Turim 2009 - dia 3 (por: Edgar Barreira)

Sábado, 07 Março 2009


Começo este diário pelo fim deste dia, ou seja, do mais recente para o início do dia. O que posso constatar, após um passeio nocturno pelas imediações do hotel, é que:

- a cidade é sossegada, talvez por estarmos mais numa zona residencial, sem qualquer nota a focar quanto a uma eventual insegurança ;
- é possível verificar muito mais pessoas do sexo feminino que do sexo masculino junto dos bares, algo que é contrário ao que se nota habitualmente em Portugal ;
- existem transportes até depois da meia-noite, o que já de si é de enaltecer ;

Antes de dar uma volta pela cidade, aproveitámos para jantar num restaurante italiano, onde aproveitámos para comer massas, já que a pizza italiana já a tínhamos experimentado. Enquanto que eu comi massa com molho carbonara, o Filipe um género de bolonhesa e o Telmo lasanha no forno, o Miguel quis explorar e pediu um prato perfeitamente ao calhas. O que lhe calhou? Umas massas preenchidas com batata e queijo (Gnochi) muito enjoativas…é o que dá querer explorar…

Por sorte ou azar, uma festa de aniversário ali decorria ao nosso lado, com teenagers muito excitados com o que por ali se passava e que ficaram perfeitamente maravilhados com as nossas acreditações e com o nosso cartão de visita. Enquanto conversávamos gozávamos com o termo “mensageiro” e outras palavras tipicamente brasileiras e portuguesas até que um leve toque nas costas do Telmo indiciavam um momento embaraçoso prestes a acontecer…tínhamos duas brasileiras mesmo atrás de nós…ups…ficaram muito contentes de saberem que éramos portugueses, mas ligando todas as peças, devem ter percebido que éramos portugueses pela quantidade de palavras que elas ouviram e perceberam…Conclusão, quando forem para uma cidade desconhecida, desconfiem de tudo e de todos…

Antes de sairmos do hotel para jantar, ofertámos uma das quatro garrafas de vinho, que nos tinham sido ofertadas pela Organização do Europeu de Pista Coberta, ao senhor que estava na recepção do hotel, já que não poderíamos trazer as garrafas para Portugal, devido a excesso de carga. Obviamente que um rasgado sorriso apareceu no senhor e ficámos a saber como se diz saca-rolhas em italiano. Aprendam, é “cavatappi”…A pergunta é, porque tínhamos nós um “cavatappi” no quarto, que não nos pertencia? Essa pergunta não é para mim, mas para outros elementos desta equipa que me recuso dizer nomes…

O dia no Oval Lingotto foi bem passado, com os mesmos problemas com a net, mas com finais muito bem disputadas e ao almoço fomos calmamente almoçar ao centro comercial, que tem nos seus extremos um hotel e outras valências. Aquele tem sido o grande abastecimento de juízes, voluntários, atletas, treinadores, media, ou seja de todos aqueles que têm protagonizado estes campeonatos, já que o Oval Lingotto se encontra um pouco isolado de tudo e aquele centro comercial é o que se encontra mais próximo. Perto da hora de almoço um jornalista a trabalhar para um jornal romeno apareceu muito irritado perto do nosso local, já que ocupávamos parte do seu lugar, onde nunca tinha se tinha sentado. Depois de almoço, mais calmo, por ali se sentou e relatou atletismo como se a Juventus estivesse a marcar um golo ao Inter, tanta era a emoção pela prova de 400 metros.

O início do dia teve uma grande diferença para anteriores dias, não nos perdemos e isso já foi bastante positivo.

Portanto um dia que foi mais calmo, mas ao mesmo tempo mais variado. Sentimos que não é difícil habituar-nos a esta cidade, que é pouco apelativa esteticamente, mas parece ter uma vida própria e bem diferente do ritmo que estamos habituados a viver nas nossas cidades. É por isso que conhecer outros mundos tem muitas vantagens, porque andamos sempre focados com o que vemos no dia-dia e achamos que só existe uma forma de viver em sociedade e tudo o que saia fora disso é estranho. O que eu acredito é que nós é que somos vistos como diferentes neste mundo que é Turim…

Amanhã o último dia de campeonatos, mas não será o último dia desta nossa viagem…

| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2