Os mitos suecos existem? (dia 1)

Sábado, 18 Junho 2011
Os países nórdicos têm para os países de sul alguns mitos, só desvendados quando visitamos esses mesmos países. No fundo, tudo se torna mais mítico, quanto maior a distância ao foco da nossa dúvida e é o mesmo motivo pelo qual se duvida que um japonês coma assim tanto Sushi ou se existem assim tantos kangurus na Austrália…

E a dúvida é saudável, alimenta o imaginário e tudo se torna mais claro quando realmente se pode comprovar se o mito é dado como comprovadamente existente ou se é autenticamente uma enorme farsa da história que passa de boca em boca, de página em página, de wiki em wiki…

E comecemos pelas marcas. Já vimos algum IKEA? Correcto, totalmente comprovado que eles existem por cá e de uma dimensão totalmente diferentes dos existentes em Portugal, para maior, diga-se. Se existem muitos carros Volvo a circular nas estradas? Imensos, ao contrário de Portugal. Até as máquinas das obras são da Volvo, a marca de automóveis que a Suécia se orgulha de possuir…

Agora em termos sociais…São os suecos um povo educado? Demais, diríamos! Um sinal de trânsito é para se respeitar, uma passadeira existe para os peões, tudo o resto é para bicicletas (muitas) e para carros. Uma pessoa sueca, na maioria, não mete um pé fora da passadeira, como se fosse um risco de morte, ao contrário do típico hábito português. Por outro lado, a linha de comboio tem aglomerados enormes de cigarros, o que indica que este povo fuma muito, mas também que acha que os carris dos comboios é lixo…A violência é inexistente? Talvez…Encontramos aqui os mesmos vários estratos sociais que encontramos em qualquer país e com toda a certeza ela existe, mas nunca aos nossos olhos. O único momento em que visualizámos foi mesmo um grupo de jovens em que dois se desentendem e em vez de se esmurrarem, ele evita o contacto físico, limitando-se a gritar com ele e a conter-se para não o violentar (nota 5 pelo excelente movimento artístico!). Os cães são realmente animais felizes? Definitivamente! Os hóteis são praticamente todos “animal-friendly” e ainda agora, que são 2:13 da madrugada, acabou de sair uma senhora com três cães, para eles virem à rua. Aqui eles mandam totalmente e neste hotel a cada 15 minutos sai ou entra um cão, sem qualquer género de exagero. Existem mesmo aquelas suecas de sonho? A resposta é sim, sim e sim. O primeiro sim porque eu vi e digo que sim, o segundo sim porque até as portuguesas o acham, o terceiro sim, porque a cada 20 metros aparece uma, principalmente em transportes públicos. Por outro lado, o investimento que fazem na sua beleza, forma física e outros, deve ser superior, por mês a meio ordenado mínimo português, o que torna a vaidade numa forma de expressão exagerada, num povo que até parece ser muito ponderado e realmente reflectido. Fará parte do turismo? A avaliar por dois turistas portugueses que nos acompanharam ontem do Aeroporto para a cidade, esse é 2/3 do seu objectivo em vir até Estocolmo…

Por fim, o dia aqui é mesmo grande?! É mesmo! Amanhece de madrugrada e só é realmente noite de madrugada, nesta altura de Verão. Hoje chegámos ao hotel era quase meia-noite e o céu ainda estava azul escuro e estrelas quase nem vê-las. É realmente o tempo de festa e alegria dos suecos, com muitas festas, bares cheios, cafés a abarrotar e os transportes públicos cheios! Não se consegue encontrar esta tendência em qualquer realidade portuguesa, numa dinâmica que nunca vi e que tornam esta cidade muito apetecível, de facto.

Enfim, os mitos vão sendo confirmados sem grande esforço e a Suécia está realmente a revelar-se um país com muitos motivos de interesse, particularmente Estocolmo que é a cidade onde estamos. A vontade era ter um dia só para visitar a cidade, com imensos museus grátis, mas as obrigações atléticas não vão deixar, até porque segunda-feira é um dia curto em Estocolmo…às 9 da manhã já estaremos a deixar a cidade, certamente com saudades…

| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2