História nacional de Estrada
|
Sexta, 11 Janeiro 2013 |
Domingo decorre mais uma edição do Nacional de Estrada e as estatísticas mostram que este é um dos eventos onde a notoriedade desportiva tem sido mais evidente, em Portugal. Este ano o Nacional de estrada vai-se realizar em Lisboa, a região onde começou o campeonato nacional de estrada. Este nacional já conta com dezanove edições e a deste ano será a 20ª. Esta prova já passou por 18 cidades ou localidades diferentes, entre elas estão Beja, Figueira da Foz, Mafra, Nazaré, Vila Real de Santo António, Avintes, Barcelos, Azambuja, Moita, Vila Nova de Famalicão, Almeirim, Quarteira, Viana do Castelo, Mirandela, Pico, Vila de Cesar. No topo das localidades que mais edições acolheu está a de Benavente que acolheu a edição em 1999 e 2012. Lisboa junta-se este ano ao número de edições de Benavente. De relembrar que apesar das 20 edições houve uma paragem de 1991 a 1996 e em 2006.
No que toca a vitórias coletivas, tanto no lado masculino como no lado feminino foram cinco as equipas com títulos de vencedoras. Assim sendo no lado masculino o clube da GDR Conforlimpa arrecadou 11 vitórias, seguindo-se o Maratona Clube de Portugal com 4 vitórias e em terceiro lugar o CA Terbel, com duas vitórias. Aparecem ainda dois clubes lisboetas com uma vitória cada : o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube Portugal. No lado feminino o Maratona Clube de Portugal tem as mesmas 11 vitórias que a equipa de topo masculina, seguindo-se o SC Braga com 5 vitórias. Com uma vitória cada aparecem o Sport Lisboa e Benfica, MCM e o Pasteleira.
Já no que tem a ver com as vitórias individuais, o homem com mais vitórias é Eduardo Henriques, com 5 vitórias, enquantoa mulher com mais vitórias é Inês Monteiro com 4 vitórias.
|