Meeting de Elvas disputa-se amanhã

Sexta, 22 Maio 2009
Meeting de Elvas disputa-se amanhã

Seis olímpicos e recordistas nacionais competirão amanhã.

Foram hoje apresentados os principais atletas que competirão amanhã na pista de Elvas, no regresso deste meeting. 

Na sua quinta edição (a última edição tinha-se realizado em 2005), o Meeting Internacional de Elvas terá uma presença de fortes atletas portugueses e espanhóis. Será por isso um meeting ibérico e onde se esperam provas bem disputadas, a avaliar pelo optimismo de atletas e Organização.

Naide Gomes é sem dúvida o principal valor presente na prova de salto em comprimento, prova que deverá ainda contar com a nigeriana Confort Onyali.

Algumas provas perspectivam-se como bastante disputadas. Os 200 metros femininos contarão com Carla Tavares e Sónia Tavares, atletas que disputam neste momento o lugar na equipa do Sporting que disputará a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Também a nigeriana Cynthia Nwokocha, atleta que treina no Algarve com Francis Obikwelu, competirá nesta prova, sendo mais um dos atractivos da competição. Também os 400 metros masculinos poderão ser uma das provas mais disputadas, já que contarão com a presença dos portugueses Jorge Paula, Filipe Santos e João Ferreira e ainda do melhor espanhol de 2008 da distância, Mark Ujakpor. Os 100 metros barreiras terão a presença das duas melhores portuguesas da actualidade a actuar em Portugal, nomeadamente Eva Vital e Mónica Lopes e ainda a presença de uma das melhores espanholas da actualidade, Claudia Tropa: “É sempre boa a experiência com atletas estrangeiros”, disse a atleta na conferência de imprensa.

Este meeting foi possível devido ao esforço do município elvense: “A Câmara fez o esforço em termos de investimento financeiro para que nada faltasse, fez um esforço na sua Organização e que em boa hora fez uma parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação Distrital de atletismo e também o Clube Elvense de Natação”, disse hoje José Barrogo em conferência de imprensa.

Para António Costa, responsável técnico desta competição, a presença de seis atletas que são ou já foram olímpicos é muito importante, tal como a importância para o Sporting em ter uma prova em que possa seleccionar os seus atletas para a Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Já o seleccionador nacional, o Prof. José Barros, considerou que esta é uma competição que “calha numa data fundamental” e que poderá servir “observar o estado de forma dos atletas que vão estar presentes”. Quanto às condições da pista de Elvas, criticada no passado por não serem as desejáveis, já não preocupam o seleccionador nacional que se considera satisfeito com a procura da sua melhoria.

Essa preocupação também não existe em Arnaldo Abrantes que há pouco tempo aí realizou um estágio de Velocidade e Barreiras: “Estive cá em estágio, gostei muito da pista, gostei muito da cidade. Em termos de instalações é ideal para esta competição.”

Marco Fortes tem também muitas expectativas em relação à pista e quanto à sua prestação o lançador português foi claro: “Estou à procura do meu melhor lançamento, a minha melhor forma.”

Nos 1500 metros, onde encontrará Sandra Teixeira, Sara Moreira aponta para um recorde pessoal, assim as condições climatéricas o permitam: “É para isso que vou trabalhar. Gostaria de correr na casa de 4.10, 4.11. Estou a ficar em forma”.

Na disputa do lançamento do disco estarão Liliana Cá e Irina Rodrigues, ambas a disputar o lugar da equipa do Sporting que competirá na Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista, e para Irina Rodrigues será uma oportunidade de confirmar a sua vitória no Troféu Ibérico: “Acho que estou bem, vim dar o meu melhor e esperemos que consiga lançar consoante as minhas expectativas.”

Existe ainda a possibilidade da obtenção de dois recordes nacionais no salto com vara, já que estarão presentes Diogo Ferreira (Junior) e Edi Maia (Sub-23), assim as condições climatéricas o permitam.

Além dos nomes referenciados estarão presentes Sílvia Cruz (peso feminino), Borjas Vivas (peso masculino), Dário Manso (martelo masculino), Tiago Rodrigues e Hélio Gomes (800 metros masculinos), Carlos Calado (triplo masculino), entre outros.

Existirá ainda uma competição para veteranos de salto em altura, onde estarão presentes alguns valores históricos da modalidade, nomeadamente do actual recordista, Rafael Gonçalves (que colabora com o departamento médico da FPA) e do ex-recordista nacional Luís Leite (agora vice-presidente da FPA).

Enviado especial: Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2