Dez líderes mundiais em Doha

Sexta, 11 Maio 2012
Dez líderes mundiais em Doha

Liga Diamante começou hoje, no Qatar.

Com os diamantes da Liga e a presença em Moscovo 2013 em vista, deu-se hoje o início à Liga Diamante. 

Foi rentável, em marcas, a primeira prova da Liga Diamante, disputada na cidade de Doha, no Qatar. O meeting já tinha nas fileiras alguns dos atletas que haviam brilhado na Liga Diamante de 2011 e a queda de alguns recordes de meeting estava eminente. Foram seis recordes de meeting que foram derrubados. Nadezhda Ostapchuk (Bielorrússia) aproveitou a ausência da líder mundial do ano, Valerie Adams, para vencer com confortáveis 20.53 metros. Com jamaicanos de segunda linha, o norte-americano Walter Dix foi o vencedor dos 200 metros, terminando em 20,02 segundos. Nos 100 metros femininos, acabaria por ser Allyson Feliz (EUA) a vencedora, com 10,92 segundos, numa disputa intensa com a jamaicana Veronica Campbell-Brown.

Entre os recordes de meeting, que foram ao mesmo tempo melhores marcas mundiais do ano, contam-se duas no setor masculino e uma no setor feminino. O norte-americano LaShawn Merrit voltou aos grandes momentos de formas, vencendo hoje os 400 metros em 44,19 segundos, sem oposição. Vencedor da Liga Diamante da época anterior, na prova de 3000 metros obstáculos, o queniano Paul Koech voltou a vencer com 7.56,58 minutos, mas numa chegada ao sprint com o seu homólogo Richard Mateelong (7.56,81). Com uma corrida rápida de 800 metros femininos, Pamela Jelimo (Quénia) acabaria a vencedora, em registado 1.56,94 minuto, quase um segundo melhor que a etíope Fantu Manedo, que com 1.57,90 minutos bateu o recorde nacional.

Outras marcas e provas houveram com grandes registos mundiais, para esta fase da época e que são de referenciar, todas elas como melhores registos do ano. Nos 800 metros o queniano David Rudisha parece voltar a querer ser o vencedor da Liga Diamante, hoje ganhando em 1.43,10 minuto, mas sem poder facilitar, face à pressão dos dois classificados seguintes. Também queniano, Silas Kiplagat correu hoje os 1500 metros em 3.29,63 minutos, o melhor registo mundial do ano. Para completar o domínio queniano nas provas de fundo, deixando Kenenisa Bekele num modesto 7º lugar dos 3000 metros, Augustine Choge também venceu, com 7.30,42 minutos. Em provas mais técnicas, no setor masculino, o grego Dimitrios Chondrokoukis continua a dar nas vistas no salto em altura, depois do título mundial indoor, hoje vencendo com 2.32 metros, um novo recorde pessoal, além da melhor marca no mundo de 2012. Do lado feminino menos melhores marcas mundiais. Além do registo dos 800 metros de Pamela Jelimo, também as quenianas fizeram das suas, ao vencer os 3000 metros através de Vivian Cheruiyot (8.46,44 minutos), vencendo também o duelo com a etíope Meseret Defar, que ficou a escassos cinco centésimos (!). A jamaicana Melaine Walker combateu a sua congénere Kaliese Spencer, ao triunfar nos 400 metros barreiras, com 56,62 segundos. Por fim, uma disputa titânica no lançamento do dardo, entre a russa Mariya Abakumova e a checa Barbora Spotakova, num concurso de apenas quatro ensaios e onde os 66.86 metros da russa, bateram os 66.17 metros da checa, com ambas a terminarem o concurso em exatamente 62.22 metros, no último ensaio.

Uma nota final para o duelo entre Justin Gatlin (EUA) e Asafa Powell (Jamaica), na prova de 100 metros, com Gatlin a voltar a vencer, com o registo de 9,87 segundos, deixando o jamaicano a um centésimo. Hoje a velocidade jamaicana acabaria por sair derrotada, nesta que terá apenas sido uma das muitas “batalhas” que ocorrerão entre diferentes atletas até aos Jogos Olímpicos de Londres.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2