Sara Moreira provou inocência

Quarta, 09 Novembro 2011
Sara Moreira provou inocência

Análise em Colónia coloca portuguesa inocente.

Sara Moreira foi um dos dois casos de doping do Mundial de Ar Livre e confirmou-se ter sido vítima de contaminação da sua suplementação alimentar. 

Hoje, em conferência de imprensa na sede da Federação Portuguesa de Atletismo, Sara Moreira demonstrou-se feliz pelo resultado das análises aos seus suplementos alimentares, com resultados vindos de Colónia (Alemanha). Ao seu lado tinha o presidente da FPA, Fernado Mota, o seu nutricionista, o responsável pelo Departamento Médico, Dr. Pedro Branco e ainda Jorge Salcedo, o relator do processo instaurado à atleta.

O caso de Sara Moreira foi detectado ainda em Daegu e logo no momento a atleta apontou o suplemento novo que tomou antes da prova como o provável causador do caso de doping : “Recebi os novos suplementos no dia 12, levei para lá com o sentido de tomar quando me sentisse mais cansada. Tomei antes da minha prova, em Daegu”. Conhecendo o caso, a Federação Portuguesa de Atletismo colocou-se do lado da atleta e enviou os suplementos a 16 de Setembro para um laboratório independente em Colónia, laboratório com experiência no trabalho com suplementos, dado que na Alemanha já existe um controlo de suplementos alimentares para desportistas, como explicou o Dr. Pedro Branco.

Com a recepção da amostra que indica a inocência de Sara Moreira, a atleta espera agora pela decisão do Conselho Disciplinar da FPA que irá avaliar o relatório produzido por Jorge Salcedo, uma das pessoas que acompanhou o caso mais de perto. Fernando Mota espera que a decisão seja o mais célere possível : “Eu gostaria que não ultrapassasse mais de uma semana, ou dez dias...”. O Conselho Disciplinar é um órgão autónomo da FPA, que já este ano viu o agravamento da pena de Eduardo Mbengani, depois de terem decidido pela suspensão de dois anos, além dos casos de José Gaspar e ainda o arquivamento do processo de Sandra Teixeira.

Depois do Conselho Disciplinar a decisão será comunicada à IAAF, essa responsável pelo aceitar da decisão ou eventualmente o seu agravamento, que em termos legais poderá ir da advertência ao ano de paragem. Sara Moreira diz-se “preparada para qualquer decisão”, mas sempre vai dizendo que “se levar mais do que uma advertência vou-me sentir injustiçada”. A atleta sempre se declarou anti-doping e é um dos rostos da luta contra o doping dentro da própria Federação Portuguesa de Atletismo. Em última instância Sara Moreira promete recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto, caso lhe seja aplicada uma pena superior a advertência.

SARA MOREIRA LAMENTA FUGA DE INFORMAÇÃO

Para Sara Moreira a importância está agora na pena a aplicar, mas não esqueceu durante a conferência de imprensa a forma como o caso foi tratado na comunicação social, em geral. O caso veio para o domínio público através de uma fuga de informação, que obrigou a atleta a esclarecer num primeiro momento o que ocorrera. A sua preocupação em ter uma imagem sem mácula, “clean”, como afirmou Fernando Mota, é condizente com a sua carreira desportiva, e alertou outros atletas : “O que está a acontecer comigo é uma lição para todos os atletas. Como eu, todos estamos sujeitos...”.

A emoção acabaria por tomar Sara Moreira, pouco depois de ter deixado a interrogação no ar : “Até que ponto nós atletas podemos estar descansados quando tomamos os suplementos?!”. Do seu ponto de vista, como de toda a mesa, é altura de entidades oficiais começarem a certificação de produtos como não ofensivos em termos de doping, uma situação que já ocorre em países como Alemanha e Austrália, mas que não tem resposta na maioria dos países mundiais, sem que as autoridades máximas de anti-doping tenham um controlo total sobre estes suplementos que já deram dores de cabeça a outros atletas em todo o Mundo.

‘TOP FUEL LAUNCH’ TAMBÉM ACONSELHADO A OUTROS ATLETAS

O suplemento utilizado por Sara Moreira, é designado por “Top Fuel Launch”, não tendo qualquer substância da lista de substâncias proibidas, no rótulo. Este foi o problema que originou o caso de doping de Sara Moreira, dado que o seu nutricionista apenas aconselhou o dito suplemento, por não ter qualquer substância : “O suplemento foi aconselhado porque a época já era longa e ela ia ter duas competições muito seguidas”. Mas o suplemento já antes tinha sido receitado a outros desportistas portugueses, sem ser do atletismo, tendo passado noutros testes de despistagem de doping, pelo que nunca houve suspeita que este suplemento fosse nocivo. Colocar todos os suplementos para análise é uma solução inviável, pelos custos acarretados, e Fernando Mota relembrou uma situação passada, em que a FPA enviando para o CNAD uma substância para avaliação dos seus constituintes, recebeu uma negação deste organismo em fazer a devida análise.

