Expectativas (por: Gonçalo Amaral)

Domingo, 02 Março 2008
Estive ontem na pista coberta em Pombal para acompanhar o torneio de Salto em Altura em Sala do Agrupamento das Beiras e um Meeting jovem que se realizou em paralelo. Como quase todos devem saber, aquela foi a pista que em 2001 foi “pisada” pelos atletas nos Mundiais de Lisboa mas que, no entanto, agora está instalada num pavilhão de exposições, o que não permite a existência de uma moldura de bancadas que enquadre a estrutura em todo o seu redor e permita que o público possa ter a melhor sensação da competição. Não quero com isto denegrir de forma alguma a localização e instalação da pista! Apenas quero ressalvar que, como é óbvio, não estando esta numa instalação pensada de raiz para a acolher não pode ter aparato comparado com aquele que se sente num Mundial. Ainda por cima, sabendo nós bem o empenho que os espanhóis metem neste tipo de organização quer a nível logístico que promocional. Valência está de gala para receber os campeões e os bilhetes parecem já estar esgotados para todos os dias do calendário. (Fosse Valência aqui mais à mão e um dos lotantes com toda a certeza que seria eu!)

Mesmo assim, os jovens atletas com quem tive a oportunidade de falar, e que pela primeira vez competiram em pista coberta, ficaram impressionados com a competição e estavam terrivelmente entusiasmados com o momento em que subiram o estrado e puderam competir neste tipo de estrutura. A pista coberta parecia-lhes algo mágico e rapidamente exigiram mais presenças deste tipo na próxima época.

É com a mesma emoção (na sua forma correspondente ao público) que eu espero que todos os aficionados pelo mundo fora acompanhem este certame e, no que diz respeito aos portugueses, espero também que compreendam que a simples participação de alguns dos nossos atletas a este nível os torna, por si só, nuns dos melhores do mundo.

Iremos assistir a grandes duelos. Mesmo as provas que já têm um dominador e preferencial favorito se podem tornar em agradáveis disputas pelo título máximo. É essa certeza que não deixa ninguém avançar com o nome de Nelson Évora para o de campeão antecipado no Triplo Salto. E é o mesmo princípio que não retiram a Rui Silva, Naide Gomes e Francis Obikwelu as hipóteses de vitória.

Uma palavra especial também para o Marco, Jéssica, Sandra e para a Elisabete. Já muitos sabíamos que eles eram dos melhores do mundo. O problema é que para outros era necessário que houvesse um número que os ordenasse por entre os demais; e agora também já o vão ter. Estão os quatro em grande forma e vêm a melhorar as suas marcas pessoais largamente nestes últimos meses. Vamos ver até onde podem chegar.

Em resumo, tudo está em aberto e teremos de esperar para ver o que vai acontecer, na certeza que no final teremos festa, jornalistas e apoiantes no aeroporto! Esta é, pelo menos, a minha mais profunda convicção.

Pena é que a pista coberta não permita um programa de provas mais alargado de forma a “alargar” os campeonatos e aumentar a participação. Porque no final iremos ter aquela sensação de se querer mais, mas aí teremos de esperar por Agosto.

| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2