Shangai e o brilho de Xiang

Sábado, 19 Maio 2012
Shangai e o brilho de Xiang

Quatro melhores marcas mundiais do ano batidas.

O meeting de Shangai disputou-se hoje, debaixo de chuva, esta que foi a segunda etapa da Liga Diamante. 

O segundo meeting da Liga Diamante foi como que “abençoado” pela forte chuva que se abateu no local, que só o colosso Liu Xiang, a correr no seu país, conseguiu parar. Na prova de 110 metros barreiras o chinês foi protagonista de um dos desempenhos do dia, correndo em 12,97 segundos, a melhor marca mundial do ano, recorde de meeting e o regresso ao grupo restrito dos sub-13 segundos, do qual saíra em 2007. Este regresso em bom nível, em ano de Jogos Olímpicos, traz prespetivas de bons resultados no decorrer desta época...Mas Xiang até nem foi o único vencedor chinês, com a prova de salto com vara a ser vencida por Yansheng Yang, com 5.65 metros.

Outras três melhores marcas mundiais do ano cairiam neste meeting. A mais destacada foi talvez a da etíope Genzebe Dibaba, a mais jovem irmã da família Dibaba, que triunfou em 3.57,77 minutos, fugindo à sua compatriota Abeba Aregawi (3.59,23 minutos), fazendo com que esta marca fosse, além de liderança mundial, recorde de meeting e recorde nacional, numa disciplina onde a Etiópia tem estado apagada e onde curiosamente o recorde nacional continua abaixo do recorde português de Carla Sacramento...Nos 3000 metros obstáculos, ainda no setor feminino, foi a queniana Milcah Chemos a conseguir uma importante vitória, com 9.15,81 minutos, também recorde de meeting. Igual caminho teve a marca dos 5000 metros masculinos, onde o etíope Hagos Gebrhiwet venceu em 13.11,00 minutos, numa prova onde Kenenisa Bekele ficou de novo aquém do seu passado, ao concluir no 5º lugar.

Num meeting onde o domínio do destaque aconteceu mais do lado feminino, um dos auges do destaque aconteceu através da lançadora croata Sandra Perkovic, que colocou o seu disco a 68.24 metros, um novo recorde de meeting e um recorde pessoal precioso, numa época em que é a alemã Nadine Muller a dominar. O recorde de meeting caiu ainda na prova de salto em comprimento feminino, com a norte-americana Janay Deloach a conseguir no último ensaio a marca de 6.73 metros. Do lado masculino foi o britânico Philips Idowu a dominar, mas sem impressionar, conseguindo a melhor marca da história do meeting com 17.24 metros, num ano em que o seu país deverá estar a acreditar no seu melhor, para os Jogos Olímpicos.

Quanto ao que restou do meeting, a chuva acabaria por prejudicar as provas de velocidade, onde foram os jamaicanos a dominar, com a vitória de Asafa Powell nos 100 metros (10,02 segundos), de Veronica Campbell-Brown nos 200 metros (com ventosos 22,50 segundos) e ainda de Novlene Williams-Mills nos 400 metros (50,00 segundos). Bershawn Jackson (EUA) acabaria por ser o principal ausente do meeting, deixando a vitória nos 400 metros barreiras para o seu compatriota Angelo Taylor (48,98 segundos). Desaire também para o norueguês Andreas Thorkildsen, que no lançamento do dardo não foi além de 79.53 metros, vencendo o checo Vitezslav Vesely (85.40 metros).

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2