Por outro lado Fernando Mota desmistificou ainda a ideia de que a Federação Portuguesa de Atletismo oculte casos de doping : “nenhuma federação consegue incobrir qualquer caso”. Esta afirmação foi sustentada com o habitual processo, que culmina na confirmação dos resultados das análises nos laboratórios, que automaticamente os enviam para os organismos máximos, além das federações. No processo de Sara Moreira, após a análise B, a FPA tentou então confirmar o problema ao nível do suplemento alimentar, para através do seu Conselho Disciplinar comunicar o veredicto final, algo que ainda está por ocorrer passados mais de dois meses após a primeira análise.

“ESTOU CONTENTE POR SABER QUE TIVE TANTA GENTE AO MEU LADO A APOIAR-ME”

Hoje, na sede da Federação Portuguesa de Atletismo estavam os principais representantes da estrutura nacional, como a estrutura directiva e técnica, neste particular com a presença do Director Técnico Nacional. Pedro Ribeiro, treinador e marido de Sara Moreira, estava também presente, depois de ontem ter estado na Gala do Desporto com a atleta portuense.

As mensagens de apoio foram surgindo desde o momento em que Sara Moreira comunicou oficialmente o seu caso de doping, mais tarde confirmado pela IAAF. Pela sua postura, Sara Moreira seria até a atleta mais insuspeita num caso de doping, dentro do atletismo nacional, o que espantou a comunidade do atletismo. No Atleta-Digital foi feita uma votação, que indicou perto de 50% como não acreditando na inocência da atleta. Ainda assim, a maioria respondeu no sentido de acreditar na inocência da atleta, o que veio a ser comunicado oficialmente durante o dia de hoje.

Este caso foi hoje categoricamente comunicado, ficando-se agora à espera de mais desenvolvimentos ao nível da pena, sendo que até lá a atleta fica preventivamente impedida de competir. Enquanto isso Sara Moreira tem aproveitado para recuperar de pequenas maselas e ao mesmo tempo treinar, porque a qualquer momento pode voltar ao activo, caso seja apenas aplicada a advertência, o maior desejo da atleta para já.

| Mais


Comentarios (14)add feed
Pela verdade : Pela verdade
A culpa é exclusivamente do nutricionista, a Sara acredito que esteja inocente em relação ao consumo de um estimulante de forma consciente, .

Vamos agora analisar que foi dito, o papel do jornalista é cobrir a noticia e procurar confirma-la com os factos.

A industria de suplementos é gerida não com os atletas federados em mente, mas sim o cidadão que vai ao ginásio, a rapariga que quer ficar com um corpo bonito para a praia, etc...
Os atletas federados são uma pequena percentagem da clientela destas empresas. Conveem lembrar que as maiores são americanas e que nos estados unidos o Fitness é uma industria muito forte. É uma industria que factura biliões todos os anos.
Os atletas são responsáveis por tudo o que está dentro do seu sistema, é o que o regulamento da WADA informa.
É verdade que no passado muitas empresas foram apanhadas com produtos que não estavam no rótulo, alguns sendo mesmo medicamentos controlados, bem como as ditas substancias que aumentam o rendimento desportivo.
Mas não foi este o caso, o nutricionista mentiu, toda a gente que percebe minimamente da poda, e ajuda atletas na suas preparações a nível de alimentação e suplementação sabe que o dito suplemento tinha a methylexamina, e bem listada no rótulo.
http://www.sann.net/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=2&products_id=61
no link da pagina oficial do suplemento, poderão consultar o rótulo e está lá para quem quiser ver o seguinte Gerundium oil Extract, que o nutricionista devia saber é o nome comercial utilizado nos USA para Methylexamina, conveem não esquecer que esta substancia tem 4 designações sendo que apenas 2 figuram na lista:
gerundium oil extract
geramine
1 3 -dimethyl
methylexamine

Era obrigação do nutricionista saber isto, a explicação dele é mentira pegada, o suplemento é o que se designa na gíria de um pre work out. é só estimulantes contidos neles, nada que ajudasse a utilizar melhor os macronutrientes.
A Sara e quem esteve na conferencia de imprensa acaba por ter sorte, e estarmos em Portugal, porque a empresa tem todo o direito de mover uma acção civil por atentado ao bom nome, não deverá porque Portugal é um mercado quase inexistente e irrelevante. Dado que a empresa em causa a San, foi das primeiras a adoptar o HPLC tested and certified, é o equivalente em Portugal do certificado de qualidade, e eles garantem o que figura no rótulo está na embalagem.


