Vital (15º) – 12,13 | Susana Santos (16º) – 12,41
400 – Miriam Tavares (10º) – 56,50
400 Barr. – Vera Barbosa (7º) – 57,48
4x100 – Portugal [Tânia Duarte, Andreia Felisberto,Carla Tavares e Eva Vital] (5º) – 45,04
4x400 – Portugal [Vera Barbosa, Carolina Duarte,Dorothe Évora,Joceline Monteiro] (4º) – 3.40,45

| Mais


Comentarios (20)add feed
... : olhar atento
Flávio Pinto? Quando é que começam a tomar atenção às provas?
A estafeta de 4x400m foi composta por André Marques, João Ferreira, Paulo Pinto e Victor Santos.
Junho 03, 2012
Do melhor : RM
Não te preocupes com pormenores desses... Não entendo onde querem por o atletismo depois de uma noticia destas.

http://www.record.xl.pt/Modalidades/Atletismo/interior.aspx?content_id=760019

Ridiculo, alguém me consegue explicar se isto é noticia em algum país? Num dia em que Marco Fortes, Sónia Tavares, Marcos Chuva,Francis, Patricia Mamona e toda a selecção nacional dos 10000m competem em Bilbau, fazem noticias dessas e até dão destaque a resultados que estão dentro do panorama regional! Quero ver a noticia que vão fazer depois do meeting Bilbau...
Junho 03, 2012
correcção! : RM
Não será a noticia que mencionei anteriormente, uma forma de apagar a péssima prestação portuguesa na Polónia? Onde eventualmente só a estafeta de 4x100m femininos escaparam e a corrida de Ricardo Lima, porque de resto foi mais do que mau, principalmente prestações de atletas a quem muito boa gente da FPA já está a dar um bilhete para Londres 2012...
Junho 03, 2012
Corrigido! : Edgar Barreira
Obrigado pela correção. Os polacos trocaram, no momento de saída dos resultados, o nome Paulo por Flávio, acabando por ser transcrito para a noticia.
Junho 03, 2012
RM? : FA
Sr. RM; então a estafeta de 4 x 100 m fez melhor que 46 segundos? E logo com a 5ª melhor marca de sempre! Mas não foi o Sr. que escreveu ser dificil tal acontecer? E então a marca da Eva com vento contra. Sabe que a jovem é a recordista de Portugal de 4 x 100 m?
Quem já tem bilhetes para Londres? Onde está divulgada a selecção?
Uma equipa com dois juniores fez o mesmo que o SLB em Vila Real.
Quando são os que dizem gostar da modalidade que dizem mal da mesma...
Junho 03, 2012
FA : RM
Posso assumir já aqui que realmente a estafeta de 4x100m me surpreendeu por isso é que destaquei o resultado, não tenho problemas em admitir isso, agora todos os outros resultados foram abaixo da espectativa, e claro que sei que a Eva é a recordista nacional dos 4x100, assim como o ano passado outra equipa sem a Eva ficou a um centésimo do record. Estou a olhar para os resultados na sua totalidade, a diferença é que sei ver o que é gastar dinheiro a enviar estafetas de nível inferior e menos preparadas do que deviam...
Junho 03, 2012
Sr. RM : olhar atento
Gostava de vê-lo na pista fazer melhor que eles. E mais não digo.
Junho 03, 2012
Olhar atento : RM
Por vezes tento não acreditar que as pessoas ou não sabem ler ou não querem ler, eu não critico os atletas, eu critico quem leva e monta estas equipas para ir correr fora do país envolvendo custos etc... Se calhar já corri e fiz melhor do que ali foi feito, mas não é isso que tá em causa... O problema é que temos muitos bons atletas a precisar de verdadeiro apoio, suporte financeiro mesmo para poder participar em meetings também, os mesmos que estão muito à frente na fila para receber este tipo de apoios e que no fim é distruibuido aos grupos e atletas que mais lhes interessam...
Junho 03, 2012
Olhar atento : RM
Não quero alongar-me muito mais, mas em resposta à provocação da sua mensagem garanto-lhe, que em termos de logistica e gestão desportiva, faria melhor e sem sombra de dúvidas do que muitas pessoas de responsabilidade na FPA...
Junho 03, 2012
Como sempre... : Franco
Se vão não deviam ir; não indo, é incrivel a falta de apoio...
A temporada de ar livre está a começar; a forma não aparece apenas com os treinos. Certamente que muitos dos que competiram este fim de semana nos vários pontos da Europa, vão melhorar e lutar pela ida ao campeonato da Europa. Alguns, estarão em Londres. Mas não se pode estar todo o tempo em forma.
Como leitor desta página, é fácil constatar que os comentários são, maioritariamente pela negativa. Quantos foram feitos quando a Irina fez minimos? E este é o último caso, o mais recente!
Junho 03, 2012
Para o RM : Franco
Certamente sabe que há eleições para a FPA. Apresente uma candidatura que a qualidade que apregoa o levará a vencer de forma muito fácil.
Junho 03, 2012
Prometido : RM
Então fazemos o seguinte, a partir de agora ninguém se queixa sobre politica e crise, ninguém proteste contra injustiças a não se que daqui a uns tempos se candidate ao lugar das pessoas que criticamos para poder fazer melhor...Se soubesse como se ganham eleições na FPA não estaria de certeza a dizer isso, ou pelo menos a pensar que uma pessoa com boas ideias e de bom coração ganha votos nas associações com apenas esses trunfos...
