Sameiro Araújo desmotivada com SC Braga

Quinta, 19 Janeiro 2012
Sameiro Araújo desmotivada com SC Braga

«Braga não pode ser formador para outros clubes».

Na sequência das reportagens com os principais clubes de 1ª divisão, fomos falar com Sameiro Araújo, responsável técnica da secção de atletismo do Sporting Clube de Braga. 

A paixão de Sameiro Araújo relativamente ao atletismo tem sido transmitida ao longo dos anos para dentro da equipa do Sporting Clube de Braga, cuja filosofia é formar novos atletas. Mas segundo a treinadora bracarense o historial do clube é demasiado extenso para que a aposta do clube se fixe somente na formação. Ao longo da entrevista os olhos de Sameiro Araújo brilhavam pelos vários sucessos já alcançados neste clube que, do seu ponto de vista, está cada vez mais agarrado ao futebol e cada vez menos interessado em manter o atletismo conforme a história foi ditando. Este clube poderá orgulhar-se de presenças em Jogos Olímpicos de 1984 a 2000, sem interrupção. Em 1984 estiveram presentes em Los Angeles as atletas Albertina Machado (800 e 3000 metros) e Conceição Ferreira (Maratona), em 1988, em Seoul, Albertina Machado (10000 metros) e Conceição Ferreira (Maratona) marcaram nova presença, em 1992, na cidade de Barcelona, competiram Mário Silva (1500 metros), Conceição Ferreira (10000 metros), Fernanda Marques (10000 metros) e Manuela Machado, em 1996, em Atlanta, estiveram de novo Conceição Ferreira (10000 metros) e Albertina Machado (Maratona). Desta foram o SC Braga é o quinto clube português com mais presenças em Jogos Olímpicos, um facto assinalável.

Atleta-Digital : Qual se pode considerar o principal historial do SC Braga no atletismo nacional?

Sameiro Araújo :
Sem dúvida que as 14 Taças dos Clubes Campeões Europeus, tanto em estrada como no corta-mato. Penso que são um marco muito importante no clube, além dos inúmeros títulos nacionais em juvenis, juniores e seniores, coletivos e também na pista. A nível individual pegaria nos atletas de Jogos Olímpicos que estiveram presentes em 1984, 1988, 1992, 1996…Depois de 2000 não tivemos mais atletas nos Jogos Olímpicos.

O DOMÍNIO DO SETOR DE FUNDO, COM ATLETAS FEMININAS

No historial sénior do SC Braga salta à vista a predominância dos atletas fundistas e ao longo do tempo com a hegemonia a ocorrer no setor feminino, uma tendência que não sendo propositada, acaba por ir de encontro à estratégia que a secção de atletismo tem neste momento delineada, tal como a JOMA por questões económicas e o facto de ser mais barato manter uma equipa feminina que uma equipa masculina. Mas Sameiro Araújo nem começou como técnica de fundo e trabalhou alguns anos nas disciplinas técnicas...

Atleta-Digital : O fundo é uma aposta do clube, ou acaba por ocorrer pela sua especialização nessa área?

Sameiro Araújo :
É por coincidência. Quando comecei no SC Braga era uma treinadora generalista e tenho atletas nas disciplinas técnicas com bons resultados. Entretanto quando as minhas atletas de meio-fundo começaram a melhorar e a conquistar títulos, tive de fazer uma aposta. Arranjei alguém no SC Braga para se dedicar às disciplinas técnicas e eu especializei-me no meio-fundo e fundo e o clube tem os seus técnicos nas disciplinas ditas técnicas. É realmente no corta-mato onde temos mais expressão, mas cada vez menos…

Sameiro Araújo foi treinadora de grandes fundistas nacionais, onde naturalmente se destacam as atletas olímpicas e aí é Manuela Machado quem mais teve protagonismo. Ainda hoje esta atleta é dona de uma marca invejável à Maratona, de 2:25.09 horas e acompanha em muitos momentos Sameiro Araújo, numa relação que se manteve saudável ao longo de vários anos. No fundo a fidelidade de Manuela Machado ao SC Braga ocorria noutro momento da história do clube, quando o atletismo era realmente apreciado pelas Direções da altura, algo que Sameiro Araújo lamenta não ocorrer nos dias de hoje...

A POLÍTICA DA FORMAÇÃO, QUE TEM RESULTADO EM FORMAÇÃO PARA OS PRINCIPAIS CLUBES

A não aposta no atletismo do clube tem levado à dificuldade de manter uma equipa competitiva na 1ª divisão de pista, porque apesar do terceiro lugar ter ocorrido no ar livre, esse já não aconteceu na pista coberta. A treinadora, que tem treinado atletas de infantis a séniores, não percebe assim como pode o clube deixar escapar atletas de grande valia, que poderia levar o clube a bater-se com os melhores em Portugal, até porque é um clube aglutinador de jovens promessas da região.

Atleta-Digital : Não sente que a aposta podia ser mais concreta por parte da Direcção, para se assumir como um dos grandes em Portugal?

Sameiro Araújo :
Impossível não é, porque se há outros clubes que o fazem ao SC Braga também não era impossível fazer. Estamos num clube onde o Futebol predomina, está tudo vocacionado para o Futebol. Em tempos tivemos um apoio substancial de Direções sucessivas que passaram no SC Braga e que viram na equipa de atletismo a menina dos olhos do clube. Essa aposta deixou nitidamente de acontecer, os apoios de ano para ano estão a diminuir ao ponto de repensar seriamente se vale a pena continuar ou não. Não sei o que vai ser a próxima época. Estou completamente desmotivada, já não é passar de cavalo para burro ou para jumento, já vai mais abaixo do que isso. Todos os anos vemos sairem atletas formados no clube para outros clubes e isso deixa-nos alguma nostalgia, como é óbvio. Para mim não é gratificante ver Tiago Costa o melhor atleta da Conforlimpa, Dulce Félix a ganhar e todos continuam a treinar em Braga e treinam ainda comigo.

