U.Porto vence Nac. Universitário

Segunda, 16 Maio 2011
U.Porto vence Nac. Universitário

Prova decorreu ontem em Lisboa.

Entre atletas universitários e atletas extra, a prova decorreu em Lisboa em condições técnicas muito deficientes, que invalidaram marcas importantes. 

O Campeonato Nacional Universitário de Atletismo foi ontem disputado na pista de honra do Estádio Universitário de Lisboa, local que acolherá alguns dos eventos nacionais ao Ar Livre. Esta prova acabou por ser realizada separada de outros desportos universitários, cujas finais se disputaram em Coimbra, em Abril.

Além das cinco vitórias por prova, a Universidade do Porto acabou vencedora, também pela qualidade do conjunto, um título que vai sendo renovado ano após ano. A Universidade do Porto venceu as duas estafetas 4x200 metros (masculina e feminina) e as provas femininas dos 1500 metros (Lídia Sousa), Altura (Marisa Anselmo) e Dardo (Teresa Ribeiro).

Esta foi também a edição marcada por muitos recordes da competição, fruto da participação de alguns dos principais valores da modalidade, que aproveitaram a presença de atletas extra para tentar resultados mais relevantes. Ficará por confirmar a validade de algumas dessas marcas, por erros técnicos (muitos), que ocorreram durante o evento, que teve uma parceria entre a FADU e AAL.

Os resultados mais relevantes acabaram por pertencer aos atletas extra, nomeadamente nos 100 metros (Francis Obikwelu correu em 10,33 segundos) e 400 metros (Jorge Paula realizou uma das melhores marcas nacionais dos últimos anos, com 47,04 segundos).

DESORGANIZAÇÃO DE UM EVENTO QUE MERECIA MAIS...

Todo o evento acabou por ficar marcado por uma total desorganização que levou a diversos erros técnicos, que comprometeram até a validade de algumas marcas. As inscrições processaram-se de forma deficiente, com alguns atletas vindos de longe a serem rejeitados no levantamento das inscrições, quando outros participavam como extras. Aliás, a possibilidade de participação de atletas extra acabou por ocorrer apenas para quem soube, nunca sendo assumido como oficialmente permitida esta forma de participação.

Ao nível técnico, à hora de começar, estavam colchões por montar, blocos por colocar e até se sentiu a falta de bandeiras de sinalização, para os juízes. Os engenhos (dardo e peso) que acabaram por aparecer, sem controlo do seu peso e a falta de anemómetro na maioria das provas, poderão ter invalidado as marcas que dependiam destes factores.

Não se compreende como é que numa série de 100 metros onde participaram os melhores velocistas nacionais, como Francis Obikwelu, Arnaldo Abrantes, Yazaldes Nascimento, não teve controlo de vento, invalidando totalmente estas marcas, que podiam até ser melhores. O consequente atraso das provas obrigou os atletas a aquecerem várias vezes e disso dava conta a melhor no sector feminino, Carla Tavares.

Toda esta situação levou a que Arnaldo Abrantes acabasse por prescindir da sua participação na final dos 100 metros, por ser atleta universitário, uma situação que acabou por marcar a tarde de competições e que acaba por ser corolário do que ocorreu no Estádio Universitário de Lisboa.

RESULTADOS (CAMPEÕES NAC. UNIV. INDIVIDUAIS)

Masculinos

100 m – Bruno Fernandes (AEFMH) – 11,02 | EXTRA – Francis Obikwelu (SCP) – 10,33
400 m – João Ferreira (AAULHT) – 49,03 RNU | EXTRA - Jorge Paula (AEISCTE) – 47,04
1500 m – Miguel Moreira (AEISCTE) – 3.54,42 RNU
3000 m – Tiago Silva (AAUMa) – 8.42,91
110 m Barr. – João Almeida (U.Lisboa) – 14,57
Altura – Rodolfo Brites (IPLeiria) – 2.04 RNU | EXTRA – Paulo Gonçalves (SLB) – 2.10
Vara – Damião Freitas (AEFA-UTL) – 4.65 =RNU| EXTRA – Diogo Ferreira (SLB) – 5.00
Comprimento – Marcos Caldeira (AEFMH) – 7.28 RNU
Triplo – João Alexandre (IPLeiria) – 14.42 RNU| EXTRA – Carlos Veiga (CFB) – 15.05
Peso – Francisco Belo (U.Lisboa) – 17.51 RNU
Dardo – João Gambito (AEISCSEM) – 56.46 RNU
4x200 – U.Porto – 1.30,78 RNU

