[CASAINHOS] Sobre Fanhões

A HISTÓRIA:

Fanhões, freguesia do Concelho de Loures, fica situada na zona Norte, bem no topo do concelho, possui 11.672 quilómetros quadrados de área e cerca de 3000 habitantes. Esta freguesia confina com as freguesias de São Julião do Tojal, Santo Antão do Tojal, Loures, Lousa, Bucelas e com o município de Mafra.

Sendo uma freguesia muito antiga, a sua história tem vários contornos. Segundo se pensa, a sua origem poderá ter nascido com a exploração das pedreiras, já que o seu solo é rico em mármores.

A freguesia de Fanhões pertenceu, outrora, ao concelho de Olivais, passando em 1886 para o concelho de Loures, mantendo-se tal situação até aos dias de hoje. Antes de se tornar freguesia, entre 1700 e 1714, Fanhões era uma aldeia da freguesia de Santo Antão do Tojal.

Quanto ao nome "Fanhões", é um topónimo que parece estar relacionado com a flora que abundava na área da actual freguesia, alcatins ou faias, que derivaram do latim "fagea" ou "fagu".

A HERÁLDICA:

Fanhões usa a seguinte bandeira e brasão de armas:

Um escudo de ouro, com faia arrancada de sua cor, entre um martelo de calceteiro, de negro, à direita, e uma trouxa de roupa, de azul, à esquerda. Uma coroa mural de prata de três torres. Um listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: «FANHÕES». Bandeira de verde; cordões e borlas de ouro e verde.

Quanto à simbologia, a faia alude não só ao nome da freguesia (são armas falantes), como também à sua riqueza florestal; o martelo lembra os calceteiros nascidos em Fanhões, tidos como sendo dos melhores do mundo; por fim, a trouxa recorda as lavadeiras que se deslocavam até Lisboa para ir lavar roupa.

O PATRIMÓNIO:

- Anta de Casaínhos ;
- Fonte de Casaínhos ;
- Igreja Matriz de Fanhões ;
- Coreto de Fanhões ;
- Chafariz de Fanhões ;

Fontes: JF Fanhões e Wikipedia

| Mais
 









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2