Vera Barbosa destaque em Pombal

Sábado, 08 Janeiro 2011
Vera Barbosa destaque em Pombal

Taça FPA de Velocidade e Barreiras com recordes.

Benfica (em masculinos) e Sporting (em femininos), triunfaram na Taça FPA de Velocidade e Barreiras, prova que marca a abertura das provas nacionais de pista coberta. 

Dois recordes nacionais caíram no dia de hoje na Expocentro, em Pombal, onde se disputou a Taça FPA de Velocidade e Barreiras, este ano em homenagem a Lucrécia Jardim. Vera Barbosa, recorde nacional de sub-23 nos 400 metros e Carlos Nascimento, recorde nacional de juvenis, ambos em pista coberta, foram assim alguns dos destaques individuais.

Para Vera Barbosa foi mesmo uma vitória nos 400 metros, alcançada milimetricamente à frente de Patrícia Lopes, ambas do Sporting. Para Vera Barbosa ficou a marca de 54,93 segundos, que passou a constituir recorde nacional de pista coberta, no escalão de sub-23 femininos. A anterior marca pertencia a Elsa Amaral (55,0) e já datava de 1988, sendo até hoje o mais antigo recorde nacional de sub-23.

Já quanto a Carlos Nascimento (Escola do Movimento), o atleta voltou a melhorar a sua marca aos 60 metros, fixando-a em 6,93 segundos, uma marca que além de ser novo recorde nacional de juvenis, em pista coberta, ficou a um centésimo da alcançada hoje pelo sub-23 Edi Sousa (Sporting). Esta foi, aliás, uma prova interessante, com a vitória de Arnaldo Abrantes (6,79 segundos), a correr como Individual, depois de uma saída em litígio com o Sporting. No entanto, Yazaldes Nascimento (Benfica) ia surpreendendo, ao concluir os 60 metros em 6,81 segundos, um grande regresso deste atleta que foi apoquentado por algumas lesões no passado recente. Mais tarde, na prova extra, Arnaldo Abrantes acabou por melhorar a sua marca para 6,76 segundos, a somente seis centésimos dos mínimos para o Europeu de Pista Coberta. Foi, ainda assim, um início menos fulgurante na época de Arnaldo Abrantes, relativamente à época passada.

Também um início mais fraco e também mais apertado que há um ano por parte de Sónia Tavares (Sporting), que venceu nos 60 metros femininos, com 7,56 segundos, tendo terminado Carla Tavares (Sporting) a somente um centésimo. Sónia Tavares acabou, contudo, por se redimir na prova extra e concluiu com os mesmos 7,49 segundos que havia alcançado há um ano.

Nas barreiras, Rasul Dabó (Benfica) foi dominador, tendo terminado os 60 metros barreiras com o registo de 8,00 segundos, uma marca muito optimista para este atleta, que deu algum brilho a esta prova. Luís Fernandes (Gira-Sol) acabou também por ser um destaque pelo seu segundo lugar (8,31 segundos), à frente de João Almeida (Sporting), que não foi além de 8,34 segundos, após um período longo de paragem devido a lesão.

Nas estafetas quase caiu também o recorde nacional de 4x200 metros femininos. A estafeta do Sporting, composta por Sónia Tavares, Carla Tavares, Patrícia Lopes e Vera Barbosa terminou o evento com o tempo de 1.39,75 minuto, apenas mais 15 centésimos que o actual recorde nacional de pista coberta, que está na posse de uma equipa do Sporting, desde 2000. Na estafeta masculina, a vitória foi do Benfica (1.33,07 minuto), numa prova onde o Sporting não marcou presença, que tem na velocidade um ponto fraco quando Francis Obikwelu está ausente, como foi o caso de hoje.

António Rodrigues (Sporting) foi vencedor nos 400 metros masculinos e Eva Vital (Benfica), ainda júnior, vencedora nos 60 metros barreiras femininos, ambos longe das marcas de início da época passada.

PEDRO SANTOS LIDERA TAÇA FPA DE PROVAS COMBINADAS

O atleta de Alcanena, Pedro Santos, fez hoje uma boa primeira jornada na Taça FPA de Provas Combinadas “Mário Aníbal”, aproveitando o facto do principal dominador português da actualidade, Tiago Marto, ter optado por não estar presente nesta competição, por ter a sua preparação atrasada. Contudo, Pedro Santos (2843 pontos) não está sozinho nesta luta pela vitória, já que o junior Samuel Remédios (GA Fátima) encontra-se a escassos 80 pontos. A fechar o pódio, após o primeiro dia de provas, encontra-se o irmão Carlos Santos, com 2576 pontos.

Amanhã serão disputados os eventos relativos à segunda jornada do Heptatlo masculino e à jornada única do Pentatlo feminino, numa competição que também está a decorrer em Pombal. Também amanhã, mas em Alpiarça, será disputada a Taça FPA de Saltos.

RESULTADOS (TAÇA FPA DE VELOCIDADE E BARREIRAS)

Femininos:

60 m – Sónia Tavares (Sporting) – 7,56 ||7,49 na Prova Extra
400 m – Vera Barbosa (Sporting) – 54,93 RNSub-23
60 m Barr – Eva Vital (Benfica) – 8,60
4x200 m – Sporting CP – 1.39,75

Masculinos:
60 m – Arnaldo Abrantes (Individual) – 6,79 ||6,76 na Prova Extra
400 m – António Rodrigues (Sporting) – 48,83
60 m Barr – Rasul Dabó (Benfica) – 8,00 ||8,02 na Prova Extra
4x200 m – SL Benfica – 1.33,07

| Mais


Comentarios (2)add feed
Estudioso e observador do Atletismo português : Pietro Diaz
smilies/shocked.gif Fico espantado com os comentários às primeiras provas deste fim de semana nas corridas de velocidade e barreiras.
Além da excelente corrida e marca da Vera nos 400m na velocidade curta deve ser destacado o Arnaldo Abrante e Sónia Tavares num plano similar mas continuo a verificar uma tendência absurda verificada nas corridas masculinas ( VIDÉ COMENTÁRIOS ATLETA DIGITAL E F.P.A.) É ESPANTOSO !!!ora vejamos . o Comentário acima sobre a corrida dos 60m metros masculinos foi na verdade muito ranhida quer ma primeira quer na segunda corrida , nas mulheres a Sónia Tavares na primeira corrida correu simplesmente para ganhar , quem esteve na pista viu e certifica esta situação, tendo a CARLA naturalmente e muito bem aproveitado .Mencionar a excelente corrida Do Homens dando um enfase á corrida do Arnaldo sendo depois completamente incoerente nos comentários à corrida da Sónia Tavares não é de todo entendivel , é importante saber ver o atletismo para depois saber comentar de outra forma não valerá a pena pela má informação prestada ...A Sónia não só iniciou a época com marca igual ao ano passado , o que deve ser destacado pelo facto de ser a primeira corrida ( ver ranking do momento e compare ), como correu muito mais fácil isto para um observador como eu que não perde uma corrida destes Atletas pelo menos em Portugal e algumas no estrangeiro ....
TEMOS DE SABER VER , LER E ESECREVER O ATLETISMO É UM POUCO DIFERENTE DAS OUTRAS MODALIDAES
Janeiro 10, 2011
Provas de preparação de salto à vara na Nave do Jamor : Procópio Banana
Já que é um observador estudioso e bem informado do atletismo, gostaria que me informasse por favor (já o tentei de outras formas, mas não consegui) quais as provas de preparação de salto à vara (e respectivas datas) que estão previstas para a Nave do Jamor nas próximas semanas. Obrigado.
Janeiro 17, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2