Femininos:
100 m – Ungudi Quiawacana (AEESEL) – 12,06 RNU | EXTRA – Carla Tavares (SCP) – 11,87
400 m – Cátia Nunes (AAC) – 56,34 RNU
1500 m – Lídia Sousa (U.Porto) – 4.27,08 RNU
3000 m – Ercília Machado (AAUM) – 10.09,02
100 m Barr. – Magali Gomes (AEESAE) – 15,18 RNU
Altura – Marisa Anselmo (U.Porto) – 1.75 RNU | EXTRA - Liliana Vieira (AAULHT) – 1.78
Vara – Marta Onofre (U.Lisboa) – 3.70 RNU
Comprimento – Ungudi Quiawacana (AEESEL) – 5.98 RNU
Peso – Irina Rodrigues (AAC) – 13.32 RNU | EXTRA – Antónia Borges (SCP) – 15.07
Dardo – Teresa Ribeiro (U.Porto) – 40.38 RNU
10000 m Mc. – Luís Lopes (AEESDRM) – 46.53,0 RNU
4x200 – U. Porto – 1.49,27

RESULTADOS (COLECTIVA)
1. Universidade do Porto – 137 pontos
2. Instituto Politécnico de Leiria – 95 pontos
3. Faculdade de Motricidade Humana – 63 pontos
4. Universidade de Lisboa – 46 pontos
5. Universidade da Beira Interior – 44 pontos

Enviado Especial : Edgar Barreira (texto)
Fotos : Paulo Silva/UNL


| Mais


Comentarios (6)add feed
... : olhar acutilante
Acho interessante que num tópico sobre campeonatos universitários coloquem a foto de uma eliminatória praticamente só com atletas extra. Para não falar da organização das séries de 100m em que os melhores tempos foram colocados nas últimas séries excepto esta série dos melhores atletas (ainda gostava que a organização me explicasse essa teoria!?!)

smilies/grin.gife resto, já foi tudo dito na notícia quanto à péssima organização com os atletas dos saltos, uns à espera dos colchões e outros a serem constantemente interrompidos pela passagem dos speakers pela pista de comprimento!!

Parabéns aos atletas que se esforçaram por dar um bom espetáculo e claro à vencedora, a grande UP!!
Maio 17, 2011
Resultados incompletos : Luís Lopes
E as provas de marcha onde estão? Para não falar de vários erros que aconteceram… no entanto, também não percebo porque se deu tanta importância ao atletas extra. Não se dá valor aqueles que tem bons resultados nas faculdades e nas pistas.


Maio 17, 2011
... : ...
Luis o teu resultado aparece nos femininos. Pois tbém nao entendo como fazem uma notícia sobres os campeonatos universitarios e só dao destaque aos extras e as falhas da organização e nao aos atletas q participaram nos nacionais universitarios.
Maio 17, 2011
nao podia ser melhor : ...
barreiras de 1.07 na prova de 400 metros livres, primeiras provas sem controlo de anemometro, primeiras provas atrasadas 1 hora, nao controlo dos engenhos nos lançamentos, isto quando havia engenhos disponiveis, falta de instrumentos para se realizarem as mediçoes, impedimento de atletas universitários de competir, isto tudo depois de adiarem a realizaçao da prova de sexta para sabado, para melhorar as condiçoes em que se realizavam a prova certamente. a Associaçao de lisboa está de parabens pela realizaçao desta prova
Maio 17, 2011
Estive lá : medina carreira
E só uma pequena frase: Organizações como esta ajudam a acabar com o Atletismo no nosso país.
Maio 18, 2011
vergonha : Eu estive lá
foi uma vergonha o que se assistiu neste evento, que deveria ser digno,
atletas a andarem literalmente nas provas de marcha (haja rigor- estamos num C.N., atrasos enormes das provas, falta de material( fasquias de salto em altura substituídas por varas), provas extra que nem devia existir por provocarem ainda mais atrasos,entre tantas outras coisas...
NOTA PARA A MUDANÇA DE DIA, cujo argumento era a falta de juízes para sábado, então onde estavam eles no domingo?????????????????????????????
Esqueceram-se que existiam equipas de longe que têm atletas que trabalham e estudam na 2ªf ???
NÃO SE ENTENDE MESMO...
smilies/grin.gifÊEM A DIGNIDADE QUE ESTE EVENTO NECESSITA, HONREM A MODALIDADE E O ESFORÇO DE TODOS AQUELES QUE PARTICIPAM!!!!!!!!!!!
Maio 19, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2