Serão isto Mundiais...? (por: Gonçalo Amaral)

Quinta, 07 Fevereiro 2008
GONÇALO AMARAL

Breve Currículo:
- Nascido em 1978 na Guarda.
- Prática de atletismo federado nos escalões jovens.
- Juiz-Árbitro de atletismo (admissão a Juiz Regional em 1994, Nacional em 1999 e Árbitro em 2006) dos painéis do Conselho de Arbitragem da AAG.
- Presidente da Associação de Atletismo da Guarda


Permita-me a direcção editorial para, logo na minha primeira contribuição, fugir deliberadamente ao assunto definido. Não será porventura esta a melhor maneira de agradecer a oportunidade que me é dada de expressar a minha opinião, mas não posso fugir às inquietações que alguns aspectos da minha reflexão me têm deixado.

Sirvam estes Campeonatos do Mundo de Pista Coberta para que todos possamos reflectir sobre o que é o desporto, o que é o espectáculo, e aquilo em que o espectáculo pode beneficiar e prejudicar o desporto.

A primeira questão que me ocorreu quando quis analisar as expectativas internacionais foi quem seriam os atletas presentes. E a partir daqui embarquei numa reflexão que se tornou polémica (e já verão porquê) sempre que com alguns amigos tentava trocar opiniões. O certo é que a esta distância não é fácil saber pelos media quais serão os atletas presentes no certame. Mudaria o caso se estivéssemos a falar dos Jogos Olímpicos. Nessa competição é simples saber quem serão os atletas presentes: todos os melhores que não estiverem fisicamente impedidos de participar. (Sim, porque para uns JO até condicionados os atletas fazem todos os esforços para estarem presentes.)

Mas antes de tentar saber quem seriam os grandes nomes participantes nestes Mundiais aprofundei a minha reflexão num outro aspecto relativo. Todos aqueles com quem falei sabiam pelo menos que no verão haveriam JO na China. Mas, e mesmo sendo eles pessoas com algum tipo de ligação ao atletismo, poucos eram os que sabiam que iria haver um Mundial em Pista Coberta. Muito menos que seria em Valência. E menos ainda que seriam já em Março. Adeptos, praticantes (desde Infantis a Veteranos) e juízes, muitos parecem mal informados sobre a competição. Veremos no início de Julho como estarão os seus conhecimentos sobre os JO, mas eu poderia já apostar de antemão que serão bem superiores. Vai ser impossível fugir à informação, porque seremos bombardeados com ela por todos os lados.

O certo é que o atletismo é a modalidade rainha dos JO; e esse acontecimento de escala planetária está já a “absorver” todas as atenções tanto do público em geral como dos próprios actores. O Mundial em Pista Coberta está a ser vítima do fogo amigo do expoente máximo do desporto e do espectáculo. Os atletas fazem a sua preparação tendo em vista o pico de forma em Agosto. Os media abrem rubricas e promovem cadernos especiais sobre os Jogos. Muitos adeptos (entre os quais eu próprio!) anseiam já que os meses voem e que os 8’s se alinhem. É o espectáculo ao serviço do desporto.

Mas não quero chegar ao ponto em que possa parecer que a minha opinião é a que os campeões de Valência serão heróis do acaso e com pouco valor desportivo. Uma boa elite estará presente e a concorrência será forte. E para nós Portugueses, felizmente que a “lei” obriga à transmissão televisiva em canal aberto das “Participações de atletas portugueses, bem como das selecções nacionais «A», na fase final dos Campeonatos do Mundo e da Europa das diversas modalidades desportivas” e, como tal, poderemos ver os nosso Heróis nas mais brilhantes prestações.

Não me quero alongar mais na celeuma da dicotomia desporto/espectáculo. Penso que com estas linhas já espicacei alguns leitores para uma reflexão própria e, talvez nalgum fórum, possamos todos trocar opiniões sobre tal.

Resta-me apenas desejar que na altura própria possamos ver uma boa cobertura do evento; com certeza que sim… pelo menos mal comecem a aparecer as sempre tão desejadas medalhas. Eu, futurologia não faço e, como tal, deixo a antevisão dos campeões para quem quiser arriscar. Mas há sentimentos fortes que sentimos cá dentro e que não nos enganam sobre aqueles que mais estimamos.

| Mais
 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2