A inaugurar o Editorial... (por: Edgar Barreira)

Quarta, 06 Fevereiro 2008
EDGAR BARREIRA

Breve Currículo:
- Técnico de Atletismo desde 2002
- Um dos fundadores da "Légua do Infantado"
- Colaborador da Atletismo Magazine - Modalidades Amadoras desde 2005.
- Administrador do Atleta-Digital.com
- Autor do programa de rádio semanal "atletONews", na Rádio Zero.

Inauguro a secção “Editorial” deste Especial Valência, desejando que este espaço esteja do agrado de todos. Como coordenador de todo este Especial sinto-me na responsabilidade de desde já vos pedir desculpa pelo atraso do lançamento. É que a informática às vezes prega-nos umas partidas, e acabam por ser contraproducentes para o trabalho de quem desenvolve a sua actividade exclusivamente com as novas tecnologias.

Para acompanhar este Especial Valência 2008 estão envolvidas cerca de uma dezena de pessoas, que estão empenhadas a levar em frente esta cobertura que é inédita em Portugal no que toca à qualidade do grafismo, ao número de pessoas envolvidas, à quantidade de informações prestadas, e ao número de pessoas que estarão no local (no total 4) a fazer reportagem escrita e áudio. É portanto uma grande aposta do portal Atleta-Digital.com que continua a crescer de dia para dia.

No espaço “Editorial” poderão ver algumas das participações previstas de nomes importantes do atletismo nacional, entre elas Sérgio Arruda (treinador de atletismo com larga experiência), Gonçalo Amaral (Presidente da Associação de Atletismo da Guarda) e o Prof. Carlos Silva (Responsável pelo Centro de Formação Centro-Sul da FPA).

Abaixo deixo a calendarização prevista para o “Editorial” até à partida da equipa do Atleta-Digital.com para Valência (5 de Março). A calendarização está dividida por temáticas:

Abordagem da Cobertura / Expectativas Internacionais
6 Fevereiro – Edgar Barreira
8 Fevereiro – Gonçalo Amaral
12 Fevereiro – Sérgio Arruda
15 Fevereiro – Prof. Carlos Silva

Expectativas da Participação Portuguesa
19 Fevereiro – Sérgio Arruda
22 Fevereiro – Gonçalo Amaral
26 Fevereiro – Rafael Lopes
29 Fevereiro – Prof. Carlos Silva

Expectativas dos Campeonatos
1 Março – Sérgio Arruda
2 Março – Gonçalo Amaral
3 Março – Rafael Lopes
4 Março – Prof. Carlos Silva

Especial Valência 2008 – cobertura local
5 / 9 Março – Edgar Barreira

Opinião sobre os campeonatos
10 / 12 Março – Sérgio Arruda, Gonçalo Amaral, Prof. Carlos Silva, Rafael Lopes

É hora então de falar sobre as expectativas internacionais, embora por agora deixe detalhes mais técnicos para as notícias que vão aparecendo no portal, e para as considerações que os meus colegas terão nos seus “escritos”.

Começo por recuar no tempo e ir até ao início do ano, e faço-o para se ter noção que o ano de 2008 começou há cerca de um mês. E recuei para dar este apontamento por um motivo simples: dá-se demasiada importância ao que se chama melhores marcas do ano, quando os principais candidatos à vitória em Valência só agora começam a aparecer com marcas relevantes. Em Portugal tivemos um caso peremptório de como não se deve promover a modalidade, ou melhor, de como a modalidade é mal promovida. Nelson Évora, estabeleceu em Lisboa uma marca de relevo internacional no Salto em Comprimento, ao ter saltado 7.96 metros no Campeonato de Lisboa de Inverno. No dia seguinte em muitos meios de comunicação social foi dado o destaque ao atleta por ter obtido a melhor marca do ano. Primeiro Nelson Évora não tinha a melhor marca do ano, segundo Nelson Évora não a tinha obtido indoor (logo não constam das listagens oficiais nesta altura do ano), terceiro Nelson Évora não tinha obtido recorde algum. E é triste pensar, que quando o atleta obteve há uns dias o recorde nacional de Triplo Salto em Pista Coberta (marca essa que é confortavelmente a melhor do ano), não se ter falado nos órgãos de comunicação social 1/10 do que se falou quando o atleta português nem sequer tinha a melhor marca do ano. É qualquer coisa de triste…

A minha expectativa para os Mundiais de Valência é elevada, principalmente nas provas de Barreiras, de Salto em Altura, de 3000 metros, de Salto com Vara feminino e de Lançamento do Peso masculino. Sem falar propriamente em nomes, há que referir a possibilidade de obtenção de recordes em todas estas provas, pela luta que já vai existindo no decorrer deste ano. Resta saber se alguns dos melhores atletas que já estão em forma, não estarão em forma cedo demais…

Um outro facto interessante de analisar é a hegemonia dos atletas russos nas top-list europeias, e em algumas top-list mundiais. É por demais evidente que irá haver uma “batalha” muito interessante entre americanos e russos, com os russos novamente a parecerem partir com mais vantagem para os Mundiais de Pista Coberta, onde de resto foram vencedores nas duas últimas edições.

Contudo o Mundial de Pista Coberta deste ano, tem uma particularidade diferente do que foi realizado em 2006, na cidade russa de Moscovo : calha em ano olímpico. Isto quer dizer que alguns atletas abdicaram da sua participação nos Mundiais de Pista Coberta de Valência, e outros não estarão a preparar a 100% esta competição, apontando o auge da época para Pequim, nos Jogos Olímpicos. Quem neste momento aposta numa periodização dupla (com dois momentos altos na época) estará obviamente a arriscar severamente, embora o risco faça parte da vida, acreditando ainda que existem atletas com capacidade para isso, já demonstrada e comprovada. Apesar de tudo a maioria dos melhores atletas do momento parecem apontar baterias para Valência, e isso trará com toda e qualquer certeza um enorme espectáculo desportivo.

Estamos portanto perante uma caminhada que já se encontra próxima de chegar, porque estarmos a cerca de um mês dos campeonatos, significa que existem apenas mais 4 fins-de-semana para obter mínimos, obter boas marcas e posições de destaque em termos globais. No meio desta elite encontra-se o português Nelson Évora que lidera a especialidade de Triplo Salto…

Agora é esperar, acompanhar os próximos meetings indoor, verificar como se comportarão os principais atletas no “palco” do Mundial neste próximo fim-de-semana (no meeting de Valência) e esperar por mais confirmações de alguns dos melhores atletas mundiais do momento. As perspectivas são boas, e Valência pode mesmo ser um campeonato de recordes…

| Mais
 
< anterior









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2