Conveem lembrar a todos que os atletas devem ter muito cuidado com o que ingerem, dado que existem muito poucas marcas que tem como publico alvo os atletas federados, muito menos no atletismo. O seu mercado é o bodybuilding e fitness e o que figura na lista apesar de proibido para um atleta, não o é para uma pessoa que não compita.

Não conveem misturar desporto federado com desporto de lazer.


smilies/grin.gifeixa me desiludido o que foi feito ontem, a atleta sem culpa nenhuma, confiou numa pessoa que a induziu em erro em Daegu e agora. Espero que não tenha nenhuma sanção
Novembro 10, 2011
... : Verdade
Como é bom ter pessoas não ignorantes! Realmente está tudo no rotulo e o nutricionista é o maior tangas de todos os tempos!! Então só tem aminoacidos? Lol

Aqui podem ver um outro produto semelhante ao Launch:

http://centurysupplements.com/usplabs-jack3d-pre-exercise-cns-carnosine-atp-augmenter-250-grams

Também tem o Geranium! Agora vejam o que dizem entre ( )!

Concordo que a Sara possa estar inocente, mas o atleta tem que ter alguma responsabilidade!! Que eu saiba se ela fosse injectada com EPO com o nutricionista a dizer que era VitB12 a culpa era de quem? Só do nutricionista??
Novembro 10, 2011
a cada uma : ls
agora a culpa é do suplemento, pois foi apanhada na coreia porque se fosse cá em portugal já sabiamos o resultado era só uma advertencia, ou nem se sabia de nada, como outros casos que já aconteceram, acabam epocas mais cedo fingindo lesões, para não ir a competições internacionais pois já sabem o que pode acontecer( mas isto era outro assunto) nada me garante que não tenha tomado a substancia, que depois do control, arranjou um suplemento que tinha essa substancia, pq qualquer nutricionista sabe bem qual os produtos que um atleta pode tomar. agora falta saber se a quantidade que esta no suplemento, se provoca a quantidade com que ela foi apanhada no control????
quanto a conferência de imprensa na sede da Federação Portuguesa de Atletismo, não devia ter acontecido ate tudo estar definido, embora o organismo de dispilina da federeção é um orgão a parte, esta conferencia vai criar condicionar a sua decisão, pois ja sabem publicamente a posição de todos os dirigentes da federaçao portuguesa de atletismo, embora o caso vai ser resolvido pela IAFF, conto a mim vai ser castigada porque o processo não vai ser resolvido em portugal.
Espero que um dia em Portugal haja control anti-doping ha seria e que haja cada vez mais control surpresa, a estes atletas de seleção, e que seja divulgado os seus resultados todos, assim talvez acabasse com este clima de suspeição.... e mais tinha a acrescentar mas pelo que eu vou vendo, não adianta de nada
Novembro 10, 2011
O ovo de Colombo : 2 dedos de testa
Vou tentar não alargar o meu discurso num tema que dá pano para mangas!O único problema com que lido neste momento é com a falta de capacidade de abstração que maior parte da comunidade do atletismo(Feedback do Facebook) e por parte dos organismos do Atletismo(FPA). É assustador como é possível que as pessoas apenas por saberem dum resultado laboratorial que trás anexado o rótulo contaminado faz de alguém inocente! Ela não é INOCENTE, ela assume-se inocente tendo a FPA, por motivos que desconheço,a dar a cara pela causa. Imaginem se amanhã a policia descobrir que eu roubei uma ourivesaria e assumo que as joias roubadas só podem estar no meu quarto! Se posteriormente uns detectives privados realmente encontram as joias no meu quarto dando-me razão e corroboram com a minha teoria, isso não faz de mim inocente... É do mesmo que estamos a falar e são só precisos 2 neurônios para o compreender! Foi muita vez dito pelo Prof. Fernando Mota que o mais importante é que o resultado deu contaminação. Não é essa a pergunta que deve ser feita,temos de saber como foi originada essa contaminação. Já todos põem de parte a hipótese de ser a atleta e estando eles a entrar em confronto com a marca do suplemento vou gostar de ver como é que eles comprovam que apenas uma unidade de um lote de milhares é que estava contaminada? Além do mais, contaminado não é sabor a morango num suplemento que devia saber a banana, estamos a falar de um estimulante que aparece não surge por exposição ao sol do suplemento!A IAAF é explicita, só provando que a contaminação veio efectivamente do produtor é que se safam, o que acho dificil, visto que o próprio nutricionista assumiu que outros atletas tomaram do mesmo e nunca acusaram! Agora não me venham com palavras de, "é só inveja", "têm ciumes" etc... Todos os atletas sabem o que sofrem a treinar e competir e só uma super atleta está 5 épocas praticamente a correr sem parar e estamos a falar de 1500,3000obs,10km,meias-maratonas,corta-matos,provas de estrada! É muita competição de alto nível praticamente seguidas! Só para terminar, pensem o que seria se cada atleta tomasse uma substância ilegal, fosse apanhado num controlo, alegasse contaminação, punha a federação do seu país a proteger e a dar a cara, misturava o composto ilegal com um dos seus suplementos, enviava para análise, comprovava-se a contaminação, era considerado inocente e a federação( palavras do Prof.Fernando Mota), só lhe daria uma advertência! Isto abre precedentes gravíssimos para que outros, que possuam este tipo de ajudas, comentam este tipo de infrações... Quem é honesto normalmente não sofre destes problemas! O dinheiro sempre aparece na conta dos corruptos sem eles nunca saberem como, nunca aparece no dos pobres, é uma coincidência dos diabos!
Novembro 10, 2011
Limpem a FPA : 2 dedos e meio de testa
Atenção nas palavras do sr. F. Mota no seu belo discurso: "Há doping e doping"...
Lembram-se do Leão Carvalho e encontram nele as mentiras do senhor Mota.

