Turim 2009 - dia 1 (por: Edgar Barreira)

Quinta, 05 Março 2009

Hoje foi a vinda para Turim! Ambos os voos correram bem, com chegadas regulares ao aeroporto de Bergamo, uma cidade com um ar envelhecido e sujo e onde pela primeira vez vi um semáforo para peões com sinal verde, amarelo e vermelho. Os que vieram de Barcelona, o Telmo e o Miguel, tiveram o privilégio de viajar no carro do piloto do avião, numa feliz coincidência que é improvável que ocorra mais vezes na vida destes dois.

No entanto esta foi apenas a primeira fase da viagem, que viria a correr de outro jeito daqui para a frente. Foi apanhado o autocarro do Aeroporto de Bergamo até à Estação de Bergamo, numa viagem curta e onde a paisagem não se deveu nada à beleza, digamos.

Chegados à Estação de Bergamo, foi tempo de almoçar, num daqueles sítios em que toda a gente come, que começa com “M” e tem um palhaço como mascote, o que torna este tipo de viagens sempre num globalismo estereotipado, mas pelo menos o mais fiável ao nível dos alimentos que são consumidos.

Primeiramente deu-se uma pequena viagem entre Bergamo e Milão, para depois apanharmos um comboio para Turim, com ambos os comboios a terem condições inferiores aos portugueses e se falamos mal dos nossos…

Jogando Uno para passar o tempo, a primeira metade da viagem foi realizada em bancos confortáveis, com porta-copos e tudo mais…até aparecer o revisor. E pelos vistos cometemos dois erros como utentes daquele comboio:

1.Não validámos o bilhete antes da entrada do comboio;
2.Estávamos na 1ª classe quando devíamos estar na 2ª classe;

Felizmente para nós, a nossa dificuldade em falar italiano deve ter sido suficiente para ele perceber que éramos uns “massaricos” em Itália e ao invés do pagamento de uma multa, mudámos apenas para a 2ª classe. Aí percebemos que a 2ª classe está bem inferior aos comboios que servem a Linha de Cascais em Lisboa e que com um aspecto velho e “gorduroso” seriam em Portugal uma 4ª classe, por aí.

1ª classe

2ª classe


Diferença entre 1ª e 2ª classes

Era suposto que em Turim tivéssemos a Organização à nossa espera…e não estava! Que coisa mais fantástica nos poderia acontecer num dia chuvoso como está hoje em Turim?! E quanto a uma ideia de ir à casa-de-banho na estação, rapidamente demovemos dessa opção, já que 80 cêntimos para utilizar um mero WC por 3 minutos nos pareceu exagero. Saímos e lá entrámos de novo num autocarro e acabámos por não pagar, prevaricando de novo as regras dos transportes públicos em Itália.

Depois mais uma correria à procura do “Oval Lingotto”, que nos levou a um túnel e a apanhar alguma chuva pelo caminho. Lá chegámos ao recinto, onde fizemos as devidas acreditações, além de um lanche no Catering da competição e também a localização do nosso local dentro da tribuna Media. Fazendo a comparação com Valência, onde no ano passado decorreu o Mundial de Pista Coberta, há a dizer o seguinte:

- Turim é uma cidade muito menos apelativa que Valência ;
- A propaganda desta competição é praticamente nula em Turim, o que mostra o pouco envolvimento da cidade com esta competição ;
- A tribuna da maioria dos Media tem uma localização pouco desejável, o que impedirá, por exemplo, de ver as provas de saltos com boa visibilidade;
- A organização interna de toda equipa de Organização, é mais deficiente e a burocracia criada também, obrigando, por exemplo, que os fotógrafos na recepção do colete entreguem um documento de identificação (presumivelmente para entregar o barato colete no final da competição).

A equipa encontra-se agora a descansar num hotel pacato relativamente perto do recinto e onde nada poderemos apontar, porque até cozinhar podemos, numa excelente relação qualidade-preço.

Amanhã é um novo dia e este a sério, depois de um dia a viajar até Turim e onde o cansaço tem de ser bem gerido para três dias de atletismo que se espera a grande nível. No total foram cerca de 10 horas de viagem para chegar a Turim, ou seja um dia para viajar. Apenas a destacar negativamente a pouca presença de jornalistas portugueses, ao que parece, o que não ajuda, em nada, a promoção do evento em Portugal.

Até amanhã e cumprimentos de toda a equipa do Atleta-Digital.com.

Uno

A jogar Uno

Equipa AD

A equipa responsável por este especial.

| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2