Melhores atletas jovens de Nov-Dez-Jan

Quinta, 17 Março 2011
Melhores atletas jovens de Nov-Dez-Jan

Pista Coberta e Corta-Mato com muita disputa e bons resultados.

Em mais uma votação promovida pelo Atleta-Digital foram distinguidos os melhores atletas juvenis e juniores a actuar em Portugal, ou no estrangeiro (caso sejam portugueses) do trimestre de Novembro, Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011.  

A par da eleição para melhor atleta português do mês, o Atleta-Digital.com distingue também os jovens atletas que mais se destacaram em cada trimestre.

As regras atribuídas ao juri foi de dar no máximo 10 pontos por atleta, sendo que no mínimo foram votados 3 atletas por cada um dos elementos.

As classificações finais, por escalão e género foram:

Débora Clemente
Foto: Marcelino Almeida / Revista Atletismo


JUVENIS FEM.
1. Débora Clemente (SLB) – 62 pontos

2. Ana Oliveira (GAF) – 32 pontos
3. Patrícia Caldas (SCB) – 28 pontos
4. Teresa Carvalho (CASM) – 22 pontos
5. Silvana Dias (UDV) – 14 pontos
6. Sarah Dias (JV) – 12 pontos
7. Neuza Reis (SLB) – 10 pontos
8. Jéssica Serra (CDP) – 8 pontos
9. Diana Almeida (CBPAR) – 7 pontos
10. Anna Hurlebaus (CNRM) – 5 pontos

Depois de quatro trimestres sempre no pódio deste escalão, Débora Clemente alcançou finalmente a distinção máxima, numa altura em que se destacou como a principal velocista do escalão de juvenis femininos. Foi a quinta melhor na Taça FPA de Velocidades, vice-campeã nacional de juniores nos 60 metros e fez parte do recorde de juniores dos 4x200 metros (1.45,03 minuto). Os 7,79 segundos aos 60 metros e os 26,66 segundos aos 200 metros fazem desta atleta uma das esperanças nacionais da velocidade. Já a polivalência de Ana Oliveira transformam esta atleta num destaque do mês, com marcas interessantes em diferentes provas (1.64 metros no salto em altura, 5.52 metros no salto em comprimento, 12.13 metros no triplo salto e 2133 pontos no triatlo). A atleta do GA Fátima segue assim a matriz de uma atleta completa, como vem sendo hábito neste clube. Quanto a Patrícia Caldas encontra-se numa época de afirmação no escalão, com bons desempenhos tanto nos 800 (2.16,52 minutos), como nos 1500 metros (4.37,62 minutos). O segundo lugar nos 1500 metros no Camp. Nacional de Juniores de pista coberta poderão ser uma boa referência para o futuro próximo.


Carlos Nascimento
Foto: Marcelino Almeida / Revista Atletismo


JUVENIS MASC.
1. Carlos Nascimento (ESCMOV) – 76 pontos

2. Ricardo Mendes (JV) – 32 pontos
3. Ícaro Miranda (SLB) – 22 pontos
4. João Moniz (JV) – 20 pontos
5. Francisco Rodrigues (SCB) – 19 pontos
6. Hélder Costa (GRAC) – 9 pontos
7. Guilherme Pires (GAF) – 8 pontos
8. Edgar Remédios (GAF) – 6 pontos
9. Carlos Bornes (GS-RC) – 4 pontos
9. Miguel Carvalho (CNRM) – 4 pontos

Repetindo o seu sucesso de há um ano, Carlos Nascimento voltou a ser o melhor jovem do trimestre de Novembro, Dezembro e Janeiro. O atleta da Escola do Movimento foi esclarecedor na sua vitória, muito impulsionada pelo recorde nacional de juvenis alcançado na Taça FPA de Velocidade, onde foi quarto classificado nos 60 metros (6,93 segundos), apenas atrás de nomes fortes da velocidade portuguesa. A marca que alcançou não foi por acaso, tendo voltado a baixar dos 7 segundos no Nacional de Juniores de Pista Coberta, onde foi campeão nos 60 metros, mas também nos 200 metros (22,17 segundos). Como se tal não bastasse, Carlos Nascimento esteve ainda em evidência no salto em comprimento, com 6.74 metros, alcançados na pista coberta de Braga. No âmbito do sector de saltos, Ricardo Mendes foi o segundo mais votado pelos excelentes desempenhos no salto em altura, onde alcançou 2.00 metros e no triplo salto com 14.30 metros. Ambas as marcas permitiram-lhe sagrar-se vice-campeão nacional de juniores. Ícaro Miranda, irmão de Rubem Miranda, foi outro dos destaques do trimestre, tendo aparecido para a especialidade do salto com vara com 4.26 metros, uma marca substancial, que com pouco tempo de treino lhe permitiu ser vice-campeão nacional de juniores da especialidade.


