As duas Faces (por: Sérgio Arruda)

Sábado, 01 Março 2008
Ultimam-se os pormenores daquela que deveria ser o expoente máximo das organizações de pista coberta.

A possibilidade de participação dos atletas está concluída, o público adquire os últimos ingressos, na pista velódromo Luís Puig acertam-se os pequenos detalhes, a comunicação social prepara-se para cobrir o acontecimento .... enfim, a atmosfera desportiva deste evento começa a tomar forma e já se sente em Valência alguma agitação relativamente ao acontecimento. Mesmo para os valencianos, que já se habituaram a observar e conviver com grandes acontecimentos desportivos, culturais e artísticos, estes campeonatos do mundo não deixam de lhes suscitar curiosidade e interesse.

Sabendo até, que a população Espanhola é muito mais interessada pela modalidade que a população Portuguesa, podemos esperar por uma verdadeira moldura policromática de espectadores que ajudarão a dar cor, sentido e ambiente competitivo à prova.

Quem viveu em directo 2001, no nosso magnífico Pavilhão Atlântico, sabe bem do que se fala e de todo o ambiente que se gera em torno de uma participação do género. Para quem não esteve presente, aconselho vivamente a não perder esta oportunidade que se vos afigura bem próximo do nosso país e tentar adquirir a possibilidade de viver momentos de emoção que não mais esquecerão em toda a vossa vida.

Relativamente ás expectativas .... estas têm duas faces bem distintas .... a, desportiva, na qual todos os atletas se envolvem, arrastando consigo os fervorosos adeptos apoiantes, que os incentivam e aplaudem, fornecendo-lhes a tão necessária motivação competitiva. E a do espectáculo, na qual a organização investiu todo o seu potencial, com o apoio de todos os órgãos de comunicação social que oferecem a possibilidade de noticiar e divulgar tudo o que aconteça nesta pista do mundial. Esta é a fórmula simbiótica que a IFFA e patrocinadores, pretendem que resulte num espectáculo muito mediático, tornando-o inesquecível e materialmente compensatório, relegando para um plano secundário os resultados que os competidores venham a obter.

Estas são as duas faces da medalha que todos os que irão estar presentes, podem indiscutivelmente trazer consigo. De um lado, a competição, o suor, o esforço, as muitas horas de treino que se traduzem no empenho desportivo. E do outro, o colorido, a agitação, o som, as imagens, os cheiros, os sabores, a organização, enfim o ambiente que se gera para a criação do espectáculo.

Pessoalmente, desejo que se atinjam novos recordes mundiais, embora me encontre um pouco céptico relativamente a essa possibilidade. Os Jogos Olímpicos, estão cada vez mais próximos, e uma lesão nestes momentos, pode comprometer e interromper irremediavelmente, o sonho de muitos atletas. Como tal, penso que a maioria vai participar sempre com essa preocupação muito presente e vai conter na medida do possível a sua agressividade competitiva, defendendo-se assim de qualquer surpresa indesejada.

Contudo, aos nossos muito queridos atletas Lusos, desejo-lhes as maiores felicidades .... e que, se não lhes for permitido trazer consigo algumas medalhas, que estejam o mais próximo possível, delas e o mais longe das lesões comprometedoras.

Vamos então, estar expectantes ... e ....


Até lá


| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2