Junho 03, 2012
... : RM
Melhor ainda, vamos gastar dinheiro com idas de atletas de segundo plano nacional a provas no estrangeiro que talvez ainda tenham de ficar em casa alguns atletas com minimos A para os jogos por falta de verba... Estou a exagerar claro, toda a gente sabe que a FPA está a trabalhar afincadamente para captar patrocinadores para apoiar os nossos atletas, tanto com jogadas de marketing e publicidade e a vender a imagem dos seus atletas de primeiro plano...
Junho 03, 2012
... : Franco
Eu não sei como se ganham, mas certamente não tenho a sua enorme qualidade e conhecimento (basta ler a forma como se descreve!)Mas já agora, se sabe que é de forma menos correcta apresente provas na procuradoria geral da républica! E já agora, também nesta página para todos aprendermos com os seus vastos conhecimentos.
Mas como já alguem escreveu sobre este assunto; já perguntaram na FPA como foram á Polónia, quais os critérios de convite,etc?
Por exemplo, pelos resultados deste fimde semana deu para verificar que alguns dos nomes "falados" estiveram a competir noutros locais, para além dos lesionados. Possívelmente estes factos motivaram não terem sido convidados. Não sei, mas é possível.
Junho 03, 2012
... : RM
Isto não é bem futebol, ou seja, temos uma estafeta a querer fazer minimos nos 4x400 e se não está Jorge, Arnaldo e Yasaltes e apenas se encontra presente o João toca a arranjar suplentes e vamos na mesma... O atletismo em Portugal está a passar dificuldades e mesmo com convite existe despesas envolvidas nesta deslocação! Relativamente a candidaturas à FPA, eu não me acho nem de perto o conhecedor de todo o mundo atlético português mas posso expressar o meu descontentamento, e fiquei descansado que eu já vou fazendo os possíveis para ir melhorando o que se faz no atletismo em Portugal. Para terminar, não vale a pena denunciar nada do que se passa na FPA à procuradoria geral da républica porque o mal já foi feito, agora é perfeitamente legal ter mandatos quase que vitalícios...
Junho 03, 2012
Noticia : RM
Para não ficarem todos a pensar que eu sou anti-federação de alma e coração e que critico por criticar, quero só frisar que a Sara Moreira confirmou os minimos A para Londres juntando também a medalha de ouro na Taça da Europa de 10000m, tivemos um segundo lugar de equipas masculino e um terceiro lugar de nos femininos... Meus senhores para mim isto é noticia, mas a verdade é que nos sites desportivos a noticia que ainda impera é o record pessoal da Andreia, chamem o quiserem mas a FPA foi mais rápida a tentar tapar a trapalhada que foi a ida à Polónia do que a dar conhecimento de um verdadeiro feito...
Junho 03, 2012
Noticia : AC
Cego é quem não quer ver; mas quem fez a noticia sobre o recorde pessoal da Andreia (muito positivo tendo em conta o forte vento contra)? Muito antes na informação aparecer na página da FPA, estava nas edições online de alguns jornais.(no record está assinalado as 17.44 h) Terá sido a Lusa?
Ou o RM também pensa que é a FPA que escreve para os jornais?
E não deve ler nada de legislação, pois não sabe que há limitação de mandatos e não é possível cargos vitalicios.
Não é por ser muitas vezes repetida que uma mentira passa a ser verdade.
Junho 03, 2012
Ta certo... : RM
Possivelmente não me fiz entender bem, eu desejo todas as felicidades do mundo à atleta Andreia mas a marca vale o que vale e ponto final,a minha estranheza só tem a ver com o facto da FPA e de alguns jornais desportivos serem muito menos céleres a dar conhecimento de resultados de relevo como os do Arnaldo Abrantes ou da Sara face ao que se passou com outras competições. Resultados estes que na hora da divulgação da noticia nem se quer estavam disponiveis na pagina da competição, basta agora saber se estava alguém da agência lusa na polónia. Agora se dúvido que foi através da FPA que chegaram os resultados da Polónia, não dúvido com certeza... Não é culpa minha que a FPA demore por vezes eternidades a colocar anúncios na página oficial, pois é claro que a agência Lusa esteve a ver o meeting da polónia e a seguir os resultados em directo e concluiu que entre o resultado do lima e até mesmo da estafeta de 4x100, a marca da Andreia foi mesmo a prestação bombástica. Volto a frisar que nada tenho contra os atletas envolvidos neste assunto.

Os mandatos não são obviamente vitalicios, mas a realidade é que temos um dirigente na FPA há mais de 20 anos...
Junho 03, 2012
Olímpico Jovem : pako
Este fim de semana tivemos a 30ª edição do OJ.
Junho 04, 2012
OJ : RM
Parabéns, mas lamentavelmente a federação ainda não colocou os resultados... Tenta a Agência Lusa!
Junho 04, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2