Que ou qual “Valência” ? (por: Sérgio Arruda)

Quarta, 13 Fevereiro 2008
SÉRGIO ARRUDA

Breve Currículo:
- Treinador desde 1983 (clubes por onde já passou: GDASA, CEDA, UD Ponte Frielas e GD S. Domingos).
- Cursos de Treinador - (Monitor, 3º grau e 2º grau).
- Curso de Dirigente Desportivo.
- Especialidades favoritas: Saltos Horizontais, Lançamentos, Velocidade.

Nesta minha primeira abordagem ao tema “Mundiais de Pista Coberta 2008”, não será fácil ter conhecimento sobre quem irá estar presente no certame a realizar na cidade de Valência, entre 7 e 9 de Março.

Tal como o nosso ilustre colega Gonçalo Amaral, já fez referência, e penso que foi bastante incisivo e oportuno, há um enorme desconhecimento sobre a sua efectivação.

Não só por manifesta falta de informação dos órgãos de comunicação social, como ainda uma fraca via de divulgação por parte de todos os organismos representantes que de uma ou outra forma deveriam ter a responsabilidade de promoção da modalidade.

Penso mesmo que nalguns casos não estarão nos planos de preparação para os tão esperados Jogos Olímpicos, a participação de uma boa parte dos atletas que garantiram a sua participação em Pequim, relegando estes mundiais para um plano meramente facultativo.

Veja-se a realidade portuguesa, enquanto temos já conhecimento dos atletas que participarão em Pequim, relativamente a Valência, cuja concretização será dentro de poucos dias, continua a haver algum desconhecimento, quanto aos participantes.

Diria mesmo que estes Mundiais de Pista Coberta, nem em Espanha estarão a ter o realce que deveriam ter como país da sua realização.

Tal como já foi referido, o desporto na sua globalidade e forma geral de como deve ser entendido, praticado e desenvolvido, abandonou essa sua característica para se associar a interesses diversos que em nada têm a ver com a sua estrutura básica.

Patrocinadores, fabricantes e outros, tomam lugar numa competição atroz, na busca incessante por uma imagem que lhes proporcione avultados resultados materiais. Será tudo uma questão de “Valências”.

Relativamente a expectativas, penso que todos as temos de uma ou outra forma, dependendo da realidade de cada um e de cada organização, contudo não me parece que se obtenham resultados dignos de registos internacionais.

Por outro lado, parece já estar lançada alguma polémica em torno da presença de Dwain Chambers. Aguardemos contudo o seu desenvolvimento que parece não vir a ser pacífico, uma vez que a própria Federação Britânica, não parece estar muito de acordo com a sua presença, alegando que o atleta não realizou testes anti-dopagem durante o período em que esteve afastado das competições.

Também eu não antevejo o futuro, contudo desejo que os atletas representantes das nossas cores nacionais, obtenham os resultados que desejam e que todos esperamos aconteçam.

Mas este assunto será matéria de abordagem muna oportunidade próxima.

Até lá.

| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2