Turim 2009 - dia 2 (por: Edgar Barreira)

Sexta, 06 Março 2009

O dia hoje acordou bem mais simpático que o adormecer de ontem e a abrir a janela, zás…os Alpes mesmo à nossa frente. De facto Turim, apesar das muitas críticas que se possam fazer, tem esta particularidade de terem um “pano de fundo” com os típicos montes branquinhos que o ser humano costuma ter no ideal.

Depois de um pequeno-almoço bem tomado, onde ficámos a saber que manteiga em italiano é designado por “burro”, provavelmente derivado do francês, saímos com a convicção que chegaríamos cedo ao recinto. E…nada mais errado! Apanhámos um primeiro autocarro, para depois apanhar um outro autocarro que nos levaria até perto do recinto.

Tivemos que mudar novamente de autocarro já que depois do Miguel me dizer que estávamos na Lingotto Expo, eu, confundindo com Lingotto Station, sugeri deixarmos o autocarro ir mais para a frente. Houve então necessidade de apanhar um autocarro para trás e lá chegámos.

Há que dizer que de facto hoje percebemos que o evento até está mais bem divulgado pela cidade, mas muito longe do que deveria ser.

Dentro do Oval Lingotto as competições decorreram de forma normal, com resultados interessantes e com um ambiente de competição, apesar das bancadas não estarem totalmente preenchidas e da desconfiança que à última da hora a Organização foi obrigada a dar bilhetes às escolas para estarem presentes, o que confirma o tal pouco envolvimento da cidade.

Foi também mais uma oportunidade para contactar com alguns “colegas de profissão”, portugueses e estrangeiros, que temos conhecidos noutras competições e também de inaugurar a nova versão dos “Comentários ao Minuto”, que em versão Beta se comportou de forma exemplar.

Quanto às condições de trabalho, estão ao nível do Mundial de Valência e eventualmente até excedem, apesar de também aqui as ligações de internet não terem estado ao nível desejado e que, tal como os que foram acompanhando, prejudicou a cobertura feita.

A hora de almoço foi repartida entre trabalhar em assuntos atrasados e ainda a comer uma gordurosa pizza em plena tribuna Media, depois de uma aventurosa viagem entre a entrada do pavilhão e os vários voluntários que constantemente tentaram impedir a entrada de tão grande pizza (invejosos talvez…).

Já no fim do dia de provas, a primeira baixa da comitiva, um dos computadores de trabalho, que estava a fazer os comentários em directo para o site. Felizmente para nós (e julgo que para todos vós) esse computador já recuperou do possível sobreaquecimento que sofreu com tanta actividade e amanhã de manhã lá estaremos de novo a comentar.

Na vinda para o hotel viemos num autocarro velho, mas com um motorista bastante simpático que depois de 15 minutos a explicarmos que tínhamos de vir para Guala, percebeu o que queríamos. De facto a nossa pronúncia está pouco italiana e os italianos são pouco ingleses (aliás como os espanhóis).

Enquanto aguardávamos a chegada ao local certo para sairmos, um idoso estava no mínimo sui generis, já que se apresentava de óculos, com um gorro na cabeça a taparem os óculos e ainda por cima com atitudes estranhas, como movimentos de “cavalgamento” ou uns “esbracejares” que saem um pouco fora da rotina do socialmente aceite. Portanto, ou se tratava de um italiano bêbado que não gosta de Mourinho ou de um italiano bêbado que não possui um Fiat.

E por falar em Fiat, a conhecida marca de carros, é importante realçar que estando na cidade originária da marca, muito mais de metade dos carros são Fiat, dos mais diversos modelos e feitios. Mais um ponto a focar…os italianos são de facto um pouco “animalescos” na sua condução diária, ao ponto de numa das viagens estar um carro estacionados entre duas faixas, carros mal estacionados, manobras perigosas e até carros da polícia nos sítios errados (em cima do passeio), à hora errada (às 8 da manhã), a multar condutores com um portátil de menina e um teclado à parte todo hi-tech. Esquisito, no mínimo esquisito…

Amanhã é um novo dia, mais um de competições e esperamos por aqui partilharmos mais algumas das nossas experiências por Turim.

Pizza

Momentos antes de não haver nada na caixa.



| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2