Aires Sousa e Rosa Madureira campeões

Terça, 02 Junho 2009
Aires Sousa e Rosa Madureira campeões

Revalidaram títulos.

Aires Sousa (N.A. Matosinhos) e Rosa Madureira (N.A. Matosinhos) venceram o 3º CIRCUITO DOS 3 CÂNTAROS, corrida em montanha hoje realizada na Serra da Estrela onde se disputou o CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CORRIDA EM MONTANHA da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada. 

Com este triunfo Aires Sousa e Rosa Madureira revalidaram os títulos que ostentavam nesta especialidade, com Aires Sousa a coleccionar o seu 3º título consecutivo e Rosa Madureira a bisar o triunfo depois da sua estreia na galeria de campeões na edição de 2008.

Num campeonato masculino onde se registaram os mesmos nomes dos 4 primeiros classificados de uma época para a outra há, no entanto, a referir, a troca de posições agora verificada entre Paulo Gonçalves (Clube de Montanhismo da Guarda) e José Carvalho (N.A. Matosinhos), com o atleta da Guarda a alcançar desta feita a prata individual depois de ter registado o 4º posto de 2007 e o 3º de 2008. A manter-se esta melhoria de prestações de ano para ano a edição de 2010 promete...

Numa competição pedestre em montanha que se caracteriza como uma das mais duras do país registe-se ainda a luta entre os ocupantes do pódio masculino, com 50 segundos a separar o 1º do 3º, numa das menores diferenças registadas desde sempre numa prova do género entre nós.

A minuto e meio do pódio, Vitor Barbosa viria a repetir a 4ª posição de 2008 com menos oito segundos que então (!?), com o 5º posto a caber ao espanhol Xavier Martinez (Federação de Montanha da Catalunha), correndo extra-Campeonato de Portugal mas obtendo pontos preciosos para a classificação provisória da Taça do Mundo de Corrida em Montanha da qual o CIRCUITO DOS 3 CÂNTAROS faz parte.

Nas senhoras, era esperada nova luta entre Lucinda Moreiras (NCL Sport Club), campeã de corrida em montanha em 2007 e Rosa Madureira (N.A. Matosinhos), campeã em título, havendo uma natural curiosidade em acompanhar um eventual desgaste que esta última poderia acusar depois de, na semana passada, ter registado um brilhante 2º posto na Maratona de Montanha de Zegama (Espanha), iniciando assim da melhor maneira a sua participação na Taça do Mundo de Montanha na presente época.

Contrariamente ao esperado o desgaste não se fez esperar e Rosa Madureira demonstrou o porquê de ser, na actualidade, uma das melhores corredoras do mundo na especialidade, vencendo com cerca de 6 minutos de vantagem sobre Lucinda Moreiras, numa diferença que não deixa dúvidas quanto à sua actual superioridade neste tipo de competições. A grande surpresa do dia estaria reservada, no entanto, para o 3º posto individual feminino por parte de Rosa Soares (N.A. Matosinhos) que, na sua estreia em corrida em montanha, com 19 anos, registou a 3ª melhor marca de sempre nesta competição, num registo que promete um futuro risonho nesta modalidade.

Colectivamente o N.A. Matosinhos viria a repetir os triunfos das duas anteriores edições, vencendo com folgada vantagem sobre a formação da NCL Sport Club.

O 3º CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CORRIDA EM MONTANHA, da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, disputou-se na competição denominada CIRCUITO DOS 3 CÂNTAROS, prova de igual modo válida para a Taça do Mundo de Corrida em Montanha da responsabilidade da Federação Internacional de Corrida em Montanha.

Com um percurso com 21 km de extensão e 1127 metros de desnível acumulado positivo, inteiramente traçado no Parque Natural da Serra da Estrela e Concelho de Manteigas – Coração da Serra da Estrela – o CIRCUITO DOS 3 CÂNTAROS utilizou alguns dos caminhos florestais e trilhos de montanha aí existentes, tendo partida e chegada junto à Casa Abrigo da Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela, num percuros que levou os participantes a passar pela Nave de Santo António, Espinhaço de Cão, Covão do Boi, Torre, Terroeiro e Covão da Mulher e contou com organização da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, patrocínio da Câmara Municipal de Manteigas e o apoio da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela, Clube de Montanhismo da Guarda, Clube de Montanhismo de Seia, Fundação INATEL - Agência da Guarda, Salomon Sport, Água Serra da Estrela, Bombeiros Voluntários de Manteigas, GNR - Manteigas e C.N.Escuteiros / Agrupamento de S.Pedro - Manteigas.

CLASSIFICAÇÕES:
Masculinos


1º Aires Sousa (N.A. Matosinhos) 1:45:47
2º Paulo Gonçalves (Clube de Montanhismo da Guarda) 1:46:19
3º José Carvalho (N.A. Matosinhos) 1:46:37
4º Vitor Barbosa (GDC Castelo de Paiva) 1:48:05
5º Xavier Martinez (F.M. Catalunha) 1:51:19
6º António Martins (Os Gaienses / Toyota) 1:52:55
7º Sérgio Azevedo (GDC Castelo de Paiva) 1:53:27
8º Carlos Sá (ARC Águias de Alvelos) 1:53:51
9º Asdrúbal Freitas (Os Gaienses / Toyota) 1:54:08
10º José Sousa (Os Gaienses / Toyota) 1:55:43

Equipas:

1º N.A. Matosinhos - 5:32:7
2º GDC Castelo de Paiva - 5:40:25
3º Os Gaienses / Toyota - 5:42:46

Femininos

1ª Rosa Madureira (N.A. Matosinhos) 2:04:10
2ª Lucinda Moreiras (NCL Sport Club) 2:10:08
3ª Rosa Soares (N.A. Matosinhos) 2:15:05
4ª Lurdes Monteiro (N.A. Matosinhos) 2:23:05
5ª Mónica Moreiras (NCL Sport Club) 2:27:34
6ª Glória Serrazina (Individual) 2:42:31
7ª Ana Gomes (N.A. Matosinhos) 2:53:24
8ª Margarida Pinto (NCL Sport Club) 2:57:14
9ª Cátia Conceição (ARC Águias de Alvelos) 3:15:36
10ª Lisdália Nunes (Veteranos do Teixoso) 3:16:49

Equipas

1ª N.A. Matosinhos - 6:42:20
2ª NCL Sport Club - 7:34:56

CAMPEÕES DE PORTUGAL DE CORRIDA EM MONTANHA - FPME, POR ESCALÃO

Femininas
Esperanças - Rosa Soares (N.A. Matosinhos)
Elites - Rosa Madureira (N.A. Matosinhos)
F40 - Lucinda Moreiras (NCL Sport Club)
F50 - Glória Serrazina (Individual)

Masculinos
Elite - José Carvalho (N.A. Matosinhos)
M35 - Aires Sousa (N.A. Matosinhos)
M40 - António Martins (Os Gaienses / Toyota)
M45 - João Fernandes (ARC Águias de Alvelos)
M50 - Narciso Marques (ARC Águias de Alvelos)

Fonte: Terras de Aventura

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2