Pontos mais fortes (por: Rafael Lopes)

Quarta, 12 Março 2008
Na minha última intervenção no espaço Valência vou deixar o que, foram para mim, os 5 pontos mais altos deste excelentes Mundiais. Não tenho a pretensão de dizer o que foi bom objectivamente porque as opiniões que vou emitir terão largos traços de subjectividade. Sabendo que cada pessoa tem uma determinada atenção selectiva, isto é, cada um interioriza e guarda na memória determinados acontecimentos com bases em estímulos, só poderá haver uma diversidade de opiniões e todas serão boas se estiverem bem suportadas.

Pontos mais altos:

- Record Mundial dos 1500m (F): Deu ideia desde o ínicio da prova que as russas iam atacar o record mundial. Yelena Soboleva impôs um ritmo forte até aos 600m (1:35) e a meio da prova a sua compatriota Yuliya Fomenko passou para o comando, puxando até à última volta sensivelmente (passando aos 1000m em 2:39!). O ritmo foi tão forte que nem a Jamal nem a Burka conseguiram acompanhar. Na última volta Soboleva dispara e completa a volta em 30s.

- Surpresa nos 800m (M): Foi uma agradável surpresa ver o jovem sudanês Abubakker Khamis de 18 anos a vencer categoricamente esta prova, com um tempo de enorme qualidade (1:44,81). Todos beneficiaram deste rapaz já que houve records nacionais, continentais e pessoais...

Foi uma prova perfeita para Khamis porque aproveitou sempre a linha um, sem precisar de fazer desvios para ultrapassagens. Diriamos que destas acontecem uma vez na vida... Foi fantástico!

- Holm mais uma vez campeão do mundo indoor: O sueco Stefan Holm teve um golpe de campeão no momento decisivo. Com Ribakov a passar tudo à primeira até 2,32m e a passar à segunda 2,34m a prova parecia entregue ao russo. Contudo Stefan Holm que falhara a primeira tentativa a 2,34 prescindiu das suas últimas tentativas para 2,36m e passou logo à primeira, o que lhe deu o ouro! Foi uma jogada psicológica que resultou na perfeição. Não é só de músculos que se fazem os campeões: o psicológico é fundamental.

- Naide Gomes conquista ouro com 7m: Resultado magnífico da atleta portuguesa. Naide Gomes esteve bastante concentrada no seu papel e não se deixou abalar pela “super” prestação da brasileira Maggi. Trouxe o ouro para Portugal e trouxe a alegria da medalha. Para o atletismo aparecer na capa dos jornais tem de haver medalhas...é triste!

- Grande nível na prova de salto com vara (M): Já há algum tempo que a prova de salto com vara masculino em grandes competições não tinha tanto nível em termos de marcas, com três homens acima de 5,80m e com capacidade para voar mais alto com aquele pedacinho de sorte que por vezes é necessário. O vencedor foi o jovem russo Evgeny Lukyanenko com um novo record pessoal a 5,90m. Em segundo ficou Brad Walker com 5,85m e em terceiro Steven Hooker com 5,80m.

Com estes pontos mais fortes, me despeço com desejo de que os próximos grandes campeonatos de atletismo cheguem depressa. Até lá.

| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2