O caldeirão da multicultura (Dia -1)

Quarta, 02 Março 2011


Do Porto ou de Lisboa, a viagem para Paris foi o princípio de mais uma aventura do Atleta-Digital em competições internacionais, com um novo “caloiro”, o Marcelo, que será um sofredor durante uns dias, assim como foram outros noutras competições. De Lisboa partimos com um nome de avião diferente do habitual “Proud of Lisbon”, bem curioso e que orgulho…

No Aeroporto de Charles de Gaulle a agitação era grande, a quantidade de voos gigantesca, a quantidade de passos até chegar a um ponto de informação bastante grande. Um grande painel de voos encurvado, mostrava bem o movimento deste Aeroporto. Nesta caminhada um pacote de Maltesers que comprámos a bordo do avião sempre nos acompanhou em cima da mala…

O susto aparece quando temos de andar de Metro, uma encruzilhada de linhas pior que as de Londres, com um toque de desorganização mediterrânea e com um preço assustador...8.70 euros para um bilhete de metro diário, custou-nos e fez-me ligar para o Filipe para confirmar se era o que ele tinha pagado, não fosse o francês enfiar-me o barrete e querer-me enganar…

A encruzilhada de linhas não atrapalhou, mas foi possível ver que existe nesta cidade muita cultura diferente e entre essa cultura…portugueses. Foi logo o que se encontrou na estação de metro, além de nós…a nossa espécie que se nota à distância, pelo dialecto, pelas atitudes…Mas as culturas encontraram-se mais à frente, num cruzar de pessoas de diferentes raças, cores e feitios..com tudo o que isso tem de positivo e negativo…É talvez o motivo que faz com que a polícia percorra as carruagens velhas, em estações envelhecidas e negras do tempo..

Chegados à estação da Biblioteca Nacional, eu e o Marcelo deveríamos ir de encontro ao Filipe e Telmo que chegaram duas horas antes de nós. O desencontro foi mais do que natural, mas nada melhor que uma conhecida plataforma comercial como ponto de encontro. O jantar foi numa conhecida casa de pizzas perto do hotel, que tem condições bastante mais favoráveis relativamente a Barcelona…temos uma cama para cada um, o cheiro é neutro, temos um sítio para cozinhar, temos uns sítios para meter portáteis e temos net..

Hoje obviamente não deu para conhecer a cidade, deu mais para nos instalarmos e prepararmos a cobertura deste evento. Amanhã é dia de levantar as acreditações, visitar a cidade e conhecer o palco das competições…Sexta-feira já é dia de portugueses em competição…

O objectivo desta equipa é obviamente um único, melhor do que foi feito durante o Europeu de Pista Coberta em Turim. As histórias serão as que forem e serão contadas a cada dia que passar…Para já um balanço positivo de Paris, que esperamos que se prolongue nos próximos dias…

Por : Edgar Barreira

| Mais
 
< anterior









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2