Atletismo discreto na gala do desporto

Quarta, 09 Novembro 2011
Atletismo discreto na gala do desporto

Nenhum atleta alcançou um dos galardões principais.

Foi realizada ontem a Gala do Desporto, no Casino Estoril, onde apesar do atletismo ser das modalidades mais nomeadas, acabou a noite sem qualquer prémio. 

Numa noite chuvosa foi realizada a 16º gala da Confederação do Desporto com o tema “CPLP-A Língua une, O Desporto reforça”. Esta gala tem servido ao longo dos anos para consagrar as entidades do ano das diversas modalidades, os vários atletas campeões da Europa e do Mundo, o Prémio desportista do ano e o prémio de Alto Prestigio.

Na entidade do ano e pela modalidade de atletismo foi distinguido João Pedro Cardoso, responsável pelo atletismo da JOMA, clube sintrense que no início da década foi uma das referências da formação em Portugal e que continua a disputar pódios em Nacionais de Clubes.

Desde há um ano atrás Portugal conquistou 67 títulos europeus e mundiais, com alguns desses campeões a marcarem presença na Gala. O atletismo teve as subidas ao palco de Sara Moreira e Francis Obikwelu, para receber prémios relativos ao título europeu da selecção nacional de séniores femininos de Corta-Mato, campeã europeia de Corta Mato em três anos consecutivos e relativo ao título europeu de pista coberta na prova de 60 metros, respectivamente. Ausentes da gala, Nelson Évora, Alberto Paulo e Jéssica Augusto acabaram por não receber os seus prémios de campeões. Ainda nesta categoria de campeões de fazer referência aos deficientes motores no atletismo : Gracelino Barbosa (campeão de Mundo INAS de 200 m, 400m, 110m barreiras e 400m barreiras), Jennifer Nogueira (campeã da Europa de Atletismo Sindrome de Down IAADS de 200 m), Luís Gonçalves (campeão do mundo IPC e ISBA de 400 m), Luís Carlos Gonçalves (campeão da Europa de Atletismo Sindrome de Down IAADS de 100 m e 200 m), Raquel Cerqueira (campeã da Europa de pista coberta INAS 60 m), Ricardo Pires (campeão da Europa de Atletismo Sindrome de Down IAADS do Lançamento do Dardo e do Peso), selecção Nacional Masculina INAS (campeã do Mundo de 4x100 m e campeã da Europa de Crosse Curto e Longo).

Sara Moreira

Nos desportistas do ano o atletismo tinha quatro candidatos aos diversos prémios: Marcos Chuva como Jovem Promessa, Selecção Nacional Feminina de Corta-Mato como Equipa, no sector da Atleta Feminina havia Sara Moreira pelo desporto universitário e Susana Feitor. O atletismo acabaria por vir para casa sem prémios de desportista do ano, numa votação que este ano além de incluir o público em geral, também envolveu a votação dos presentes na Gala. Assim, os prémios de desportistas do ano ficaram para Idílio Vale (Futebol), treinador do ano, Francisca Laia (Canoagem), jovem promessa do ano, Selecção Nacional de Sub-20 (Futebol), equipa do ano, Telma Monteiro (Judo), atleta feminina do ano e Hélder Rodrigues (Motociclismo), como atleta masculino do ano.

Já no fechar da noite o prémio mais esperado era o prémio de Alto Prestigio que foi para duas instituições: o Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube Portugal. Foi neste caso valorizado o desempenho dado ao desporto em geral, com a presença dos presidentes dos dois clubes, Luís Filipe Vieira e Godinho Lopes, que receberam lado a lado a distinção.

Gala

Jennifer Nogueira

João Pardal

Luís Gonçalves

Enviados Especiais : Joana Olivera (texto) e Marcelo Silva (foto)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2