Eva Vital
Foto: Marcelino Almeida / Revista Atletismo


JUNIORES FEM.
1. Eva Vital (SLB) – 45 pontos

2. Filipa Martins (SLB) – 39 pontos
3. Marta Pen (SLB) – 37 pontos
4. Ana Monjane (SCB) – 20 pontos
4. Shaina Mags (SCP) – 20 pontos
6. Nádia Cancela (CBPAR) – 14 pontos
7. Susana Godinho (SLB) – 13 pontos
8. Bárbara Ferreira (SCB) – 6 pontos
9. Soraia Ruas (ADREP) – 3 pontos
9. Ana Vasconcelos (SLB) – 3 pontos

Mais uma vez Eva Vital juntou os pontos suficientes para ser a mais votada, um título que nunca deixou escapar desde que existe esta votação. Desta vez a sua vitória foi muito mais magra, depois de um trimestre regular, mas sem surpreender. Abriu a época nos 60 metros barreiras com 8,60 segundos e 7,76 segundos nos 60 metros planos, na Taça FPA de Velocidade e Barreiras. Nas barreiras esta viria a ser a sua melhor marca do trimestre, mas ainda conseguiu melhorar nos 60 metros planos para 7,73 segundos, numa meia-final do Nacional de Juniores. Nesta competição Eva Vital foi dupla campeã nacional de juniores (60 metros e 60 metros barreiras), arrecadando ainda um terceiro lugar no salto em comprimento (5.65 metros). Apesar da sua mudança para Lisboa, onde agora entrou para a faculdade, Eva Vital conseguiu manter o estatuto de líder nacional das barreiras, numa transição para o escalão de sénior. Na velocidade foi Filipa Martins a destacar-se, em três provas do Nacional de Juniores. Nos 200 metros correu em 25,67 segundos, nos 400 metros em 58,42 segundos e foi ainda parte do sucesso da estafeta de 4x200 metros que arrecadou o recorde nacional (1.45,03 minuto). Saiu assim com dois primeiros lugares e um segundo lugar, sendo um dos destaques da competição. Marta Pen não ficou longe no seu sucesso, com duas vitórias no Nacional de Juniores nos 400 (57,90 segundos) e nos 800 metros (2.15,67 minutos), que a consagram como líder nacional de juniores nas duas especialidades.


Rui Pinto
Foto: Joana Oliveira / Atleta-Digital



JUNIORES MASC.
1. Rui Pinto (SLB) – 51 pontos

2. Emanuel Rolim (SLB) – 35 pontos
3. Tiago Boucela (SCP) – 25 pontos
4. Rubem Miranda (SLB) – 24 pontos
5. Samuel Remédios (GAF) – 22 pontos
6. Tsanko Arnaudov (SLB) – 15 pontos
7. Frederico Eusébio (SLB) – 12 pontos
8. Thibaut Junqueira (NDAP) – 8 pontos
9. André Marques (UDZA) – 4 pontos
9. Samuel Pereira (UAG) – 4 pontos

Medalha de Bronze do Europeu de Corta-Mato, no escalão de juniores, Rui Pinto não poderia deixar de ser o vencedor deste escalão, pelo que conquistou em Dezembro no Europeu de Corta-Mato, mas também pelas destacadas vitórias obtidas nos corta-mato nacionais, durante o mês de Novembro. Foi ainda campeão nacional de juniores de 3000 metros, em pista coberta (8.26,71 minutos) e claro líder do ano nos 1500 metros (3.55,84 minutos), em juniores. Foi por isso um excelente trajecto de Rui Pinto que vence pela sexta vez esta votação, (três em juvenis, três em masculinos). Já Emanuel Rolim seguiu um trajecto semelhante ao de Rui Pinto, mas com algumas diferenças. Fez parte da equipa júnior vice-campeã europeia de corta-mato e ainda prestações muito relevantes nas disciplinas de 1500 (3.57,57 minutos) e 3000 metros (8.18,23 minutos), nesta último onde é o líder nacional do ano, de juniores. Saiu ainda do Nacional de Juniores com uma vitória (1500 metros) e um segundo lugar (3000 metros). No salto em altura, Tiago Boucela mostrou-se bem, com 2.01 metros, alcançados na Taça FPA de Saltos, que decorreu na Nave de Alpiarça.


Esta votação foi realizada dentro de parâmetros de imparcialidade, e reflectem a opinião de um conjunto de especialistas ligados ao atletismo, e particularmente ao atletismo jovem. Queremos dar os parabéns a todos os atletas e treinadores que têm realizado um trabalho digno de se ver, em prol do atletismo português.

