Estrangeiros no seio da confusão

Domingo, 25 Março 2012
Estrangeiros no seio da confusão

GP de Estarreja marcado pela polémica.

Asefa Belay e Meseret Biratu foram os vencedores do Grande Prémio de Estarreja, que ficou marcado por protestos e falta de fair-play, misturado com problemas de organização ao nível regulamentar. Esta manhã decorreu em Estarreja, numa agradável manhã de Primavera, mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo. Foram cerca de 700 atletas em competição de jovens a veteranos, havia condições para ser uma festa do atletismo. Mas acabou por ser um mau episódio para a comunidade do atletismo.

A organização limitou a participação a apenas três atletas estrangeiros, no entanto, esta aceitou a inscrição de mais uma atleta para lá do número limite. Postos estes factos, a cerca de uma hora da partida principal já se ouviam protestos sobre a participação dos atletas estrangeiros. O responsável pela “comitiva” estrangeira decidiu retirar uma atleta ficando a prova dentro do que estava regulamentado.Às 11:30 horas foi finalmente dado o tiro de partida para a prova principal, com cerca de 400 atletas alinhados na partida. Foi nesse instante que a desagradável falta de fair-play por parte de alguns atletas se fez sentir. Foi efetuado, em forma de protesto, um atraso à partida, com apenas cinco atletas a “saírem” na hora do tiro. Apenas um minuto depois se ouviu um novo tiro e todo o pelotão arrancou para dar continuidade ao grande prémio. Ouviram-se, de facto, dois tiros para uma prova só, o que acabou por ser totalmente lamentável a falta de respeito referente a este episódio.

Em termos competitivos a etíope Meseret Biratu foi a grande vitoriosa, seguida da atleta Sara Pinho (Sporting CP) e para fechar o pódio Andreia Santos (JOMA). Já no setor masculino o etíope Asefa Belay foi o grande vencedor, seguido do atleta Cybrian Kotut (Quénia). Para completar o pódio masculino Bruno Jesus (Maia AC) terminou no terceiro lugar.

UM MINUTO DE SILÊNCIO PARA HOMENAGEAR ANTÓNIO LEITÃO
Antes da prova principal a organização marcou uma simbólica homenagem ao ex-atleta António Leitão, que nos deixou no passado domingo. Esta foi mais uma demonstração de carinho da comunidade do atletismo, que ao longo destes dias tem aproveitado para demonstrar o seu luto pelo partir de um dos atletas que foi referência no fundo nacional. Recentemente a Corrida do Benfica colocou o nome de António Leitão na sua prova, que se disputará em Abril, mas existem também projetos para que o nome de António Leitão passe a constar em outras provas, umas já existentes, outras a criar. Asefa Belay

Resultados:
Femininos
1º MESERET BIRATU – ETIOPIA – 34:19
2º SARA PINHO - SPORTING CLUBE PORTUGAL – 36:16
3º ANDREIA SANTOS – JOMA – 37:04
4ª EUNICE TAVARES - SPORTING CLUBE DE BRAGA – 38:57
5ª SARA CARVALHO - ADERCUS/RECER – 39:11

Masculinos
1º ASEFA BELAY – ETIOPIA – 30:15
2º CYBRIAN KOTUT – KENIA – 30:36
3º BRUNO JESUS - MAIA ATLETICO CLUBE – 31:57
4º CARLOS COSTA - JUVENTUDE UNIDA DE FORNOS – 32:07
5º MANUEL MAGALHAES - JUVENTUDE UNIDA DE FORNOS – 32:12

| Mais


Comentarios (7)add feed
... : ze redes
Lamentável, não entendo. Os estrangeiros tem todo o direito de participar.. sao sempre os mesmo a fazer barulho! Lamentável é haver dois atletas portugueses que desistem na véspera nos 10000m em Lisboa, e depois um ganha a mini maratona e outra é aqui 3 classificado! Penso que vocês nem deviam fazer noticia do episódio que se passou, pois quem o 'organizou' quer é aparecer, pois pelos resultados desportivos....
Março 26, 2012
... : adoro correr
Lamentável o que este sr., auto intitulado de redes, está para aqui a dizer. Atleta frustrado é o que deve ser. e como não consegue ser atleta há que criticar quem trabalha para o ser. è o postuga no seu melhor. Lamentável!
Março 26, 2012
... : adoro correr
Lamentável o que este sr., auto intitulado de redes, está para aqui a dizer. Atleta frustrado é o que é, como não consegue mais há que criticar quem trabalha e defende o atletismo. O portuga no seu melhor, lamentável!
Março 26, 2012
... : ze redes
Sim, sou atleta frustrado. Não corro nadinha.. e então critico. Mas criticar quem trabalha e quem defende o atletismo não o faço...E a parte do 'portuga' no seu melhor foi o que fizeram ontem. Sem mais. Assunto encerrado e vai lá fazer discussões 'serias' pro facebocas, como costumas fazer.
Março 26, 2012
... : Tiago Reigota
Foi um profundo acto de xenofobia. Deselegante. Estive no pelotão e na partida não me apercebi do sucedido. Se o tivesse feito, ou teria rompido o bloqueio ou abandonado a participação. Pessoas que apenas apareceram para ver atletismo - que continuo a achar ser uma modalidade plural e universal - ficaram sem perceber o que se passou. Triste jornada de atletismo. Triste mesmo. Fica-nos mal, a nós, povo de forte tradição emigrante fazer uma coisa destas.
Março 26, 2012
Lamentável : Albano Braga
Fui um dos participantes na prova em causa, e como parti no meio do pelotão, não me apercebi(nem a maioria dos colegas) da razão de ter havido dois tiros de partida!! É um acto de xenofobia, que deve merecer a reprovação de todos os atletas, e que cobre de vergonha quem o pratica. Fui atleta de alta competição, fui internacional pela selecção portuguesa de atletismo, e tal situação nunca se verificou! Eram outros tempos, agora, há outros intereses e muita falta de cultura cívica, de cidadania e de desportivismo.
Março 26, 2012
Lamentavel : Anonymous
Infelizmente também participei nesta prova que mostrou que mais uma vez este país vive à custa do facilitismo. Outros eram os tempos em que "Atletas" e reforço "Atletas" portugueses lutavam como Homens na frente das provas estivesse quem estivesse. Agora só se encontra senhores que à falta de resultados desportivos dignos de ser apelidados de alta competição vêm às provas à procura de uns trocos em vez de lutarem contra os melhores provando a sua valia. Uma vergonha como um atleta que no dia anterior desiste de um Trofeu Ibérico onde estavam presentes alguns bons atletas e onde poderia obter uma marca de registo pessoal para lutar por uns míseros euros oferecidos nesta prova. É por estas e por outras que os Atletas Africanos arrecadam todas as provas onde aparecem sem a mínima concorrência e o atletismo português passa pelas ruas da amargura à espera de um novo Carlos Lopes, António Leitão, Fernando Mamede, Ezequiel Canário, os gémeos Castro ou Paulo Guerra.
Março 28, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2