Afirmação (por: Gonçalo Amaral)

Sexta, 22 Fevereiro 2008
Fiz um esforço por não ler nada daquilo que se foi escrevendo nos últimos dias sobre atletismo. E posso dizer que neste momento estou de espírito aberto para poder escrever aquilo que eu realmente penso sobre a participação dos atletas portugueses nos mundiais.

Afirmação é aquilo que, acima de tudo, esta competição pode dar aos atletas perante os portugueses.

Em 2001 Portugal recebeu este certame no seu então novel salão de visitas: o Pavilhão Atlântico. Foi um evento grandioso, preparado ao pormenor (do qual eu tive a sorte de fazer parte na minha função de voluntário) e que deixou orgulhosos todos aqueles que se deram conta de que ele existiu! Estarei a ser irónico? Cínico? Não… O que se passa é que os Mundiais de 2001 foram ensombrados por um dos mais trágicos acidentes que aconteceram no nosso país. A queda da ponte Hintze Ribeiro, uma semana antes da competição, e o pesar que envolveu a sociedade portuguesa deixaram o Ouro de Rui Silva, por exemplo, para segundo plano.

A verdade é que já nem eu me lembrava deste facto! Foi preciso os Campeonatos calharem em conversa (incontornável) com o Prof. Fernando Mota no Corta-Mato das Beiras para que tal facto me tivesse sido relembrado.

O certo é que, espero eu, e como já disse alheado de tudo o que diz respeito às melhores prestações mundiais e às confirmações de presença na competição, as medalhas dos atletas portugueses possam desta vez ser rampa de lançamento para a projecção do atletismo no seio das famílias portuguesas.

O Nelson e a Naide (e uso apenas os nomes próprios para dar uma ideia de proximidade) podem fazer muito pelo atletismo já no próximo mês. E mais ainda no verão. Quem fala deles, fala também da Jéssica, do Francis, do Arnaldo ou de tantos outros que nunca se sabe quando não nos surpreenderão. Já para não falar novamente do Rui. A meu ver merece recuperar toda a glória que não teve em 2001 dadas as circunstâncias.

É por eles que estou a torcer. Estamos todos, não é?

| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2