O Leão não foi apanhado com cocaína - um dos maiores estimulante do mundo? Então mas se é um estimulante como é que o castigaram? Está tudo louco?
É que "há doping e doping" diz o senhor Mota e um estimulante não serve de nada num fundista. Então porque é doping? O Leão era mais fundista que a Sara Moreira! Por isso não devia ter sido castigado... só com um advertência a sério mas do tipo: "Não andes em ambientes onde há coca no ar porque ela entra nas narinas facilmente"
(Refiro-me à segunda vez que ele foi apanhado. Mas não devia ter sido banido para a vida à 2a? Ahhhhhh é verdade, a primeira vez que foi apanhado não foi castigado, essa vez não contou!)

Mais atenção ainda a outras palavras do senhor Mota:
"nenhuma federação consegue incobrir qualquer caso".
Voltando ao Leão Carvalho, a primeira vez que foi apanhado no doping foi convidado a afastar-se dois anos a troco de não ser castigado oficialmente.
É por isso que há segunda vez que foi apanhado não foi banido para sempre.
Recordem:
http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1155369&especial=Doping%20em%20Portugal&seccao=DESPORTO
E o "bombas" que foi convidado a ir póhs camiões durante dois anos pa não perdermos uma medalha de ouro coletiva no europeu?
Novembro 10, 2011
Contaminação onde? : .
Contaminação onde?

A atleta foi "apanhada" com "methylhexanamine". certo?

Não é preciso ser douturado para ser o minimamente inteligente para fazer uma pequena pesquisa no GOOGLE sobre o que é "methylexamine"

http://www.drugs-forum.com/forum/showwiki.php?title=Methylhexanamine

Neste site diz:
"Methylhexanamine (sometimes spelled 'methylhexaneamine') is an aliphatic alkaloid with sympathomimetic and stimulant properties. It is also known as 1,3-dimethylamylamine (often abbreviated DMAA). Geranamine and Forthane are brand names. Methylhexanamine is a naturally occuring substance in Pelargonium graveolens, a flowering plant in the Geraniaceae (Geranium) family. "

Resumindo... a substancia vem da família de uma planta de "Geranium" e no rotulo do respectivo produto da SAN diz nos "suplements facts" que o produto possui "Geramium Oil Exctrat" então como pode estar o suplemento contaminado?

http://www.sann.net/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=2&products_id=61

Se diz que tem no produto "Geramium Oil Exctrat" logo está evidente que a atleta poderia acusar methylhexanamine.

smilies/grin.gifou um exemplo... imaginamos que Vitamina C era uma substancia proibida... um atleta acusava vit C alegava que estava inocente porque não tomou vit C mas comeu uma laranja. e na laranja não dizia que era uma fonte de Vit C. pelo amor de Deus não brinquemos.

Outra situação... Se esta comprovado como se diz por ai que o produto está contaminado porque a atleta não processa a empresa em questão? se continuar a difamar a empresa quem ainda será processada é a atleta.