Atleta-Digital : Quando contrata, o Braga costuma ir buscar atletas da região em desenvolvimento. Sente que a equipa tem um papel fundamental para dar uma carreira mais estável após uma boa carreira jovem, para mais tarde “abastecer” os grandes?

Sameiro Araújo :
Temos feito essa aposta nos atletas de Braga e arredores de Braga. Fomos pontualmente buscar lançadores ou barreiristas de fora, mas nunca foi a nossa política. Mas já me cansei de formar atletas para abastecer os outros clubes, apesar da maior parte continuar a treinar comigo. Um clube como o SC Braga não pode ser um formador para outros clubes, que não têm nem de longe nem de perto o historial do SC Braga.

Atleta-Digital : Porque há uma menor aposta na equipa masculina, relativamente à feminina?

Sameiro Araújo :
É natural, embora uma equipa masculina seja mais cara que uma equipa feminina. Não percebo porquê, as atletas femininas portuguesas são melhores que os atletas masculinos da atualidade e são menos cotadas em termos financeiros. Os homens acabam por ser mais caros de segurar na equipa..

Atleta-Digital : A rivalidade de clubes como JOMA e Juventude Vidigalense tem sido produtiva para a evolução das equipas bracarenses?

Sameiro Araújo :
Claro que sim e foi com pena minha que vi a equipa do Futebol Clube do Porto desaparecer. Quantos mais clubes existirem a praticarem a modalidade, melhor é para a captação, quer para a divulgação da modalidade, quer para o alto rendimento. Funciona tudo como uma bola de neve, porque quanto mais alargada for a pirâmide, melhor será o alto rendimento.

A DIFICULDADE DO PATROCÍNIO COMO MAIOR DIFICULDADE DO ATLETISMO ATUAL

Para Sameiro Araújo, que além de orientar tecnicamente a equipa do SC Braga é também a atual técnica nacional de meio-fundo, o atletismo vive dias difíceis em Portugal, não só pela crise económica, mas também por orientações políticas num passado recente. Reafirmou, por isso, o seu desagrado sobre a canalização das verbas para o Futebol, uma situação que tem “secado” o atletismo no SC Braga, mas que considera ser muito nefasto para o Atletismo em geral.

Atleta-Digital : Concorda com o actual modelo de campeonatos nacionais de clubes?

Sameiro Araújo :
Não vejo que se tivesse de efetuar alterações, julgo que é adequado.

Atleta-Digital : Quais as maiores dificuldades com que se deparam os clubes?

Sameiro Araújo :
Os patrocínios. Atualmente está a ser muito difícil de captar o apoio de empresas. No nosso caso resta-nos a ASICS e o apoio da Direção.

Atleta-Digital : Que papel deve ter um clube no atual panorama do atletismo?

Sameiro Araújo :
Em Portugal as pessoas vêm de certa maneira o meio-fundo que já não é o que era, por causa dos atletas africanos. Mas as pessoas esquecem-se da popularidade do corta-mato do Quénia. Quando o campeonato do mundo de corta-mato foi realizado no Quénia estavam mais de 100 mil pessoas a assistir. É o desporto nº1 no Quénia e na Etiópia. Se em Portugal houvesse o apoio que há no futebol para o atletismo, teríamos grandes atletas e resultados em Portugal. Neste momento tudo é canalizado para o futebol e isto piorou muito a partir de 2004, com a realização do Europeu de Futebol. A partir daí as coisas foram sempre difíceis e agora com a atual conjuntura económica do país pior ainda. Penso que o Euro2004 não beneficiou nada o desporto português, nem os próprios clubes que agora têm os estádios que estão vazios e que agora pensam em demolir. Houve elefantes brancos que foram pagos por todos nós…

Atleta-Digital : Qual é a importância da formação no seu clube, ou prefere a contratação de atletas já formados?

Sameiro Araújo :
A formação. Sempre formei atletas de todos os escalões, até porque sempre treinei atletas de todos os escalões. Neste momento treino atletas infantis também, como sempre. Para mim dá-me um gozo especial fazer o acompanhamento do atleta de infantil a sénior. Admito que os outros clubes prefiram contratar, é a lei da concorrência…

Perfil actual do clube:
Atletas federados :
Cerca de 80 atletas federados (cerca de uma dezena de atletas apoiadas)
Treinadores dedicados ao clube : 3, os três remunerados. Também existem alguns colaboradores.
Instalações de treino : Pista do Estádio 1º de Maio e o ginásio (mal apetrechado) da AA Braga.
Departamento Médico : Temos, partilhado por todos os desportos de formação do clube.


Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (1)add feed
abc : abc
Falo com conhecimento de causa:

É uma pena este clube, poderia estar ao nível dos outros grandes de Portugal se não fosse a desmedida aposta no meio-fundo e fundo, que acaba por prejudicar as áreas técnicas. Enquanto o clube não funcionar com equipa, que o é, e o tem de ser, vai sim acabar por acontecer o que a Senhora Professora Sameiro fala!

Que se assumam como clubes de fundo, tais como o Maratona ou Conforlimpa!
Ou que não tornem tão evidentes as regalias que uns têm e outros não!...
Janeiro 21, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2