O juri que participou nesta votação foi o seguinte:
Edgar Barreira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Filipe Oliveira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Rafael Lopes (Atleta-Digital.com / Atleta)
Bruno Araújo (Atleta-Digital.com)
José Duarte (AMMA / Media)
António Manuel Fernandes (Revista Atletismo / Media)
Daniela Ferreira (Treinador)
Joana Leal(Treinador)
Teodoro Marújo (Treinador)
Prof. José Uva (Treinador)

| Mais


Comentarios (9)add feed
Emanuel Rolim : jr
O líder do ranking nacional de juniores foi o Emanuel Rolim com Record Nacional de 3 47 57!! Forca aí Rolim!!!
Março 18, 2011
Diana Cerqueira : atleta indignado
Acho um piadão aos critérios de seleção de jovens a ir a votação...
Alguém conhece o Centro de Atletismo de Mazarefes? No passado aconteceu exactamente a mesma coisa com a Sara Esteves em que, depois de excelentes resultados nem entrou nas contas para votação quando, outras atletas entraram com piores resultados, isso resultou em desmotivação e sentimento de falta de reconhecimento. Agora, tudo se repete, mas com Diana Cerqueira, 7.70 nos 60 metros e 24.80 nos 200 metros (terceira junior de todos os tempos) e as medalhas que conquistou valem o que valem... nada.
Não é que isto demonstre o verdadeiro valor dos atletas, mas já que é público, tentem ser rigorosos pois acabam por desmotivar atletas que levam estas coisas a sério, embora para mim sirva para entretenimento... para outros não é bem assim. E estou a defender o que é meu, é certo, os meus colegas, mas concerteza haverá outros na mesma situação. E se não há outros... é mau.

No entanto felicito os atletas que conseguiram entrar no lote de votações e desejo-lhes muita sorte.
Um conselho... acabem com essas votações jovens pois estragam mais do que benefíciam.
Março 18, 2011
aaaaaaa : aaaaaaaa
Rui Pinto, "claro líder do ano nos 1500 metros (3.55,84 minutos)" "Claro líder"? smilies/grin.gif smilies/grin.gif smilies/grin.gif E os 3:47 do Emanuel Rolim? smilies/grin.gif smilies/grin.gif Eu sei que a marca foi obtida é FEV, mas é patético dizerem que o Rui foi o claro líder do ano, já que a marca do mesmo foi obtida em 08-01-2011!


O Thibaut Junqueira em 8º e a ausência de atleta como Nuno Santos ou Samuel Barata... é perfeitamente patético! O Thibaut não tem resultados nem para os 20 primeiros, quanto mais 8º! A MÁFIA ATACA NO ATLETISMO! smilies/grin.gif smilies/grin.gif

Caso para dizer, as moscas mudam e a m*rda continua a ser a mesma. smilies/grin.gif smilies/grin.gif
smilies/grin.gife resto nada a dizer! smilies/cool.gif
Março 18, 2011
nuno santos : ze preto
o nuno santos na lista porque razão?!!?
ele cada vez está pior...
o diogo lourenço é que devia tar na lista porque fez uma boa epoca de inverno...
Março 18, 2011
Palhaçada : Alenjano
Isto é uma palhaçada, nao vou entrar em nomes mas há criterios que ninguem compreende! Isto deve ser copias dos anos anteriores, sao sempre os mesmo e com classificações absurdas. Mas pronto. Uns são filhos da mae e os outros...

Março 18, 2011
ahahahah : TákiTáli
Thibout Junqueira:
5º lugar no nacional de juniores com 2:00 min

Samuel Barata:
4º Lugar cross de Torres Vedras
Vice-campeão de juniores 1500 e 800 metros

Nuno Santos:
1º Lugar no cross de Torres Vedras
Vice-campeão europeu por equipas


O thibout fica no top10, o Nuno Santos e o Samuel Barata são pretos. xDD Tem que ser campeões do mundo para entrarem no ranking. ^^
Março 19, 2011
Para o ze preto (ou sera melhor dizer: para nuno santos) : Preto a sério
Estas pessoas n sabem o que é o atletismo.
So sabem é criticar mas se nao repararam, os atletas que vao a votos sao de varias especialidades e nao so de meio-fundo.
Como é q esse Nuno Santos quer entrar numa votacao dos melhores quando está atrás de 2, 3 ou 4 atletas no meio-fundo? Para o Samuel Barata a mesma situacao. Olhem quem me dera que fossem campeoes do mundo pk no caso do Nuno, quem for ao facebook dele, parece que ja e mesmo um campiao do mundo. É TRISTE estes pirralhos julgarm-s logo os melhors do mundo qd nem campeoes da rua sao.
Março 19, 2011
voltamos à vaca fria : maria
depois é mentira.
afinal não sou só eu que tenho a ideia de que este é o site oficioso do clube que o sr. Edgar Barreiras sabe (porque já lho disse)
posso dar só dois exemplos flagrantes da época passada.
Jorge Batista - campeão nacional de júniores e sub-23 nos 800m.vice-campeão nos 400m.
Hugo Coutinho - campeão nacional 800m .vencedor do olímpico jovem e do km jovem.1º juvenil no ranking 400m.record regional 600m.campeão nacional por equipas de corta-mato escolar.
haveria muitos mais (tal como o Paulo Pinto ex-fcp)
mas não eram da tal equipa e portanto são de menor valor.
depois é mentira.
Março 21, 2011
Quem são : jmaria
Quem são aquelas 2 senhoras treinadoras do Juri?
Março 22, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2