Em Valência - dia 1 (por: Edgar Barreira)

Sexta, 07 Março 2008
Este foi um dia particularmente diferente, não só do anterior como de todos os restantes. Sendo um dia sem competições, passear em Valência e visitar alguns dos seus principais pontos era fulcral. Contudo dois compromissos “atléticos” esperavam a comitiva do Atleta-Digital.com (a Conferência de Imprensa dos Mundiais e a Conferência de Imprensa da FPA).

Na Conferência de Imprensa que era subordinada aos Mundiais de Pista Coberta, onde estiveram alguns dos melhores atletas presentes em Valência (como por exemplo Liu Xiang), o Atleta-Digital.com esteve presente. Aquela que era a conferência de imprensa mais importante, o Atleta-Digital.com não conseguiu estar presentes. No hotel da selecção nacional foi convocada uma conferência para entrevistar alguns dos portugueses presentes, e apresentar algumas novidades. Contudo os transportes valencianos e algumas indicações mal dadas acabaram por nos colocar fora de rota, e assim falhar aquilo que era mais importante o dia de hoje. É este o motivo pelo qual não foram colocadas entrevistas aos atletas. A solução foi deslocar ao “Palau” e tentar conversar um pouco com os atletas tirar-lhes algumas fotos e perceber o espírito da nossa selecção. A conclusão é que o espírito é excelente, e tudo parece estar no caminho certo para alguns sucessos pessoais, nacionais e internacionais.

De ontem para hoje, notámos o “Palau” mais composto e completo, com apenas uns últimos retoques aqui e ali. Já estão definidos os lugares para os diversos “Media”, e o nosso é ao lado de alguns dos melhores jornalistas nacionais da imprensa escrita (nomeadamente jornais desportivos).

Posso-vos desde já dizer que este evento está a ser encarado em Valência com bastante fulgor. São muitos os panfletos turísticos que focam o evento, assim como “outdoors” na rua, nas paragens, e perto das principais atracções, como também spots publicitários por exemplo na rede de autocarros. O próprio metro terá um reforço de comboios na linha que abrange o “Palau”, o que demonstra a força que o evento está a ter.

Valência é uma cidade extremamente bonita, e muito virada para o “arquitectonicamente-bonito-e-estético”. A zona onde se encontra a designada “Cidade da Ciência e das Artes” é uma loucura de beleza, e possivelmente de dinheiro gasto. Ali todos os pormenores são talhados na perfeição, e entre o Museu da Ciência e o Oceanográfico está em construção mais uma estrutura megalómana. Pena que esta beleza não seja acompanhada por uma rede de transportes equilibrada. Só para se ter noção o Metro ainda não chegou perto sequer (anda-se cerca de 500 metros para lá chegar), e os autocarros são 2 (!). Ainda para mais, nos folhetos de turismo são ocultados alguns “detalhes” que estragam os planos a qualquer turista. Mas quero aqui dizer, a bem da verdade, que Valência não só e uma cidade mar (com um porto gigantesco e que receberá a American’s Cup), mas também uma cidade de verde intenso, onde os “Jardins del Turia” maravilham qualquer um.

Hoje também passámos à frente do edifício “camarário” de Valência, cujo largo estava repleto de gente, com uma Mega-Campanha do Partido Popular Espanhol. Há aqui relembrar que Espanha está em processo de eleições, e Valência, em fim-de-semana de Mundiais, não foi esquecida. Gostaria ainda de dar um detalhe, e que tem a ver com o facto de também aqui se verificar que as greves andam a ser frequentes, e que o movimento sindical anda tão ou mais atarefado que Portugal. Um último detalhe vai para os preços. Enquanto que a gasolina é extremamente barata, as refeições são muito mais caras que em Portugal, e até uma ida a uma plataforma comercial torna os gastos superiores do que se fosse em Portugal. Enfim, nada que não estivéssemos à espera.

E a partir de amanhã os dias serão diferentes…


| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2