Acredito que a atleta terá tomado este produto sem ter noção real do que estava a tomar... confiando noutros neste caso nutricionista. Se realmente a atleta recorreu ao nutricionista então esta pessoa passará impune neste processo? por falta de competência própria uma das melhores atletas da actualidade poderá ser prejudicada.

Agora uma coisa é certa... a atleta tem de ser responsabilizada pelos actos porque tomou um suplemento que tinha uma substancia proibida sem recorrer as desculpas esfarradas de contaminação. Se foi culpa de X ou Y ela é que tem de pedir satisfações a essas pessoas.


Novembro 10, 2011
... : (...)
Se fosse em Portugal encobriam tudo e ninguém sabia...
Eles andam é a fazer de tudo para ela ir aos Jogos! Se fosse outro/a atleta já estava castigado, mas como foi ela...agora a culpa é do suplemento!
Novembro 10, 2011
ADoP : 2 dedos de testa
Podemos estar todos contra estas jogadas, esquemas, encobrimentos mas dizer que a ADoP, como organismo independente, está metida e que se fosse em Portugal passava tudo ao lado não será o mais justo! A FPA e os médicos destacados que nela trabalham são uma coisa, associações de luta contra o doping que são na sua essência independentes e neutros, que têm profissionais competentes nos seus departamentos, são outra coisa! Neste caso e em muitos outros não interferem porque de lei não o podem fazer! Além da IAAF ainda há a AMA, Associação Mundial de Antidopagem, que se achar que todo este caso esta a levar o rumo indesejado pode interferir e punir a atleta segundo as regras internacionais... Neste momento a IAAF apenas está a deixar o nosso comité disciplinar, que é supostamente independente da FPA mas que obviamente já está condicionado pela conferência de imprensa de ontem,decidir que pena atribuir à atleta! Ela já foi acusada por uso de substância dopante, com contra-análise e tudo! Isto da inocência é só para minimizar os danos da imagem da atleta, porque efectivamente lá fora só estão à espera de ouvir a pena atribuida por Portugal para tomarem uma decisão final...
Novembro 10, 2011
O video que a FPA publicou : Nutricionista
Vejam bem o vídeo que a Federação publicou, entre o tempo 39:40 e 40:12 o nutricionista da Sara diz que analisou o rótulo. Mas onde está a competência deste individuo que não sabia que aquela substância era doping. A ordem dos médicos não lhe pode tirar a carteira profissional?
E a FPA não tem uma nutricionista? Porque é que os atletas de Alta competição, que representam Portugal, não são obrigados a ir a essa nutricionista?
Não tenho duvidas, vendo tudo o que se disse e escreveu, e vendo os links aqui deixados, a Sara tem que ser punida, escolheu a pessoa errada para trabalhar com ela. Pode não ter culpa, mas cometeu um erro e tem que pagar por ele, como pagou o Leão.
Novembro 10, 2011
... : 2 dedos de testa
Gostava de ver pelo menos uma daquelas pessoas sentadas na mesa, em vez de tentar derrubar a marca mostrando o rótulo do produto em causa, mostrassem o resultado das análises na Alemanha! Tenho 100% certeza que não está lá escrita a palavra contaminado, apenas que a análise do produto X em causa contém na sua constituição a substância methylhexaneamine, o que não significa contaminação. Essa é a interpretação que interessa e que é transmitida para os media!
Novembro 10, 2011
Jack 3Dão é um suplemento ! : André Guerra
Acho graça é que continuam a chamar-lhe suplemento, quando este produto já é quase um fármaco porque todo ele é mexido quimicamente, sinceramente os suplementos alimentares é que tão sempre a levar com as favas vai lá vai.
Novembro 11, 2011
... : André Guerra
Está aqui o link do produto http://www.jack-3d.com/ se repararem no rotulo diz "Este produto pode conter ingredientes proibidos por algumas organizações desportivas. O usuário assume todos os riscos, responsabilidades e consequências de respectivos testes"., portanto aqui perdem logo a razão toda não tem desculpa mesmo.
Novembro 11, 2011
... : Pois claro
Pois claro que diz..mas o Lauch tem as mesmas substancias dopantes, mas pelos vistos nao tinha nenhum aviso..
Novembro 11, 2011
substância proibida. : André Guerra
contem a substância proibida no rotulo continua a ser a mesma coisa, e o que estão a mostrar é que o produto tem uma contaminação é mentira, se a substancia oleo de geranium está no rótulo, antes de o tomar devia ter visto o que continha continua a não ter desculpa
Novembro 11, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2